Buscar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Questionário 2
1 - Analise os seguintes tópicos: 
• Direcionar os esforços para os pontos fortes específicos e as oportunidades externas sinalizadas. 
• Estabelecer um cronograma de trabalho por determinado período de tempo, informando as prioridades a serem trabalhadas. 
• Esclarecer os colaboradores da empresa sobre: missão, propósitos, objetivos gerais, desafios, metas, políticas e projetos. 
• Obter maior comprometimento dos colaboradores com o intuito de atender aos desafios mercadológicos e solucionar os conflitos e as situações de mudança para alcançar o sucesso empresarial. 
O que se afirma acima, entre outros, são os resultados esperados do:
E - Planejamento estratégico.
2 - Em relação à missão e à visão, podemos afirmar que (aponte a única alternativa correta):
C - A missão deve ser duradoura, mas pode ser alterada se os resultados obtidos não correspondem ao esperado, pois o ambiente externo e/ou interno sofreram mudanças que assim exigem. A visão deve ser revista no momento em que se alcança a proposta que a embasou.
3 - Identificou-se em tudo o que sabe sobre a empresa nesse período de investigação, um conjunto de oportunidades que poderia ser explorado para que a empresa venha a crescer e a ter sucesso. Contudo, também se percebeu um conjunto de ameaças que pode conduzir a empresa ao fracasso. É importante perceber os pontos neutros, pois eles podem significar que as oportunidades não identificadas ou não aproveitadas podem se transformar em ameaças. Por outro lado, as ameaças bem administradas podem até ser transformadas em oportunidades. Estamos nos referindo a:
C - Análise de SWOT.
 4 - Não há apenas uma classificação para os tipos de estratégias das empresas, mas podemos perceber que elas apresentam determinadas características, tais como (escolha a alternativa incorreta):
E - A estratégia pode ser de modelo cruzado ou direto.
5 - O entendimento e as expectativas que descrevem o que a organização valoriza e que guiam o comportamento e a conduta de seus colaboradores. Geralmente são escritos sob a forma de valores, credos, diretrizes, políticas, códigos e princípios gerenciais. Estamos nos referindo a:
B - Valores e princípios organizacionais.
 
6 - O processo de elaboração/implementação de estratégias consiste em cinco tarefas gerenciais que precisam estar interligadas e inter-relacionadas e tem um grau de importância relevante para o sucesso empresarial. Thompson e Strickland (2002, p. 13) sugerem as seguintes ações para que isso dê certo (escolha alternativa incorreta):
B - Implementar essa estratégia de forma que seja executada de maneira eficiente – a eficácia nesse momento não é importante.
7 - Os objetivos e desafios de uma empresa devem ser analisados e, se necessário for, renovados periodicamente em função da mudança constante das condições dos ambientes interno e externo, que afetam a empresa. O conteúdo e a validade dos objetivos e desafios estabelecidos precisam ser analisados para trazer respostas a questões como, entre outras (escolha a alternativa incorreta):
E - Os objetivos e os desafios garantem o cumprimento das metas?
8 - Os valores devem ser inegociáveis porque o conjunto de valores deve definir a regra do jogo, tanto em termos de comportamentos e atitudes como de comprometimento com o mercado. Sempre que se decidem os valores, os executivos da empresa devem responder às seguintes perguntas, entre outras (aponte a alternativa incorreta):
 E - Que valores, crenças ou princípios são menos importantes para a nossa empresa?
9 - Pode-se afirmar que os valores são a forma de pensar da organização, ou seja, aquilo que é imediatamente percebido por um visitante ao entrar em contato com a empresa. São princípios ou crenças que servem de critério para os comportamentos, as atitudes e as decisões, para que os colaboradores saibam como devem praticar a visão, no espírito da missão. Neste sentido, os valores (escolha a alternativa incorreta):
 E - Separam com precisão a articulação da missão com a missão.
10 - Pode-se entender que as organizações são sistemas abertos que interagem com o ambiente por meio de um processo contínuo e permanente de planejamento. É com um planejamento estratégico que a empresa procura entender alguns pontos importantes, como, entre outros (aponte a alternativa incorreta):
C - Identificar e manter sob controle os pontos fracos.

Outros materiais

Outros materiais