A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Tarefa 2 - Engenharia sanitaria e ambiental Unyleia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina: Sistema de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário
Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo
Pontuação: 10 pontos
Tarefa 2
Responda as questões referentes à Unidade 2:
1) Quais são as principais finalidades dos reservatórios de distribuição de água? Explique-as. (2 pontos)
O objetivo dos reservatórios de distribuição é atender as demandas de emergência, manter uma pressão constante na rede e atender a variação de consumo. As principais finalidades dos reservatórios de distribuição são, regularizar vazão: receber uma vazão constante. Essa vazão deve ser equiparada à demanda média do dia de maior consumo daquela localidade; deve também ser capaz de acumular água durante aquelas horas em que a demanda está menor em relação à média de maior consumo e ser capaz também do fornecimento de uma vazão complementar quando a mesma estiver maior do que a média de consumo daquele dia.  Segurança ao abastecimento: ser capaz de fornecer água mesmo quando houver quedas no funcionamento da adução, como consequência da ruptura da adutora, paralisação da captação ou estação de tratamento ou por falta de energia elétrica. Reserva de água para incêndio: suprir vazões extras para o combate ao incêndio. Regularizar pressões: a posição dos reservatórios de distribuição influencia positivamente ou negativamente nas condições pressuritivas da rede, primordialmente na redução das variações de pressão no abastecimento.
Conforme Tsutiya (2005), os reservatórios de distribuição de água devem ser localizados de uma forma em que os mesmos sejam capazes de abastecer as redes de distribuição levando em consideração os limites de pressão abaixo:
»      Pressão estática máxima: 500 KPa (50 mH2O).
»      Pressão dinâmica mínima: 100 KPa (10 mH2O).
2) Como os reservatórios são classificados? Fale brevemente sobre cada tipo. (2 pontos)
São classificados de acordo com, posição em relação ao terreno, posição em relação à rede, forma, materiais de construção.
3) Quais os requisitos necessários para elaboração de um bom projeto de rede de distribuição? (2 pontos)
De acordo com a NBR 12218 (NB594) de 05/2017 – Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público – Procedimento estabelece os requisitos para a elaboração de projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. Existem elementos necessários para o desenvolvimento do projeto, como a caracterização e delimitação da área de estudo; elementos topográficos, disponíveis ou a serem elaborados de acordo com as normas brasileiras em vigência; cadastro das redes de distribuição de água e das interferências e informações geotécnicas e geológicas. Para o desenvolvimento do projeto deve-se levar em conta os dados do sistema de abastecimento de água existente; os estudos, planejamentos e projetos existentes correlacionados; o estudo de concepção do sistema de abastecimento, elaborado de acordo com a NBR 12211; os planos diretores do sistema de abastecimento de água e demais planos diretores; o plano de urbanização e legislação relativa ao uso e ocupação do solo; o plano de saneamento básico; o levantamento planialtimétrico da área do projeto com detalhes do arruamento, tipo de pavimento, obras especiais, indicação das interferências; o programa de controle e redução de perdas; as condições mínimas de segurança e medicina do trabalho conforme legislação vigente; as legislações pertinentes vigentes; os critérios, procedimentos e diretrizes da operadora do sistema de abastecimento de água.
Segundo Tsutiya (2005), os seguintes critérios e parâmetros de projetos abaixo deverão ser considerados devidamente justificados, consumo per capita, coeficientes de variação das vazões: K1, K2 e K3, coeficiente de demanda industrial, níveis de atendimento no período de projeto, alcance do estudo.
4) O que deve ser levado em consideração no dimensionamento da vazão de um projeto de rede de destruição? (2 pontos)
De acordo com a NBR 12218, deve ser levado em consideração no dimensionamento da vazão de um projeto de rede de destruição, o estabelecimento das vazões para dimensionamento, para atender áreas específicas, considerar as vazões para as áreas de expansão, identificar os consumidores singulares e os respectivos consumos, mediante levantamento de campo ou outro procedimento devidamente justificado; Não devem ser previstas demandas especiais para combate a incêndios em condições operacionais normais da rede. Casos em que as demandas especiais para combate a incêndios são consideradas no dimensionamento da rede, em condições normais de operação, devem ser justificados.
5) Calcule a vazão de distribuição (QD) e as vazões específicas de distribuição por área (qa) e por metro de tubulação (qm) para uma cidade de pequeno porte utilizando os dados a seguir:
· Área = 200 ha;
· População = 10.000 habitantes;
· Consumo per capita médio macromedido = 200 L/hab. dia;
· k1 = 1,2;
· k2 = 1,5.
 
*Nessa área, as quadras possuem dimensões de 100m x 10 m (incluindo a largura das ruas) e o comprimento total das tubulações é igual ao das ruas, somando um total de 40.000 m (200 m/ha). (2 pontos)
Bom trabalho!

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.