Buscar

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA
PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS EM BIOMECÂNICA 
Antropometria é a ciência que estuda quantitativamente tamanho, massa, forma e as propriedades inerciais do corpo humano ao longo de seu desenvolvimento. Esta ciência é de fundamental importância para a biomecânica, pois fornece vários parâmetros essenciais para a determinação quantitativa de variáveis importantes na análise da performance de atividades físicas desempenhadas em contextos laborais e esportivos. No contexto da ergonomia, a antropometria auxilia (a) na avaliação de posturas e distâncias de alcance dos controles, como pode ocorrer no planejamento de uma estação de trabalho; (b) na determinação dos espaços livres (clearance) nos locais e estações de trabalho (máquinas e obstáculos) que permitem mobilidade e reduzem os riscos de acidente e; (c) na identificação de parâmetros corporais (ex. inércia, centro de massa) necessários na determinação das forças que atuam sobre o corpo.
RODACKI, André Luiz Félix. Análise dos fatores antropométricos em Biomecânica. Disponível em: <http://www.profedf.ufpr.br/rodackibiomecanica_arquivos/Parametros%20antropom%20em%20Biomecanica.pdf> Acesso em: 29 de outubro de 2019
CINEMETRIA
 A cinemetria consiste de um conjunto de métodos que busca medir os parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, posição, orientação, velocidade e aceleração. O instrumento básico para medidas cinemáticas é o baseado em câmeras de vídeo que registram a imagem do movimento e então através de software específico calculam as variáveis cinemáticas de interesse. Relacionamos ainda outras técnicas e métodos para o processamento de grandezas cinemáticas, entre elas destacamos as técnicas de medição direta, utilizadas para: (a) medidas de tempo, utilizando-se de cronômetros para a base de tempo, (b) medidas de ângulos, utilizando-se de goniômetro para a determinação da posição de segmentos com origem em eixos articulares, (c) Medidas de aceleração, utilizando-se de acelerômetros que são transdutores designados a quantificar a quantidade de movimento pela posição de uma massa em deslocamento.
AMADIO, A. C. et al. Introdução à Biomecânica para Análise do Movimento Humano: Descrição e Aplicação dos Métodos de Medição 
ESTABILOMETRIA 
A estabilometria é uma técnica de avaliação do equilíbrio na postura ortostática, que consiste na quantificação das oscilações ântero-posteriores e laterais do corpo, enquanto o indivíduo permanece de pé sobre uma plataforma de força. Uma vez que o deslocamento do centro de pressão (CP) é representativo das oscilações posturais, o registro é feito pelo cálculo instantâneo da sua posição (coordenadas x, y), que corresponde à localização da resultante das forças aplicadas na superfície em contato com os pés, que consiste na base de apoio. 
Normalmente são adotados períodos de curta duração, em torno de 30 segundos. Um período de 60 segundos é recomendado para assegurar a estacionariedade do sinal estabilométrico. 
Testes estabilométricos por períodos prolongados são menos frequentes. Com a utilização de 30 minutos em postura irrestrita, o que significava que os indivíduos poderiam se mover livremente sobre a plataforma. Seu objetivo era identificar padrões específicos de deslocamento do CP, como estratégia do controle postural para possibilitar a manutenção desta postura por um período prolongado. 
Já testes estabilométricos de 31 minutos em postura restrita, em que os indivíduos permaneciam na mesma postura de pé sobre uma plataforma de força e a cada intervalo de 5 minutos relatavam o grau de desconforto através de uma escala subjetiva. A partir de aproximadamente 15 minutos, encontraram diferenças significativas para o deslocamento lateral do centro de pressão quando comparadas com um outro grupo que era submetido a períodos de repouso durante o exame. A permanência da postura prolongada de pé manifestou um alto nível de desconforto nos indivíduos.
VIEIRA, T. D. M. M; OLIVEIRA, L. F. D. Equilíbrio postural de atletas remadores. Rev Bras Med Esporte, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 135-138, jun./2006.
BIOIMPEDÂNCIA 
A bioimpedância é exame não-invasivo, indolor, livre de radiação e rápido, capaz de determinar a da composição corpora. O aparelho necessário para tal medida é relativamente barato, portátil e, por ser de pequeno porte, pode ser transportado para uso em diferentes locais, tanto ambulatorialmente como intra-hospitalar.  A bioimpedância é um método relativamente preciso, que consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência pelo corpo
Resumidamente Através de um aparelho o corpo recebe uma suave corrente elétrica que percorre o organismo. A partir dessa corrente é possível detectar valores realistas sobre a quantidade de massa magra, gordura, água corporal, dentre outras informações.
Com esse exame pode-se obter: Peso corpóreo; IMC (Índice de massa corpórea); Massa muscular esquelética; Massa de gordura corporal; Massa livre de gordura; Percentual de gordura corpórea; Água corporal total; Taxa de metabolismo basal; Relação de cintura-quadril; Controle de gordura; Controle de músculos; Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco); Impedância de cada segmento.
MARIANO, M. S. et al. Bioimpedância para avaliação da composição corporal: uma proposta didático-experimental para estudantes da área da saúde. Revista Brasileira de Ensino de Física. (41,2), 2019.
ELETROMIOGRAFIA (EMG) 
É uma técnica que tem como objetivo registrar os sinais elétricos produzidos pelas células musculares por meio de eletrodos que são fixados na pele e na superfície muscular em movimentos isotônicos e isocinéticos, fadiga muscular e pré-ativação muscular no início do movimento. Utilizado principalmente para análise mais detalhada da ativação, trabalho e atuação dos músculos em cada exercício, sendo por meio de eletromiografia  a análise da função muscular no domínio tempo verificando mudanças na amplitude de disparos das unidades motoras e análises do domínio frequência verificando mudanças nas frequências de disparos das unidades motoras.
VICENTE, Bruno Rodrigues; LIMA, Renata Nunes. ANÁLISE  DINAMOMÉTRICA E ELETROMIOGRÁFICA DA MUSCULATURA DO CORE EM ATLETAS DE MMA COM LOMBALGIA. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
RODRIGUES, Abraham Lincoln de Paula et al. Análise eletromiográfica dos músculos peitoral maior e latíssimo do dorso nos exercícios puxada pela frente, puxada por trás e puxada supinada. RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, [S.l.], v. 10, n. 58, p. 254-260, mai. 2016. ISSN 1981-9900. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/927/785>. Acesso em: 11 nov. 2019.

Outros materiais