Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Fundamentos Históricos do Direito avaliação Final

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Fundamentos Históricos do Direito 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O advento da Modernidade modificou profundamente o modo de vida e os valores da sociedade europeia a partir do século XIV. Sobre as transformações no campo jurídico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A origem do Direito do Trabalho com a Revolução Industrial.
	 b)
	O movimento pela codificação do direito.
	 c)
	A elaboração do Código de Justiniano.
	 d)
	A elaboração do Direito Previdenciário com as Revoluções Burguesas.
	2.
	A subordinação colonial constitui-se no elemento central de construção da identidade cultural brasileira, reproduzindo as relações de poder de uma metrópole periférica e subalterna. Acerca do mapeamento sobre a formação econômica-social do Brasil colônia, analise as sentenças a seguir: 
I- A predominância de uma camada de latifundiários com interesses atrelados a grupos mercantis europeus.
II- A estrutura político-jurídica vai sempre representar os interesses dos proprietários locais, os homens bons, mas com poder limitado aos interesses reais.
III- O exercício de cidadania é limitado tanto pelo Estado Absolutista Metropolitano como pelo poder interno.
IV- A cultura dos escravos era predominante, principalmente das elites locais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	Em 1549, na tentativa de resgatar o controle, é instaurado pela coroa o governo geral, que assume amplas responsabilidades burocráticas e fiscais, tendo no comando o governador geral, possibilitando a formação de uma tímida justiça colonial administrada por um pequeno grupo de burocratas que vieram a serviço do governador. Sobre o sistema jurídico metropolitano, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ordenações Afonsinas; Ordenações Joaninas; Ordenações Gregas.
	 b)
	Ordenações Marinhas; Ordenações Marcelinas; Ordenações Filipinas.
	 c)
	Ordenações Afonsinas; Ordenações Manuelinas; Ordenações Filipinas.
	 d)
	Ordenações Afonsinas; Ordenações Manuelinas; Ordenações Romanas.
	4.
	A cultura jurídica nacional possui uma forte tradição monista. O monismo jurídico é uma das faces visíveis do positivismo jurídico, elaborado a partir dos séculos XVIII e XIX, sobretudo com a formação e consolidação dos Estados Nacionais. Acerca do monismo jurídico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reconhece como fonte de direito somente o Estado.
	 b)
	Entende que os códigos são a única fonte de direito.
	 c)
	Apenas reconhece como direito a lei e não os princípios jurídicos.
	 d)
	Apenas os juízes monocráticos podem promover a tutela jurisdicional.
	5.
	O sistema de capitanias hereditárias constituído por extensas faixas de terras doadas a portugueses para explorar a terra e promover o povoamento fracassou, com exceção de duas capitanias. Sobre essas capitanias, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Vera Cruz e Bizantina.
	 b)
	Vera Cruz e São Vicente.
	 c)
	Pernambuco e Bizantina.
	 d)
	São Vicente e Pernambuco.
	6.
	Ao longo da história, as religiões serviram a diferentes necessidades sociais, políticas e econômicas, influenciando comportamento e provocando fortes interferências na cultura vigente. Sobre as principais características do cristianismo, classifique V para as sentenças  verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O cristianismo encontra um fértil terreno entre os empobrecidos por ser portador de ideais e formas de comportamento que uniam pessoas divididas e fragmentadas pelo poder imperial romano, que privava as pessoas de qualquer esperança. 
(    ) O cristianismo foi visto pelos indivíduos mais cultos da época como uma espécie de reavivamento da relação entre o divino e o humano.
(    ) As práticas "pagãs" sobreviveram ao cristianismo adaptando-se a ele, a exemplo de rituais como procissões, invocação de santos, festas religiosas que substituíram as pagãs.
(    ) Os rituais adotados pelos convertidos - era adoração por vários deuses - faziam com que houvesse desconfiança. Era uma crença aberta a escravos e senhores, homens e mulheres, que pregava a igualdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	A partir do século XVI, no mundo europeu, ocorrem inúmeras transformações que culminam com a desagregação do mundo medieval e surgimento da modernidade. Nesta nova etapa será elaborada uma nova concepção de direito e de exercício de poder. Dentre os elementos fundamentais para a construção do Direito Moderno, destaca-se a consolidação do Estado. Acerca da relação entre Direito e Estado na modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado torna-se o único ente político legítimo para a produção das normas jurídicas.
	 b)
	Para os juristas modernos, o Direito deve ser interpretado segundo os códigos e não segundo os interesses do Estado.
	 c)
	Na modernidade há a separação de poderes, ocorrendo, por via de consequência, também a separação entre Direito e Política.
	 d)
	Para o Direito moderno, o Estado não deve intervir nas relações sociais e econômicas, ocorrendo, assim, a absoluta separação entre Direito e Política.
	8.
	Na Grécia Antiga encontramos profundas diferenças sociais entre os homens livres, mulheres, escravos e estrangeiros. Acerca da condição dos escravos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aos escravos era possível participar da vida política da cidade.
	 b)
	Para os gregos, em geral, a escravidão era uma condição somente política e jurídica.
	 c)
	Os escravos eram usados exclusivamente na agricultura e não exerciam serviços burocráticos.
	 d)
	Pelos trajes e funções dos estrangeiros não era possível distinguir os homens livres dos escravos.
	9.
	O mundo medieval era marcado por laços pessoais entre os nobres através da concessão de feudos. A mútua fidelidade entre os nobres e destes com os servos e a descentralização política é a grande característica dessa etapa histórica. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a organização política e jurídica paradoxal com instituições que vão tentar garantir a estabilidade do poder:
	 a)
	Papa; servo; clero e povo.
	 b)
	Escravo; servo; clero e povo.
	 c)
	Senador; escravo; servo e povo.
	 d)
	Rei; nobreza; clero e povo.
	10.
	A história do direito realiza sua função ao contribuir para a elaboração de uma perspectiva que compreenda o fenômeno do direito enquanto produto das relações e contextos sociais, econômicos e políticos localizados temporalmente, e assim é assegurada a formação crítica dos juristas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nossa formação acadêmica exige compreender o presente desvelando os valores e as práticas jurídicas consolidadas ao longo do tempo, ampliando, assim, nossa cultura jurídica, sendo o estudo histórico do direito um importante elemento para o saber formativo.
II- O objetivo da história do direito é compreender a construção do direito atual, desde a articulação de fatores ao longo do tempo, reexaminando sua fontes de produção, as concepções, técnicas e instituições que o foram elaborando e legitimando.
III- O campo do estudo da história do direito não é o da dogmática jurídica, que delimita conceitos desde concepções indiscutíveis e estáveis, mas um campo partilhado por outras disciplinas.
IV- Pode ser definido como campo de estudo acerca dos conceitos operacionais do direito ("verdades" preestabelecidas") usados para solucionar na prática controvérsias jurídicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Parte
Página12