Buscar

Apol 2 morfologia e classes gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a seguinte citação: 
“Chama-se derivação o processo de se formar um vocábulo pela junção de um ou mais sufixos ao semantema de uma forma simples. A derivação cria as formas secundárias, relacionadas semanticamente às primitivas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, José Lemos. O morfema zero no processo de derivação. Revista de letras, v. I, n. 02, p. 95-113, 1978. p. 98. 
Tendo em vista a citação acima e conforme os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre derivação, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	A palavra realmente é derivada do radical real- com o acréscimo do sufixo -mente.
Você acertou!
A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical. Observe: real + mente = realmente” (rota 5 de aprendizagem, p. 5).
	B	Inútil é uma palavra derivada por sufixação.
	C	A palavra impaciente é derivada do radical -ciente com o acréscimo do sufixo im-.
	D	A palavra realmente é derivada do radical -mente com o acréscimo do sufixo real-.
	E	As palavras realmente e impaciente são derivadas por sufixação.
Questão 2/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte citação:
“A forma nominal do verbo denominada gerúndio e´ comumente utilizada em diversos contextos oracionais. Tradicionalmente, tem-se interpretado esta forma verbal como portadora de um conteúdo semântico que remete a` ideia de ‘algo que esta´ em processo’ ou de uma ‘ação em curso’. Porém, tanto a fala como a escrita atuais, parecem apresentar usos muito diversos do gerúndio, que extrapolam em muito o comportamento previsto em estudos de cunho mais tradicional. Assim, temos, na verdade, uma característica marcante da forma -ndo no português brasileiro, que e´ justamente sua destacada versatilidade; em outras palavras, sua intensa polissemia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIZZOLATTO, Christian. Uma análise dos valores sintático-semânticos da forma verbo-nominal gerúndio. <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117521/000967129.pdf?sequence=1>. Acesso em 24 out. 2018.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 4 de aprendizagem sobre as formas nominais do verbo, assinale a alternativa que contém apenas verbos que estão no gerúndio:
Nota: 10.0
	A	Comprando, fazendo, vindo.
Você acertou!
Comentário: a) é a alternativa correta, pois apresenta apenas verbos no gerúndio. “Convencionalmente, considera-se que as palavras com afixo /-ndo/ em português podem funcionar como substantivos, verbos, adjetivos ou advérbios” (livro-base, p. 117). Consta na rota 4 de aprendizagem que o gerúndio é uma forma nominal do verbo que faz referência à “ação em curso [e] termina em ‘-ndo’” (rota 4 de aprendizagem, p. 16). Nas demais alternativas, bando é substantivo, brando é adjetivo e abrando é a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo abrandar.
	B	Bando, demando, fazendo.
	C	Bando, comendo, dando.
	D	Correndo, amando, brando.
	E	Abrando, assando, brando.
Questão 3/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A habilidade de refletir sobre [...] unidades de significado [os morfemas] é chamada consciência morfológica e pode ajudar o aprendiz a entender o princípio semiográfico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; ANIBAL, Luciana; LIMA, Simone. A morfologia derivacional contribui para a leitura e escrita no português? <http://www.redalyc.org/html/188/18821217/>. Acesso em 23 abr. 2018.
De acordo como fragmento de texto citado e com os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre a morfologia, é correto afirmar que morfema:
Nota: 10.0
	A	é a maior unidade da língua escrita sem significado.
	B	é a unidade mínima significativa da língua.
Você acertou!
Comentário: “O morfema é a menor unidade portadora de significado dentro da língua” (rota 1 de aprendizagem, p. 5).
	C	é a maior unidade linguística sem significado.
	D	é a menor unidade linguística sem significado.
	E	é qualquer unidade linguística sem significado.
Questão 4/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os adjetivos compostos são aqueles formados por mais um de um radical. […] Morfologicamente, os adjetivos não têm um gênero definido. Eles assumem o gênero dos substantivos que modificam. […] Os adjetivos devem concordar em número com o substantivo que modificam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 201.
