Buscar

Metodologia ADDIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No modelo ADDIE temos as etapas de Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Considerando um curso onde a equipe já dispõe do material a ser utilizado, bem como a infraestrutura necessária para a aplicação do curso. A qual etapa o controle do aluno, referente à oportunidade de aprender ativamente através de exercícios se refere?
a) Avaliação.
Feedback: na etapa de Avaliação a equipe já dispõe do material e da infraestrutura, no entanto é nesta etapa que a equipe de produção avalia o que foi aprendido (por meio dos exercícios) e se os objetivos propostos aos alunos foram alcançados.
b) Análise.
Feedback: na etapa de Análise estabelece-se a concepção educacional e a abordagem a ser utilizada além do entendimento acerca do problema educacional a ser solucionado. Aqui, ainda não se tem um posicionamento sobre o desempenho do aluno.
c) Design.
Feedback: na etapa de Design acontece a identificação de como alcançar os objetivos (escopo do curso), além de como devem ser os recursos midiáticos. Ainda não se tem respostas de desempenho dos alunos.
d) Desenvolvimento.
Feedback: na etapa de Desenvolvimento é hora de identificar como o público aprende melhor e quanto tempo será necessário para o aprendizado. Ainda não se fala em desempenho no curso.
e) Implementação.
Feedback: na etapa de Implementação acontece a identificação de necessidade de ajustes no curso bem como se realiza o ensino-aprendizagem propriamente dito, ou seja, é a etapa onde se aplica a proposta de design instrucional.

Outros materiais