Buscar

AP1 Ciências na Educação 2 2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.1
Data: 20/04/2020 até 26/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Fatima Branquinho Mediadora a Distância: Adriana Matias
Aluno(a): 
Matrícula: Polo: 
QUESTÕES
1) O pedido de patente pode ser feito posteriormente à publicação dos resultados de seu estudo? Por quê? (1,0)
Resposta: Não, o pedido de patente deve ser feito antes da publicação dos resultados dos estudos, porque, imediatamente, a partir do momento em que a publicação é realizada, o conhecimento científico e técnico se torna de domínio público.
“O interesse público fica preservado na divulgação da informação, permitindo à sociedade o livre acesso ao conhecimento da matéria objeto da patente. Dessa forma, os concorrentes do inventor podem desenvolver suas pesquisas a partir de um estágio mais avançado do conhecimento, promovendo, assim, o desenvolvimento tecnológico do país.”
Referência Bibliográfica:
Guia de depósito de patentes. INPI. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ugt2-UfIPdoJ:www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/guia_de_deposito_de_patentes.pdf/%40%40download/file/Guia_de_Deposito_de_Patentes.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 20 abr. 2020.
2) O método científico compreende certo número de procedimentos ou operações levados a efeito em qualquer pesquisa. Qual é a primeira fase destes procedimentos? (1,0)
Resposta: A primeira fase consiste na observação dos fenômenos.
3) Do mesmo modo como classificamos a organização da vida em níveis decrescentes, a partir do organismo até as células, temos os níveis situados acima de “organismo”. Como definimos o que é ecossistema? Como denominamos a reunião de todos os ecossistemas da Terra? (1,0)
Resposta: O ecossistema é a junção e interação de tudo o que compõe os ambientes físico (composto por minerais, luz, ar, água, temperatura, umidade, solo e pH) e biótico, também chamado de comunidade (composto por variados organismos vivos, como plantas, animais e micróbios).
Já o conjunto de todos os ecossistemas existentes na Terra, é o que denomina-se Biosfera.
4) As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse "banho" de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las. Indique, respectivamente, o sintoma no organismo quando há carência das vitaminas A, B1, C, D e K (1,0) 
Resposta: A carência de vitamina A pode acarretar em pele seca e cegueira noturna; de vitamina B1 pode gerar a doença Beribéri (que causa nervosismo, fraqueza, insônia, perda de apetite, etc); os sintomas de carência de vitamina C são cansaço, palidez, tontura, Escorbuto, etc; já os sintomas de carência de vitamina D são dores ósseas, fraqueza muscular, raquitismo; e por fim, a carência de vitamina K pode gerar hemorragias internas e externas, hematomas mesmo com impactos leves, má formação óssea.
Referências Bibliográficas:
Beribéri: Entenda a causa da doença causada pela falta de vitamina B1. Ministério da saúde. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/51674-beriberi-entenda-a-doenca-causada-pela-falta-de-vitamina-b1>. Acesso em: 20 abr. 2020.
Deficiência de vitamina K. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Defici%C3%AAncia_de_vitamina_K>. Acesso em: 20 abr. 2020.
Falta de vitamina D causa problemas físicos e cognitivos. Minha vida. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/materias/12461-falta-de-vitamina-d-causa-problemas-fisicos-e-cognitivos>. Acesso em: 20 abr. 2020.
Sintomas de falta de vitamina C. Tua saúde. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-vitamina-c/>. Acesso em: 20 abr. 2020.
5) O gás carbônico (CO2) vem sendo apontado como principal “vilão” quando o assunto é efeito estufa e aquecimento global. Considerando o fato de que todos os seres de um ecossistema são interdependentes, aponte possíveis caminhos para a redução das taxas de CO2 na atmosfera. (2,0)
Resposta: O ser humano pode investir em diversas ações para a redução das taxas de gás carbônico na atmosfera como: reflorestamento; reduzir o máximo possível as combustões; reduzir o uso de automóvel particular, optando por transporte coletivo ou bicicleta.
6) Defina objetivos para uma mudança para a seguinte situação: “ Em uma determinada escola, observou-se que um grande número de alunos apresentava diarreia e cólicas intestinais. Esses alunos residem em uma comunidade sem saneamento básico.” (2,0)
Resposta: Realizar palestras para a comunidade em geral, informando e conscientizando sobre a importância de ferver e/ou filtrar a água antes de consumi-la; informar sobre maneiras de identificar se a água é imprópria para consumo; informar sobre as consequências que a falta de acesso ao saneamento básico traz a saúde, como verminose, parasitose, diarreia e cólicas intestinais.
7) Sabemos que além de proteger a vida e a saúde da pessoa imunizada, a vacinação protege também toda a sociedade, pois impede a propagação de epidemias, erradicando graves doenças. Apesar dos esforços de cientistas em vários laboratórios no mundo, ainda não temos a vacina para a COVID-19. Por isso, cuide-se bem com atenção aos hábitos de higiene e isolamento social, amplamente divulgados.
Qual é a ação das vacinas no organismo, do que ela é feita e como agem? (2,0)
Resposta: A vacina permite que o indivíduo desenvolva imunidade a sua respectiva doença. Ela é feita através de antígenos enfraquecidos que causam a doença e age fazendo com que o sistema imunológico produza os anticorpos necessários para “se defender”.
Referência Bibliográfica:
Importância da vacinação. Ministério da saúde. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/745-acoes-e-programas/vacinacao/40603-importancia-da-vacinacao>. Acesso em: 20 abr. 2020.

Outros materiais