A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Ampolas e Aparelhos raio x

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ampolas e Aparelhos raio x
Aspectos de corrente elétrica- Aparelhos de raio x 
Corrente elétrica- fluxo de elétrons por um determinado condutor geralmente passando de um pólo de negativo para um positivo.
Quantidade de corrente elétrica- a quantidade de elétrons que passam numa determinada secção do fio condutor. A unidade é o A( amperagem)
No aparelho de raiox não precisa de tanto elétron por isso usamos um múltiplo, mA( miliamperagem) 
Existem os aparelhos intrabucais( onde o filme fica dentro da boca) e esses trabalham de 7 a 10mA( fixa) e os extrabucais( com filme fora da boca) de 10 a 15 mA( pode regular)
Outra característica da corrente elétrica é a qualidade,medida pela Tensão( unidade V- voltagem) da corrente. Exemplo você está no trapichão, acaba o jogo e tem que todos saírem por umas portas pequenas. O que acontece? Aglomera e com isso aumenta a tensão. Se eu tenho os elétrons saindo por uma passagem menor, aumento a tensão.
Nos nossos aparelhos, tem alta voltagem. Usamos 70.000 V, pra facilitar temos um múltiplo de V que é o KVp( kilovoltagem onde 1 KVp é 1000 V)
Os aparelhos intrabucais: 60-70KVp( fixo) e os extrabucais: até 180KVp
Obs: quanto maior o KVp maior a velocidade dos elétrons.
Ou seja no aparelho de raio x a gente observa a mA e o KVp. O mais potente entre um de 7mAe 60KVp e 10mA e 70KVp é o segundo.
Ampolas:
A primeira foi a gás e eram feitas de vidro. O gás ionizava e liberava os elétrons e quem acelerava era diferença de potencial e se chocavam com vidro da ampola( alvo anteparo) e foram usadas até 1913.
Ampola de Coolidge: se baseou no princípio da emissão termiônica, onde todo metal aquecido no vácuo produz ao seu redor uma nuvem de elétrons. Edson usou esse princípio para lâmpadas elétricas e Coolidge levou esse princípio para os raios x e são usadas até hoje. 
Mostra imagem da ampola original onde o vidro contém chumbo mostrando cátodo- pólo negativo e ânodo pólo positivo.
O pólo negativo ou cátodo é um refletor côncavo feito de molibdênio e dentro da concavidade tem um filamento de tugstênio fino 2x7mm
Ânodo ou pólo positivo é composto por uma haste de cobre incrustada( preso) tem uma pastilha de tugstênio. Essa haste não é reta, é inclinada a 20 graus com a vertical. E tem um radiador na extremidade
Esquema da ampola( produção de raio x)
A ampola é toda fechada com uma pequena abertura chamada de janela. Dentro dessa ampola existe um vácuo pois o ar foi extraído para ter o princípio da emissão termiônica. Tem o cátodo composto por uma concavidade de miolibdênio e ofilamento de tugstênio. Do outro lado o ânodo com a haste de cobre inclinada , a pastilha de tugstênio e um radiador.
Ao pólo negativo tem ligado um transformador de baixa voltagem vai baixar de 220V ( normal daqui). Acionei a chave,começa a passar pelo filamento uma corrente de baixa voltagem porque o transformador de baixa vai baixar. A partir disso, tem produção de elétrons ( nuvem de elétrons) então por que o molibdênio tem essa forma côncava? Pra direcionar o elétron e para eles não se espalharem pela ampola. O raio x é produzido quando os elétrons se chocam então quem vai acelerar esses elétrons. Quando eu aperto o botão disparador eu ativo o transformador de alta voltagem( aumenta a Voltagem e acelera), o que faz fechar o circuito e gerar uma DDP e os elétrons adquirem energia cinética, se aceleram e vão se chocar com o alvo ou anteparo- a pastilha de tugstênio. E com essa inclinação parte da energia cinética é transformada em calor e outra parte menor, em raio x. Ai tenho raio x mole que não tem o comprimento de onda pra atravessar e os duros que são os raio x propriamente dito. E gera-se muito calor e precisava que o calor se dissipe por isso a haste de cobre. A pastilha de tugstênio ela não tem um ponto de fusão muito alto( não suporta tanto calor) então ela é o alvo mas o calor produzido é conduzido pela haste de cobre e parte do resfriamento é feita pelo radiador. 
Requisitos para uma área focal:
1. O material tem que ter um alto número atômico porque os valores da energia de ligação seriam maiores, possibilita maior chance de formação de ondas com menor comprimento( raiox). O do tugstênio não é baixo mas existem elementos com número maior.
2. Alto ponto de fusão( talvez por isso ele seja o alvo- razão da escolha) : 3370 graus
3. Bom condutor de calor: como ele não é ótimo, colocou a haste de cobre pra conduzir 
Como ocorre a refrigeração?
Produz muito calor por isso que só deve ligar quando for usar e desligar ao final do expediente pra prolongar a vida útil senão queima. 
A pastilha conduz um pouco e a haste de cobre conduz o resto ao radiador que faz o primeiro trabalho, mas toda a ampola é revestida em óleo dentro do cabeçote e o óleo quente se expande, o calor é absorvido pelo óleo e dentro do aparelho tem uma câmera de expansão pra abrigar o óleo. 
Efeito Benson:Lembra que a haste é inclinada? Então o efeito Benson é o princípio do foco linear. Quando a gente dá essa inclinação de 20% uma área focal em relação ao plano vertical. Se não fosse inclinado ia ser retangular e inclinado é menor, quadrangular. Reduz. 
Fatores que produzem o raio x na ampola:
A gás:
Produz elétrons: ionização do gás
Acelera DDP
Alvo- vidro
Na de Coolidge:
Produz elétrons: aquecimento do filamento de tugstênio
Acelera: DDP quando entra em funcionamento o transformador de alta
Alvo: pastilha de tugstênio 
Outros fatores:
1. Ampola
2. Transformadores
3. Autotransformador- no corpo do aparelho pra estabilizar a corrente que chega quando tem por exemplo uma queda de energia
4. Marcador de tempo- tempo de exposição ex 0,8 seg
5. Botões disparadores 
6. Interruptor bipolar- liga o aparelho 
7. Lâmpada piloto- indica que o aparelho está ligado
8. Voltímetro. 
9. Seletor de voltagem 
10. Miliamperimetro 
11. Seletor de Miliamperimetro 
9 e 11 só nos extrabucais porque nos intra são fixos
Constituintes do aparelho:
1. Base fixa ou móvel 
2. Corpo
3. Braço articular
4. Cabeçote ( ampola, tubo de raio x transformadores, óleo e cilindro focalizador)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.