Buscar

Av2 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem
1) "O feedback não deve se limitar à correção de uma prova, mas deve ser um instrumento dinâmico de acompanhamento do professor ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno, permeado pela relação de confiança e respeito entre as partes" (SANTOS, 2017, p. 52).
SANTOS, Priscila Kolhs dos. Avaliação da aprendizagem. Porto Alegre: SAGAH. 2017.
Leia as afirmações relacionadas às devolutivas dadas ao aluno durante o processo avaliativo e assinale a alternativa correta: e)As devolutivas dadas aos alunos contribuem para que eles saibam as razões de seus resultados de avaliação e quais assuntos precisam estudar mais.
2) Segundo Corso e Meggiato (2019), compreender as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos é um desafio que oferece dúvidas e incertezas para a grande maioria dos professores preocupados em propiciar uma aprendizagem efetiva para todos os seus alunos.
CORSO, L. V.; MEGGIATO, A. O. Quem são os alunos encaminhados para acompanhamento de dificuldades de aprendizagem? Rev. psicopedag. vol.36 no.109 São Paulo jan./abr. 2019.
Leia as afirmações relacionadas ao modo como o professor concebe a avaliação e assinale a alternativa correta:
I.O modo como o professor concebe a avaliação tem um impacto direto no modo como ele vai organizar o seu trabalho de acompanhamento pedagógico.
II.O modo como o professor concebe a avaliação é importante mas não possui qualquer tipo de impacto no modo como irá organizar o seu trabalho de acompanhamento pedagógico.
III.É importante que o professor realize o acompanhamento pedagógico dos alunos após a realização de atividades avaliativas.
Está correto o que se afirma em: e)I e III apenas.
3) Com o exercício constante da autoavaliação, os alunos são capazes de desenvolver sentimentos de responsabilidade pessoal e de apreciação da força dos empenhos individuais e de grupo. Aprendem a encarar prontamente as capacidades em várias empreitadas e a afinar suas oportunas potencialidades e contribuições e ainda desenvolvem a capacidade de análise contínua [...] (FRANCISCO; MORAES, 2013, p.14971-14972)
FRANCISCO, J. G. G.; MORAES, D. A.F. de. A auto-avaliação como ferramenta de avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem, XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, 2013.
Leia as afirmações relacionadas à autoavaliação e assinale a alternativa correta:
I.Na autoavaliação é o professor quem avalia o empenho e desempenho dos alunos de forma individual.
II.A autoavaliação é um processo pelo qual um indivíduo faz um julgamento voluntário e consciente sobre si mesmo e sobre as aprendizagens realizadas.
III.A autoavaliação é uma prática que tem o objetivo de unificar as aprendizagens e descobertas dos alunos.
Está correto o que se afirma em: b)II apenas.
4) "A utilização da autoavaliação pode trazer opiniões controversas já que, por um lado os professores podem acreditar que os alunos não possuem maturidade suficiente para emitir opiniões sobre sua aprendizagem ou ainda sobre a maneira como percebem seus professores. Por outro lado, ao estarem envolvidos numa atividade que exige reflexão, os alunos podem se sentir mais responsáveis pelo próprio processo de aprendizagem [...]" (MULIK; VIANI, 2015, p. 160)
MULIK, K. B.; VIANI, J. P. Autoavaliação e avaliação docente no processo de aprendizagem: uma experiência no PIBI – Inglês da UFPR. Revista X, vol.1, 2015.
A partir do contexto apresentado, leia as afirmações, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Os professores podem construir instrumentos avaliativos considerando as necessidades, intencionalidades e contextos educativos.
(   ) Deve-se evitar qualquer tipo de ajustes em instrumentos avaliativos relacionados à autoavaliação.
(   ) Os instrumentos de auto avaliação devem ser evitados no processo avaliativo dos alunos.
A sequência correta é: c)V, F, F.
5) "Se o professor não faz seu registro diário, não analisa as atividades feitas pela criança no momento certo, deixando para fazer essa análise só no momento de redigir a avaliação, ele pode não lembrar o que aquela atividade significa para a criança e como foi o desempenho dela ao desenvolvê-la. Além disso, ao fazer comparação entre as crianças pode ser injusto com elas e deste modo estará fazendo uma avaliação classificatória". (SOUZA; SILVEIRA, 2017, p.144)
SOUZA, K. M. F. de; SILVEIRA, Z. M. Os registros descritivos nos relatórios avaliativos da Educação Infantil: concepção formativa ou classificatória. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 1, nº2, julho/dezembro 2017.
A questão apresentada também é compatível com o trabalho a ser desenvolvido com jovens e adultos. Leia as afirmações relacionadas aos registros para acompanhar o trabalho pedagógico, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) Os registros têm o intuito de comunicar os processos de aprendizagem.
(   ) A documentação é útil para favorecer a reflexão sobre o estilo educativo e a qualidade da mediação didática.
(   ) Os registros sobre os cadernos dos alunos devem ser evitados para que os alunos não se sintam vigiados.
(   ) A documentação ajuda a promover a comunicação e a relação com as famílias.
A sequência correta é: c)V, V, F, V.

Outros materiais