Buscar

PROVA FINAL OBJETIVA GENÉTICA UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Elisangela Pereira Queiroz Reis (2602457)
	
	Disciplina:
	Genética (BIO17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512312) ( peso.:3,00)
	Prova:
	19891696
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As anomalias cromossômicas são bastante frequentes na população humana. Cada espécie apresenta um cariótipo típico, isto é, um conjunto de cromossomos caracterizado e identificado em número, forma e tamanho. Como os cromossomos são os depositários dos genes, qualquer alteração numérica ou estrutural é capaz de modificar a expressão gênica, originando organismos anormais ou inviáveis. Sobre as síndromes humanas que apresentam uma monossomia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Síndrome de Edwards.
(    ) Síndrome de Klinefelter.
(    ) Síndrome de Turner.
(    ) Síndrome de Down.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Para que o DNA transmita as informações genéticas que sustentam a vida, os mecanismos de transcrição e tradução precisam ocorrer. Durante a transcrição, o DNA transmite suas informações ao RNAm. Sobre as moléculas de RNAs, a partir do fragmento TATAGGCCGATA, analise as opções a seguir:
I-ATATCCGGCTAT.
II-AUAUCCGGCUAU.
III-UAACCGGUAUAC.
IV-CATTGGUUAACC.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	3.
	Enzimas são proteínas especiais capazes de acelerar as reações químicas. Uma dessas enzimas utiliza a energia do ATP para se deslocar sobre a molécula do DNA e rompe as pontes de hidrogênio entre os dois filamentos do DNA. Sobre o nome dessa enzima, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Lipase.
	 b)
	Primase.
	 c)
	Protease.
	 d)
	Helicase.
	4.
	A mitose é um tipo de divisão celular importante para a manutenção corporal, pois relaciona-se ao crescimento, cicatrização e regeneração dos tecidos. Quando uma célula humana 2n=46 passa por divisão mitótica, produz:
	 a)
	Quatro células com 23 cromossomos cada.
	 b)
	Quatro células com 46 cromossomos cada.
	 c)
	Duas células com 23 cromossomos cada.
	 d)
	Duas células com 46 cromossomos cada.
	5.
	Um homem do grupo sanguíneo AB é casado com uma mulher heterozigota para o grupo sanguíneo B e desejam ter filhos. Sobre os tipos sanguíneos esperados dessa união, associe os itens (genótipo com o fenótipo), utilizando o código a seguir:
	
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	II - III - I - IV.
	6.
	Após estudos realizados com uma espécie de rato, foi possível verificar que a cor preta era determinada por um gene dominante, e a branca, pelo seu alelo recessivo. Do cruzamento de indivíduos heterozigóticos, obteve-se uma descendência de 400 indivíduos. Espera-se que o número de heterozigotos seja:
	 a)
	De 50 indivíduos.
	 b)
	De 100 indivíduos.
	 c)
	De 200 indivíduos.
	 d)
	De 150 indivíduos.
	7.
	Mendel demonstrou os princípios que regem a hereditariedade, através de experimentos que realizou com as ervilhas de cheiro. De acordo com a primeira Lei de Mendel, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os fatores se separam na formação dos gametas e se unem ao acaso na fecundação.
	 b)
	Os genes determinam as características dos seres vivos.
	 c)
	Os organismos haploides possuem duas cópias de genes.
	 d)
	O fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o meio ambiente.
	8.
	O câncer é uma doença que representa um grande desafio para a medicina. Segundo a OMS, nas próximas duas décadas haverá um aumento de 70% dos casos de câncer no mundo. Sobre as bases genéticas do câncer, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O câncer ocorre pela falta de regulação do ciclo celular. 
(    ) 100% dos casos de câncer ocorrem por alterações genéticas herdadas.
(    ) O desenvolvimento do câncer não está relacionado a influências ambientais.
(    ) No câncer, os genes que controlam diferentes eventos celulares perdem a sua funcionalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	As trissomias são conhecidas como alterações genéticas em que os indivíduos apresentam três cópias de um cromossomo, ao invés de duas. A trissomia do cromossomo 13 e do 18, são conhecidas respectivamente como:
	 a)
	Síndrome de Down e Patau.
	 b)
	Síndrome de Turner e Down.
	 c)
	Síndrome de Edwards e Down.
	 d)
	Síndrome de Patau e Edwards.
	10.
	A síntese proteica ocorre nas células dos seres vivos, cujo objetivo é produzir proteínas que atuarão na estrutura, defesa, coagulação sanguínea, nutrição, transporte, entre outras funções no organismo. Observe as etapas da síntese de proteínas a seguir:
I- Produção do RNA mensageiro a partir do DNA nuclear.
II- Ligação do RNA mensageiro aos ribossomos, formando os polirribossomos. 
III- Produção de proteínas a partir da ligação dos códons de RNA mensageiro aos anticódons correspondentes. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as etapas I e III, respectivamente:
	 a)
	Transcrição e tradução.
	 b)
	Tradução e fixação.
	 c)
	Tradução e replicação.
	 d)
	Autoduplicação e tradução.
	11.
	(ENADE, 2008) Há sete anos, em uma cidade da região rural do sul do país, foi registrado o desaparecimento de uma criança de dois anos de idade que brincava no quintal de sua casa. Durante as investigações, foram encontrados vestígios biológicos no local do desaparecimento, que foram coletados e submetidos a análises de biologia forense, que revelaram a presença de sangue humano contendo vários tipos celulares, como hemácias, neutrófilos e linfócitos, além de contaminação com células animais de outra espécie. Além desses exames, foram realizados estudos de vínculo genético entre as amostras de sangue humano encontradas no local do desaparecimento e as dos pais biológicos da criança desaparecida. Recentemente, foi encontrada uma criança de nove anos de idade que apresenta um sinal na pele muito semelhante ao da criança desaparecida. Foram colhidas amostras de sangue e realizadas análises comparativas com o material obtido sete anos atrás, que confirmaram tratar-se da mesma pessoa. Considerando-se o texto acima, qual das opções a seguir traz uma afirmação correta acerca das aplicações do DNA como marcador para estudos taxonômico-sistemáticos?
	 a)
	A identificação da criança com base em padrões de DNA é baseada no fenômeno de deriva genética, um tipo de variação que é atribuída a pressões seletivas e a eventos dependentes de características hereditárias.
	 b)
	Para que se possa identificar a espécie a qual pertencem as células contaminantes coletadas no local do desaparecimento, é necessário realizar o sequenciamento completo do genoma de tais células.
	 c)
	Caso as células contaminantes encontradas sejam de uma espécie animal que pertença, como os seres humanos, à família dos hominídeos, a alta similaridade entre os genomas impedirá a identificação mais detalhada das células contaminantes.
	 d)
	A obtenção de perfil genético baseado na análise de STR (repetições curtas em série) é uma das estratégias utilizadas para a identificação de indivíduos, e pode ser aplicada mesmo na presença de células contaminantes.
	12.
	(ENADE, 2008) A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervados. Como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condiçõesda Terra primitiva. No entanto, como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha. Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?
FONTE: ANDRADE, L. A.; SILVA, E. P. O que é vida? In: Ciência Hoje, v. 32, n. 191, 2003, p. 16-23 (com adaptações).
	 a)
	O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.
	 b)
	Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídios livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.
	 c)
	Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas íntrons, são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas.
	 d)
	A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases, como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d'água.
Parte inferior do formulário

Continue navegando