Buscar

Farmacologia do sistema nervoso central

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Farmacologia do SNC
DENTISTA PODE PRESCREVER ANTIDEPRESSIVO, ANTICONVULSIVANTE, ANSIOLÍTICO, quase todos os fármacos que agem no sistema nervoso central. Aqueles que não pode prescrever, como antiparkinsonianos e antipsicóticos, é necessário entender também. 
Obs.: a maioria dos fármacos que agem no SNC são controlados. 
PSICOFÁRMACOS OU PSICOTRÓPICOS 
São fármacos que agem no SNC e geralmente são controlados.
· PROPRIEDADE REFORÇADORA: quando se usa um fármaco que causa uma sensação prazerosa tem o chamado reforço positivo, que é o estímulo para usar novamente, a pessoa quer ficar sob o efeito daquele fármaco. 
Ex.: os analgésicos potentes (derivados da morfina) têm essa propriedade reforçadora, dão uma sensação de bem estar muito grande e a pessoa sente a necessidade de usar de novo. Todas as drogas de abuso possuem essa propriedade reforçadora, como: LSD, cocaína, crack (que é uma das drogas que mais possui propriedade Reforçadora).
Segundo o francês Chaoult: Os psicofármacos/psicotrópicos são divididos em 5 categorias:
1 – PSICOLÉPTICOS
São os que deprimem o SNC. A depressão do SNC é necessária quando o grau de excitabilidade é muito grande, como quando não consegue dormir, ansiedade, ataques de mania e transtorno bipolar (doença que alterna entre mania/excitação e depressão, nesse caso são usados na fase da mania).
1.1– ANTIPSICÓTICOS: 
- Tranquilizantes maiores, neurolépticos e antiesquizofrênicos. 
- Usados em casos de esquizofrenia: doença que afeta em média 1% da população, se manifesta na fase jovem (25 a 30 anos), a pessoa tem uma descarga muito grande de dopamina no SNC e passa a ver coisas que não existem, varia o grau de agressividade, mas o convívio com a sociedade é difícil. 
- Usados contra psicose, neurose crônica e alterações bruscas e severas.
O filme “Uma mente brilhante” trata da doença esquizofrenia.
1.2- ANSIOLÍTICOS: 
- Usados para diminuir a excitabilidade, para insônia, ansiedade e nervosismo. 
- Tranquilizantes menores, hipnóticos ou sedativos. Causam sono e reduzem a ansiedade.
- São os fármacos mais usados. 
OBS: O rivotril é o único medicamento de ação central que está entre os dez mais utilizados no Brasil - Rivotril é moda entre os famosos: se cheira cocaína, toma Rivotril pra dormir; se fuma maconha, toma Rivotril pra diminuir a ansiedade e assim por diante. 
Outro fármaco dessa categoria é o álcool, mas que não é usado como medicamento, embora antigamente tenha sido bastante usado → pode levar à dependência e a pessoa perde o controle da quantidade que está usando (se bem que tem gente que tem mais efeito tóxico com o Rivotril que com o próprio álcool, pois ele também causa dependência). O álcool só é usado como medicamento em hospitais psiquiátricos para o desmame de dependentes de álcool (às vezes se faz necessário para reduzir a abstinência).
1.3 – ANTIMANÍACOS: 
· Usados para transtorno bipolar ou psicótico-maníaco-depressivo.
OBS: Esse último, alterna entre crises de mania, onde a pessoa perde o senso do que é certo e errado, sai fazendo coisas que lhe causam muita dor e sofrimento, e depois ainda entram em depressão. Ex: “eu acho que mereço comprar tudo o que tem no shopping, sai e compra tudo, e depois entra em depressão”. “Eu acho que não tem problema fazer sexo com vários parceiros sem camisinha, aí depois cai em depressão.” → A pessoa perde o senso crítico, buscando o prazer em primeiro lugar. O paciente que tem transtorno bipolar perde o senso crítico, e na fase maníaca ele sai fazendo coisas que lhe trarão prejuízos futuros.
