Buscar

A construção de uma cultura organizacional - Daniel Peres

Prévia do material em texto

Enunciado: 
A cultura pode inibir ou facilitar o comportamento organizacional, e, dirigentes, acionistas e proprietários devem ter consciência de que é por meio de seus colaboradores que as organizações conseguem a verdadeira vantagem competitiva. As organizações mais bem-sucedidas têm visão e orientação por valores e buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais. Dessa forma, tornam-se sustentáveis (BARRETT, 2000, apud HALLAK, RODRIGUEZ e LIMEIRA, 2013). A identificação dos fatores culturais existentes na organização auxilia na efetividade do compartilhamento já que para este propósito é necessário engajamento, lideranças participantes e objetivos bem construídos.
Sendo assim, cite alguns dos fatores que contribuem para a construção de uma cultura organizacional voltada para a gestão do conhecimento.
Resolução:
Compreende-se que o que estrutura a cultura Organizacional, são conjunto de valores éticos e morais que são compartilhados por todos os membros de uma organização, sendo assim, a cultura organizacional é adotada por todas as instituições e culturas. Neste caso toda instituição sendo ela publica ou privada tem suas diretrizes e deveres influenciando a relação em cada indivíduo. As contribuições para esta construção está relacionado a gestão do conhecimento, treinamentos, capacitação continua e tecnologias de informação são ferramentas essenciais para esta dinâmica. 
A gestão do Conhecimento é um processo onde não há como determinar o fim, pois é um processo constante de conhecimentos adquiridos pelo indivíduo onde se socializa, de forma dinâmica, o indivíduo adquire táticas e conhecimentos. A gestão de conhecimento está ligado principalmente na interação e socialização dos indivíduos.
 Em todas as instituições o processo de treinamento e capacitação tem a finalidade de aperfeiçoar e aquirir conhecimentos para que os processos sejam mais eficazes, sendo assim, além do aprendizado a capacitação é fundamental e permite maior entrosamento e cooperação entre os indivíduos e, consequentemente, resultando no aumento do capital intelectual da organização.

Continue navegando