Buscar

Av1 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem
1) O tema avaliação é por si só complexo, pois quando em debate, logo o conecta a escola, provas, indicadores de desempenho e outros temas polêmicos que permeiam o universo educacional. Porém, o termo avaliação é algo que vai muito além do universo da educação sendo parte da própria condição humana. A avaliação pode ser tratada por diferentes dimensões, e pode ser usada em vários níveis do sistema educacional, de diversas formas e finalidades. (FREITAS; COSTA; MIRANDA, 2014, p. 85)
FREITAS, S. L.; COSTA, M. G. N. da; MIRANDA, F. A. de. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 85-98, jan./abr. 2014.
Leia as afirmações relacionadas à avaliação diagnóstica e assinale a alternativa correta:
(   ) Por meio da avaliação diagnóstica podemos conhecer o que os alunos sabem.
(   ) Por meio da avaliação diagnóstica podemos verificar se os alunos possuem pré-requisitos para os novos saberes.
(   ) A avaliação diagnóstica é um tipo de avaliação que só pode ser realizada em grupo.
A sequência correta é: c)V, V, F.
2) "A avaliação é diagnóstico que pode ser registrado em forma de nota, mas nota não é avaliação". (LUCKESI, 2002, p. 85)
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002.
Leia as afirmações relacionadas à avaliação e assinale a alternativa correta:
I.A avaliação não é o fim de um processo de ensino, mas sim o princípio do processo educativo, presente desde o início do planejamento do professor.
II.O foco da avaliação é chegar-se aos melhores resultados possíveis, enquanto o foco do exame é o julgamento de aprovação ou reprovação.
III.O foco do exame é chegar-se aos melhores resultados possíveis, enquanto o foco da avaliação é o julgamento de aprovação ou reprovação.
Está correto o que se afirma em: d)I e II apenas.
3) De acordo com Vieira (2002), nos últimos tempos ocorreu uma série de mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem que resultaram em repercussões importantes no campo das práticas das avaliações escolares. A autora afirma ainda que a concepção de saber como acumulação descontextualizada de informação, do ensino apenas como transmissão de mensagens codificadas, e de aprendizagem como repetição escrita do conteúdo transmitido pelo professor e pelo material didático não têm mais lugar em propostas de educação que levem o ensino a sério.
VIEIRA, V. M. de O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicol. esc. educ. v.6 n.2 Campinas dez. 2002
Leia as afirmações apresentadas sobre o portfólio e assinale a alternativa correta:
· a)O portfólio é um instrumento que coleta e organiza informações e exemplos de produções relacionadas ao percurso de cada aluno.
4) De acordo com Datrino, Datrino e Meireles (2010), avaliar é investigar e refletir sobre as formas de aprender, tendo o cuidado de proporcionar ao aluno uma assimilação melhor e diária como parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem.
DATRINO, R. C.; DATRINO, I. F.; MEIRELES, P. H. Avaliação como processo de ensino-aprendizagem. Revista de Educação, vol 13, no 15, 2010.
Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:
I.Os exames e as avaliações possuem o mesmo objetivo: aprovar ou reprovar os alunos.
II.A avaliação indica apenas as aprendizagens dos alunos, portanto, não possui qualquer relação com as metodologias utilizadas pelos professores.
III.A avaliação pode ajudar o professor a perceber o que os alunos sabem e o que falta atingir para que todos tenham os resultados esperados.
Está correto o que se afirma em: c)III apenas.
5) "Na maioria das escolas, o trabalho com leitura, compreensão e interpretação é deixado apenas a cargo dos professores de Língua Portuguesa, por isso, percebeu-se a necessidade de envolver-se nesse contexto, no intuito de propor metodologias de acordo com as necessidades das escolas e dos professores de todas as disciplinas, objetivando o processo de ensino-aprendizagem significativo por meio da leitura. (MUSTIFAGA; GOETTMS, 2008, p. 197)
MUSTIFAGA, B.; GOETTMS, J. Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p. 195-216, jul./dez. 2008.
Leia as afirmações relacionadas à leitura significativa e assinale a alternativa correta:
I.Na leitura significativa o leitor interage com o que lê, com o que sabe, com as ideias que possui sobre o assunto.
II.A leitura significativa não possui qualquer relação com os conhecimentos que o aluno já possui.
III.A leitura significativa é a que remete ao entendimento de conhecimentos que façam sentido para quem lê.
Está correto o que se afirma em: e)I e III apenas.

Outros materiais