Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - GINASTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os diferentes campos de atuação da ginástica possibilitam ao profissional em Educação Física inúmeras variações de atividades em muitas modalidades relacionadas à atividade física. Estas atividades podem ser definidas de acordo com o objetivo proposto. Disserte sobre as características da ginástica de competição e da ginástica de demonstração.
	Resposta Esperada:
A ginástica de competição tem como principal característica a busca por resultado e a exigência da execução técnica perfeita dos movimentos. São regidas por regulamentos e normas estabelecidas mundialmente. Já a ginástica de demonstração tem como principal característica a ludicidade e a ausência total de competitividade. Um dos principais objetivos é a interação social, proporcionando benefícios na formação geral do indivíduo.
	2.
	Na passagem entre a Idade média e a Idade Moderna, especialmente no Renascimento, as representações e os significados sobre o corpo tiveram uma mudança significativa. A conhecida tela "O nascimento de Vênus" de Sandro Boticelli nos dá pistas sobre a forma moderna de entendimento sobre o corpo. Descreva as principais mudanças sobre a forma como o corpo foi/é visto no período citado e o papel dos exercícios ginásticos neste contexto.
	Resposta Esperada:
Na Idade Média, devido à influência da religiosidade cristã, o corpo, os cuidados corporais e muitas práticas e jogos eram vistas como pecado ou luxúria, pois eram considerados um desvio dos cuidados com a alma, o que deveria ser foco dos indivíduos. Era um corpo rude, marcado pela guerra e pelas dificuldades do período. No Renascimento, a partir de estudos sobre os músculos, os ossos e a fisiologia humana, o corpo e suas práticas voltam a ser valorizados, sendo que os exercícios passam a ser uma forma de cuidar do corpo, da sua aparência e da sua saúde, e também de discipliná-lo, numa tentativa educação pelo corpo.

Outros materiais