Pergunta: “Professora, a cleptomania (compulsão que leva o indivíduo a roubar objetos) entra nesse caso?” A cleptomania é um tipo de transtorno de ansiedade – A professora não disse que sim nem que não.
· Os medicamentos utilizados para tratar esses transtornos são os Sais de Lítio.
2 - PSICOANALÉPTICOS
 Os Psicoanalépticos são usados como estimulantes do SNC, pois aumentam a atividade psíquica.
2.1 - TIMOLÉPTICOS: 
· São os antidepressivos.
· Esses fármacos aumentam a atividade do SNC, aumentam a excitabilidade, ou seja, são usados pra doenças que reprimem o SNC.
2.2 -PSICOTÔNICOS: 
· São fármacos estimulantes ou psicomotores, que aumentam a vigilância e euforia.
· A cafeína pra ter esse efeito precisa ser em altas doses, porque ela geralmente só aumenta a atenção, diminui o sono; já a cocaína e a anfetamina são fármacos que aumentam muito a excitabilidade e causam essa euforia excessiva – consequentemente, o poder de dependência delas é muito maior.
3- PSICODISLÉPTICOS OU PSICOMIMÉTICOS
- São fármacos que mudam a sua personalidade, causam alucinações, delírios. 
OBS: PSICODISLÉPTICOS → DIS vem de distúrbio, desvio da capacidade central. São perturbadores da atividade do SNC, modificam qualitativamente a atividade do cérebro, ou seja, distorcem o que você vê. 
- São todos: drogas de abuso: LSD, mescalina, psilocibina, maconha (THC). Os cogumelos alucinógenos também estão nessa categoria.
4 - POTENCIALIZADORES DA COGNIÇÃO
· São fármacos que melhoram a memória. 
OBS: Para pessoa saudável, não há fármaco que melhore a memória. Esses fármacos são para pessoas que têm transtornos, como o Alzheimer, que faz com que a pessoa perca permanentemente a memória recente.
4.1 DROGAS NOOTRÓPICAS:
· São drogas que melhoram a memória e o desempenho cognitivo. 
· EXEMPLOS: tacrina, donezepil, piracetam
· São fármacos usados para tratamento de Alzheimer e outros transtornos de memória que sejam diagnosticados.
OBS: Porque uma coisa é ter problema de memória e outra coisa é ter preguiça de, por exemplo, estudar determinado assunto várias vezes até memorizar. Não adianta ler um texto vinte vezes pensando no que irá comer no almoço. O problema não está na sua memória, e sim na sua falta de concentração).
· Os pacientes com Alzheimer têm destruição de neurônios colinérgicos, que desenvolvem papel fundamental na memória recente. Por isso que o Alzheimer é progressivo e irreversível, você não recupera a memória; só que esses medicamentos são utilizados pra manter você mais tempo naquele estágio, sem que a doença progrida. Os medicamentos são fornecidos pelo SUS (mas só se o paciente tiver em estágio inicial).
Pergunta: A Ritalina, NÃO É UM POTENCIALIZADOR DA COGNIÇÃO, ela é um DOPAMINÉRGICO, não é usada para memória, e sim para déficit de atenção por hiperatividade – para pessoas saudáveis, como ela aumenta a dopamina, deixa você mais concentrado e excitado, mas não tem nada a ver com a memória. Muita gente usa Ritalina pra passar em concurso (Quem quer fazer concurso para juiz de direito, por exemplo, geralmente leva 5 anos pra poder passar, e aí a pessoa passa todo esse tempo usando Ritalina para aumentar a produtividade nos estudos, e quando passa chega a desenvolver algum problema mental – porque a longo prazo ela causa transtornos variados).
5- DROGAS UTILIZADAS PARA DISTÚRBIOS NEURODEGENERATIVOS
São as doenças do SNC que causam neurodegeneração (degeneração de neurônios).
· Doença de Alzheimer → Causa a destruição de neurônios colinérgicos. 
· Doença de Parkinson → Causa a destruição de neurônios dopaminérgicos, na região responsável pela movimentação.
· Epilepsia → Destruição desde uma pequena até uma grande área de neurônios – convulsão e atonia (rigidez muscular).

Outros materiais