A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
UC 12 Atividade 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

SENAC EAD 
FERNANDO JOSÉ GONGORA LOPES
UC 12 – ATIVIDADE 1 – Auxiliar na Gestão Integrada da Organização
São Paulo – SP
2020
Atividade 1
Com base nos resultados apresentados na tabela do anexo A, escolha quatro itens que representam as não conformidades quanto a um padrão adequado de gestão. Apresente o requisito normativo que trata da importância do cumprimento do item não conforme. Considere, para realizar esta atividade, a ISO 26000 (diretrizes sobre responsabilidade social), a ISO 9001 (gestão de qualidade), a ISO 14001 (gestão ambiental) e a ISO 45001 (segurança e saúde ocupacional). Após, evidencie porque o item está não conforme, justificando sua resposta. Por fim, proponha ações de melhoria a serem implantadas pela empresa.
	RESULTADO DA AUDITORIA
	NÃO CONFORMIDADE
	Descrição do item que apresenta a não conformidade (NC)
	Requisito da norma que trata da importância do cumprimento da tarefa que está não conforme
	Evidência
(justificativa de porque o item está não conforme)
	Recomendações
(ações corretivas a serem propostas)
	A empresa divulga a política de qualidade de seus produtos?
	Cláusula 5.2.2 da ISO 9001:2015 – Trata da comunicação da política.
	Constatou-se que a política de qualidade não é adequadamente comunicada na empresa em razão de não existirem quaisquer meios de comunicação para divulgar a política.
	· Documentar a política de qualidade
· Proporcionar o acesso à política por meio dos canais de comunicação da empresa
· Informar todos sobre a política em reuniões e treinamentos
	
A empresa possui SESMT?
	
Com a realização da auditoria da ABNT NBR ISO 45001 constatou – se que a empresa não possui um SESMT.
	
A ABNT NBR ISO 45001 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) tem como objetivo prevenir lesões e doenças relacionadas ao trabalho desempenhado pelos colaboradores, melhorando o desempenho da empresa com relação à saúde do trabalhador. No item 5.4 da norma ISO 45001 aborda a consulta e participação dos trabalhadores. Para que se tenha um sistema de gestão eficaz, é fundamental que os colaboradores, incluindo contratados, sejam consultados e que participem do planejamento, da implementação e da avaliação de desempenho e de ações de melhorias do sistema, onde o SESMT enquadra-se.
	Implementar o processo de dimensionamento do SESMT, de acordo com o grau de risco da atividade exercida pela empresa e o número total de funcionários . O SESMT poderá ser composto por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico em enfermagem do trabalho e auxiliar enfermagem do trabalho, estes devem atuar de acordo com as competências da NR 4 item 4.12 e em caráter prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência quando necessário.
	
A empresa adota medidas de prevenção para com o meio ambiente?
	Com a realização da auditoria ABNT NBR ISO 14001, foi constatado que a empresa não adotava medidas de prevenção para com o meio ambiente em relação aos Resíduos industriais. 
	
A ISO 14001 (sistema de gestão ambiental) exige que as empresas considerem todas as questões ambientais relativas às suas operações, como poluição do ar, questões referentes à água e ao esgoto, a gestão de resíduos, a contaminação do solo, a mitigação e adaptação as alterações climáticas e a utilização e eficiência dos recursos.
	
· Implantar um Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS);
· Deverá haver uma classificação mais intensa em relação sobre os resíduos descartados;
· Construção de uma bacia de contenção para resíduos contaminados;
· Emitir o Manifesto de Transporte de Resíduos;
· Destinar seus resíduos orgânicos para um aterro sanitário;
· Realizar o controle do destino de seus resíduos para com a empresa responsável pelo descarte. 
	
A empresa possui um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)?
	Com a realização da auditoria ABNT NBR ISO 9001, foi verificado que a empresa não possui um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
	Na ABNT NBR ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseia-se em uma série de princípios de gerenciamento de qualidade, incluindo forte foco no cliente, a motivação e implicação da alta administração, a abordagem do processo e a melhoria contínua. Tudo isso remete à criação e ao uso do programa PPRA.
	· Deverá ser elaborado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
· Deverá ser criado a CIPA;
· O PPRA deverá ser avaliado anualmente;
· Deverá ser elaborado um Plano/Cronograma de ações com seus respectivos responsáveis e prazos.
	
A empresa possui brigada de incêndio e atendimento a emergência?
	Com a realização da auditoria da ABNT NBR ISO 45001 constatou – se que a empresa não possui uma brigada de incêndio e atendimento a emergência.
	A ABNT NBR ISO 45001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), estabelece que as organizações devam estabelecer os procedimentos necessários à identificação, preparo e resposta a situações de emergência. Os processos devem planejar as ações necessárias à segurança dos envolvidos e impactados, incluindo prestação de primeiros socorros, treinamento, testes, exercícios e simulações de acidentes, avaliação de desempenho, revisão e comunicação de informações e responsabilidades. As organizações ficam encarregadas de comunicar as autoridades e serviços de emergência pertinentes à situação de emergência, incluindo as partes interessadas relevantes. Estes dados devem ser mantidos como informação documentada.
	· Implantar uma brigada de incêndio na empresa;
· Deverá ser ministrado treinamento para os integrantes;
· Elaboração de um plano de ação para emergência;
· Deverá ser instalado na empresa sistemas de prevenção e combate a incêndio.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.