De acordo com os conteúdos da rota de aprendizagem 4 sobre os adjetivos compostos, assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas adjetivos compostos com flexão de gênero e número:
Nota: 10.0
	A	nortes-americanas; azuis-petróleo; indo-europeia; surdas-mudas
	B	norte-americanas; azul-petróleos; inda-europeia; surda-mudas
	C	nortes-americanas; azuis-petróleo; indo-europeia; surda-mudas
	D	nortes-americana; azul-petróleo; inda-europeia; surdas-muda
	E	norte-americanas; azul-petróleo; indo-europeia; surdas-mudas
Você acertou!
Em adjetivos compostos, somente o último elemento vai para o plural e para o feminino (norte-americanas, indo-europeia), com exceção de cores, que são invariáveis (azul-petróleo), e de alguns outros casos de adjetivos, como é o caso do adjetivo composto surdo-mudo que foge à regra de flexão, pois ambos vão para o plural e também podem ser flexionados para o feminino, portanto, “as surdas-mudas” (rota 4 de aprendizagem, p. 7-9).
 
Questão 5/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a seguinte citação:
“Chama-se derivação o processo de se formar um vocábulo pela junção de um ou mais sufixos ao semantema de uma forma simples. A derivação cria as formas secundárias, relacionadas semanticamente às primitivas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, José Lemos. O morfema zero no processo de derivação. Revista de letras, v. I, n. 02, p. 95-113, 1978. p. 98.
Tendo em vista a citação e os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre derivação, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	A palavra realmente é derivada de real- com o acréscimo do sufixo -mente.
Você acertou!
Comentário: “A derivação sufixal acontece quando é acrescido um sufixo a um radical. Observe: real + mente = realmente” (rota 5 de aprendizagem, p. 8).
	B	Inútil é uma palavra derivada por sufixação.
	C	A palavra impaciente é derivada de -ciente com o acréscimo do sufixo im-.
	D	A palavra realmente é derivada de -mente com o acréscimo do sufixo real-.
	E	As palavras realmente e impaciente são derivadas por sufixação.
Questão 6/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte frase:
“Seja quem for, será!”. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando a frase acima e conforme os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre locuções, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de locuções pronominais:
Nota: 0.0
	A	
São grupos de palavras que equivalem a pronomes indefinidos.
Ex.: Locuções pronominais: são grupos de palavras que equivalem a pronomes indefinidos. Ex.: cada um, seja quem for, cada qual, seja qual for, quem quer que... (rota 4 de aprendizagem, p. 9).
	B	
São pronomes que equivalem a locuções verbais.
	C	
São grupos de palavras que exercem a função de preposição.
	D	
São pronomes que exercem a função de artigos.
	E	
São grupos de palavras que equivalem a verbos.
Questão 7/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a afirmação a seguir:
“Existem vários tipos de morfemas na língua portuguesa, e um deles é a desinência. Este morfema é responsável por designar algumas características na palavra e, quando é adicionado a ela, ao contrário do afixo, não forma uma nova palavra, mas apenas faz a flexão da palavra de origem”.
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Ana Paula de. Desinências verbais e nominais. <http://www.infoescola.com/portugues/desinencias-verbais-e-nominais/>. Acesso em 12 ago. 2016.
Considerando os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta apenas palavras formadas por morfemas de desinência pelo processo de flexão:
Nota: 10.0
	A	vela – velejador – velório
	B	menino – menina – crianças
	C	feliz – infeliz – infelizmente
	D	corre – correm – correram
Você acertou!
Comentário: É correto afirmar que “corre” recebe desinência de 3ª pessoa do singular e presente do modo indicativo (ele corre); “correm” de 3ª pessoa do plural e presente modo indicativo (eles correm); “correram” de 3ª pessoa do plural e pretérito perfeito modo indicativo (eles correram). As demais opções tratam de substantivos que recebem apenas desinência de gênero e número. Como se pode constatar na rota 1 de aprendizagem: “Desinências verbais são morfemas que indicam a flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), tempo (presente, passado e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) em verbos” (rota 1 de aprendizagem, p. 15).
	E	humano – humana – humanidade
Questão 8/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte passagem de texto:
“Os estoicos induziram à distinção entre classes variáveis e classes invariáveis, até que, por volta dos fins do segundo século a.C., Dionísio de Trácia formulou uma teoria das partes do discurso, que ele distribuía em oito categorias: nome, verbo, pronome, particípio, artigo, advérbio, preposição e conjunção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEREDO, J.C. A palavra e suas classes. Idioma, v. 21. Rio de Janeiro: Centro Filológico Clóvis Monteiro/UERJ, p. 06-18, 2001. p. 12.
