A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

Pré-visualização | Página 1 de 3

Iniciado em
	sexta, 14 Ago 2020, 20:22
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 14 Ago 2020, 20:54
	Tempo empregado
	32 minutos
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Entender a importância do conceito de ruralidade na implementação do cuidado à saúde.
O conceito de “Ruralidade” é importante para organizar o cuidado dos usuários do campo, da floresta e das águas, implicando no entendimento de em entender que, para o setor saúde a definição do que é urbano ou rural vai além de elementos organizacionais, geoeconômicos ou territoriais. Qual alternativa abaixo relaciona-se à este conceito:
Escolha uma:
a. Leva em conta os índices e determinantes sociais da saúde disponíveis em bancos de dados nacionais para a avaliação das pessoas;
b. Exige competências específicas para condições rurais típicas, em geral mais simples do que profissionais dos meios urbanos;
c. Exige competências (habilidades, conhecimentos e atitudes) gerais, independente do tipo de demanda relacionada do modo de vida das pessoas;
d. Demanda competência cultural, focada nos problemas, necessidades, e recursos presentes na comunidade; 
CORRETA -  Atuar no meio rural exige um forte componente de competência cultural, focado nos problemas, necessidades, e recursos presentes na comunidade, trabalhando em cenários de “Isolamento” relativo, seja geográfico, organizacional ou de tecnologias, como infelizmente, ainda é a realidade rural brasileira.
REFERÊNCIA:  Targa LV, Wynn-Jones J, Howe A, Anderson MIP, Lopes JMC, Lermen Jr N, et al. Declaração de Gramado pela Saúde Rural nos países em desenvolvimento. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2014;9(32):292-294.Disponível em http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(32)982.
Ando, Nilson Massakazu et al. DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA "O Conceito de rural e o cuidado à saúde". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, [S.l.], v. 6, n. 19, p. 142-144, ago. 2011. ISSN 2179-7994. Disponível em: <https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/390>. Acesso em: 30 out. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc6(19)390
e. Considera e classifica as pessoas como rurais ou urbanas de acordo com os critérios geopolíticos estabelecidos pelo município;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Demanda competência cultural, focada nos problemas, necessidades, e recursos presentes na comunidade;.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar sinais e sintomas da hanseníase.
Durante suas atividades de rotina em uma comunidade rural, você atende Dona Maria, 45 anos, com sinais e sintomas característicos de hanseníase. Entre esses sinais e sintomas qual não écaracterístico da hanseníase?
Escolha uma:
a. Úlcera cutânea, indolor, com formato arredondado ou ovalado. 
A lesão descrita é típica da leishmaniose, não sendo característica com as lesões da hanseníase.
b. Ausência de sudorese no local das manchas, apresentando a pele seca.
c. Queda de pêlos, nos locais das manchas, incluindo nas sobrancelhas.
d. Manchas esbranquiçadas, com alterações de sensibilidade.
e. Espessamento de nervos periféricos, associada a dor.
Feedback
Sua resposta está correta.
REFERÊNCIA
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica no 21. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose. 2.ed.rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
A resposta correta é: Úlcera cutânea, indolor, com formato arredondado ou ovalado..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Atuar nos quadros de sífilis nos diversos cenários rurais.
Durante as atividades de pré-natal em uma comunidade rural, você verifica que o exame de VDRL da Sra. Francisca das Dores está positivo. Diante disso qual a conduta adequada?
Escolha uma:
a. Em alguns casos, nos quais os testes não treponêmicos (VDRL) permanecem baixos, não está indicado alta, permanecendo o acompanhamento durante vários anos.
b. Nos casos de memória ou cicatriz sorológica não iniciar tratamento. 
Com a instituição do tratamento correto, o teste não treponêmico (VDRL) tende a se negativar em 6 a 12 meses, podendo, no entanto, permanecer com títulos baixos por longos períodos de tempo ou até por toda a vida; é o que se denomina memória ou cicatriz sorológica da sífilis.
c. A gestante com história comprovada de alergia a penicilina só deve ser tratada após o parto.
d. Se após a instituição do tratamento correto, o VDRL não se negativar de imediato, repetir o tratamento.
e. Só tratar o(s)/a(s) parceiro(s)/a(s) após testar (VDRL).
Feedback
Sua resposta está correta.
REFERÊNCIA
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
A resposta correta é: Nos casos de memória ou cicatriz sorológica não iniciar tratamento..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Entender a relação ocupacional e as condições do ambiente em relação às doenças do trato respiratório.
 
“Em síntese, o presente estudo revela que o trabalho agrícola envolve com freqüência grande exposição a vários tipos de poeiras, orgânicas e minerais. Os agricultores que trabalhavam em ambientes com maior concentração de poeiras, em especial os avicultores, tinham mais sintomas respiratórios de asma e de doença respiratória crônica, sendo consistente com a literatura internacional. (...) Os resultados do presente estudo apontam a necessidade de se investir na proteção respiratória dos agricultores familiares e trabalhadores rurais assalariados, principalmente durante a realização de atividades com maior concentração de poeiras agrícolas (...)”.
O trecho acima foi retirado do artigo “Trabalho rural, exposição a poeiras e sintomas respiratórios entre agricultores” (FARIA et al, 2006: p.835). Sobre os problemas respiratórios entre as Populações do Campo, Florestas e Águas – PCFAs, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Manejos como a queima do canavial ou de espécies florestais, assim como a carvoaria, são atividades que pouco derivam em problemas respiratórios.
b. O preparo de solo pesado (aração, gradagem, escarificação etc) para início de novo plantio não interfere em problemas respiratórios entre a população local.
c. Na pecuária, os problemas respiratórios são mais problemáticos em sistemas produtivos intensivos, devido à grande concentração de animais por área. 
Os sistemas de criação animal intensivos são maiores produtores de partículas e poeiras, devido à alta concentração de animais por área.
Referência:
FARIA, N.M.X. et alli. 2006. Trabalho rural, exposição a poeiras e sintomas respiratórios entre agricultores. São Paulo: Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 05, p. 827-836.
d. É facilmente diagnosticado e referendado o nexo causal entre muitas doenças respiratórias crônicas com a ocupação dos trabalhadores rurais.
e. Não foi identificada nenhuma relação entre problemas respiratórios agudos e/ou crônicos e o uso de agrotóxicos pela população rural brasileira.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Na pecuária, os problemas respiratórios são mais problemáticos em sistemas produtivos intensivos, devido à grande concentração de animais por área..
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer ações que promovam a melhoria de saúde dos adolescentes.
Para promover ações que possam minimizar os problemas enfrentados pelos adolescentes é preciso um alinhamento entre diversos espaços sociais. A melhor combinação de espaços que possam contribuir para a melhoria de saúde dos adolescentes é a integração entre:
Escolha uma:
a.
Família e Vizinhança
b.
Família e Religião
c.
Família e Escola 
CORRETA. A literatura especializada identifica que a combinação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.