Buscar

Av1 Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Planejamento Estratégico - A
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
1) O conceito de estratégia surgiu quando as grandes empresas se consolidaram e precisaram encontrar meios para moldar as forças de mercado e influenciar o ambiente competitivo econômico. Desde então, o pensamento estratégico nas organizações vem evoluindo e, de acordo com Kluyver e Pearce II (2010, p. 2), ele "saiu de uma perspectiva da economia industrial, passando por uma perspectiva baseada em recursos e chegando a uma perspectiva de capital humano e intelectual".
Qual é a relação que existe entre estratégia e objetivos organizacionais?
Alternativas:
· a) Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é o meio para atingir esses fins.
· b) Enquanto os objetivos representam a razão de existir da empresa, a estratégia é o meio para alcançar uma meta.
· c)Enquanto os objetivos representam as crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização, a estratégia é o meio para atingir esses comportamentos.
· d)Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a quantificação desses objetivos.
· e)Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a razão de existir da empresa.
2)A formulação da estratégia pode se dar em três níveis: corporativo, de unidade de negócios (ou estratégia competitiva) e funcional. Em todos os três níveis, a formulação da estratégia visa obter vantagem competitiva para a organização por meio da criação de valor – para os acionistas, parceiros comerciais, fornecedores, funcionários e a comunidade – por meio da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores da melhor forma possível.
Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar a estratégia de integração vertical. O que é essa estratégia de integração vertical?
Alternativas:
· a)A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa que atua dentro da mesma cadeia de valor da empresa compradora.
· b) A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa concorrente que atua no mesmo estado da empresa compradora.
· c) A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa em outro país.
· d) A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa que atua em negócios totalmente diferentes da empresa compradora.
· e) A Integração vertical consiste na criação de uma nova mercadoria que será vendida em um novo mercado.
3) O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que envolve a realização de etapas que não se restringem à definição de objetivos e à formulação das estratégias. Ele envolve várias etapas que, se cumpridas de forma precisa, auxiliarão os gestores a tomarem decisões de forma mais racional, a partir das informações pensadas.
Qual é a ordem que as etapas do Planejamento Estratégico devem seguir?
Alternativas:
· a) Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; e Controle Estratégico.
· b) Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Controle Estratégico; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
· c) Controle Estratégico; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
· d) Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; e Controle Estratégico.
· e) Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; e Controle Estratégico.
4) No estabelecimento das Diretrizes Organizacionais são formulados a missão, a visão, os valores e os objetivos organizacionais. Juntas, as declarações de missão, visão e valores, proporcionam a base para a organização formular suas estratégias para que a empresa seja bem-sucedida no alcance de seus objetivos.
O que é a Visão da empresa?
Alternativas:
· a) A Visão é onde a empresa quer chegar, ou seja, ela expressa uma situação futura que a organização pretende alcançar.
· b) Visão é a razão de existir da empresa.
· c) Visão é o conjunto de crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização como um todo.
· d) Visão é o estabelecimento da condição atual da empresa, frente aos seus concorrentes.
· e) Visão é o meio utilizado para atingir os objetivos da empresa.
5) Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar uma das seguintes estratégias de crescimento no nível corporativo: integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e joint ventures.
Quando uma empresa adquire alguma organização concorrente que atua no mesmo segmento dela, qual estratégia foi adotada?
Alternativas:
· a) Integração Horizontal.
· b) Diversificação.
· c) Integração Vertical para frente.
· d) Integração vertical para trás.
· e) Integração linear.

Outros materiais