Considerando os conteúdos da rota 3 de aprendizagem sobre as classes de palavras, é correto afirmar que as classes variáveis na tradição gramatical são:
Nota: 10.0
	A	substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo.
Você acertou!
A alternativa correta é a a). Variáveis são as classes que se flexionam, isto é, mudam de forma. isso acontece quando há indicação de gênero (masculino, feminino), número (singular, plural), grau (aumentativo, diminutivo), voz (ativa, passiva), pessoa (1ª., 2ª. 3ª.), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, passado, futuro). As classes de palavras variáveis são: o substantivo, o artigo, o adjetivo, o numeral, o pronome e o verbo. E as invariáveis são as classes nas quais as palavras não sofrem modificações; elas são estáticas, como, por exemplo: os advérbios, as preposições e as conjunções (rota 3 de aprendizagem, p. 10,11).
	B	substantivo, preposição, conjunção, numeral, pronome.
	C	
substantivo, artigo, advérbio, preposição, conjunção.
	D	
advérbio, pronome, verbo, preposição.
	E	
preposição, conjunção, advérbio, substantivo.
Questão 9/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte afirmativa:
“Os pronomes pessoais, por servirem para fazer referência aos seres, identificam explicitamente as pessoas do discurso, ou seja, das pessoas que participam da interlocução […]. Quando desempenham funções de objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, adjunto adverbial ou agente da passiva, os pronomes pessoais assumem suas formas chamadas oblíquas, ou de caso oblíquo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática-texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 213,214.
Considerando a afirmação e conforme os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre os pronomes, as pessoas do discurso e as funções que desempenham, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	A 1ª pessoa diz respeito ao receptor (aquele que ouve, que lê), a 2ª pessoa é aquela de quem se fala e a 3ª pessoa diz respeito ao emissor (aquele que fala, que escreve).
	B	A 1ª pessoa é aquela de quem se fala, a 2ª pessoa diz respeito ao receptor (aquele que ouve, que lê) e a 3ª pessoa diz respeito ao emissor (aquele que fala, que escreve).
	C	1ª pessoa diz respeito ao emissor (aquele que fala, que escreve), a 2ª pessoa diz respeito ao receptor (aquele que ouve, que lê) e a 3ª pessoa é aquela de quem se fala.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a c). As pessoas do discurso e suas respectivas funções são: 1ª pessoa diz respeito ao emissor (aquele que fala, que escreve), a 2ª pessoa diz respeito ao receptor (aquele que ouve, que lê) e a 3ª pessoa é aquela de quem se fala (rota 4 de aprendizagem, p. 9).
	D	A 1ª pessoa diz respeito ao emissor (aquele que fala, que escreve), a 2ª pessoa é aquela de quem se fala e a 3ª pessoa diz respeito ao receptor (aquele que ouve, que lê).
	E	A 1ª pessoa é aquela de quem se fala, a 2ª pessoa diz respeito ao emissor (aquele que fala, que escreve) e a 3ª pessoa diz respeito ao receptor (aquele que ouve, que lê).
Questão 10/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A formação de verbos pode ser feita por sufixação e por derivação parassintética. As estruturas mais produtivas de formação de verbos por sufixação são as correspondentes à adição de –izar, -ar e –ear a substantivos e adjetivos […]. As formações em –ar […] concentram-se na denotação de ações definidas pelo substantivo-base”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 35.
Considerando essas informações e os conteúdos da rota 5 de aprendizagem, assinale a alternativa em que o verbo representa um exemplo de processo de derivação sufixal:
Nota: 10.0
	A	folhear
Você acertou!
Comentário: a) é a alternativa correta, pois é a única em que o verbo foi formado por sufixação: folha + ear = folhear. Nas demais, os verbos são formas primitivas. “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical […]. Os sufixos modificam o sentido do radical e altera a classe gramatical as quais pertencem. Os sufixos nominais formam substantivos e adjetivos […]. Os sufixos verbais, como o próprio nome traduz, formam verbo […] -ear” (rota 5 de aprendizagem, p. 8,9).
	B	dar
	C	ver
	D	ter
	E	ler

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais