A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação do curso Desenvolvimento e Processos Evolutivos do Indivíduo Idoso da UniBF

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. A educação física tem papel fundamental na atenção ao idoso, baseada em evidências incontestáveis. Assim, em relação às recomendações e aos benefícios do treinamento físico para a população idosa, leia com atenção e marque a resposta correta.
Dentre os sistemas fisiológicos do corpo humano, o cardiovascular é a estratégia de primeira linha de treinamento físico para a população idosa. Esse benefício pode ser alcançado com caminhadas ou corridas, além das sessões de alongamentos.
Os níveis de flexibilidade, embora importantes para a saúde, não interferem no risco de quedas dos idosos; situação bem conhecida nessa população. Assim, modalidades como o pilates são mais úteis para a socialização do que para essa valência física (flexibilidade).
Um programa de exercícios de força com intensidade moderada-alta é indicado para a população idosa por melhorar a qualidade muscular, resultando em melhora da qualidade de vida. Contudo, o tempo para esse benefício só é observado com no mínimo seis meses, devido à estrutura frágil em que o idoso se encontra.
Embora o treinamento físico seja importante sobre parâmetros, tais como capacidade cardiorrespiratória, qualidade muscular, flexibilidade e composição corporal, pouco é conhecido sobre os benefícios cognitivos e psicológicos.
Além do trabalho de força, potência e resistência muscular, é importante incluir exercícios proprioceptivos porque ajudam a aumentar a capacidade de equilíbrio estático e dinâmico na população idosa.
2. Em relação aos aspectos físicos, o idoso mostra alterações marcantes, talvez mais acentuadas que nas outras etapas da vida. Assim, de acordo com esse tema, está correto afimar que:
um dos maiores declínios e que acarretam sérios problemas ao idoso é a perda da massa magra. É observada uma perda de aproximadamente 50% da musculatura e da força em um idoso de 70-75 anos em comparação àqueles de 30 anos de idade.
o conceito atual de sarcopenia envolve muito mais a avaliação sobre o massa/volume muscular do que a avaliação sobre a força que esa massa muscular produz.
para o idoso, a obesidade é um dos principais fatores de risco cardiovascular, assim como no adulto jovem e de meia-idade.
a diminuição na mobilidade do idoso é em decorrência dos aspectos morfológicos musculares em detrimento à atividade do sistema nervoso. Assim, basta treinar a musculatura para que o idoso restabeleça a sua mobilidade.
o idoso apresenta um declínio no metabolismo energético devido à diminuição da massa magra (músculo). Assim, a condição de diabetes mellitus tipo 2, uma doença classicamente metabólica, é o principal fator de risco cardiovascular nessa etapa da vida.
3. O idoso apresenta um declínio na atividade cognitiva que, por vezes, é confundido com o início do estado demencial. Acerca desse tema, analise as proposições a seguir. I. Senescência corresponde ao processo de envelhecimento natural e saudável, portanto, é esperado de um idoso senescente uma certa dificuldade de memorização, mas associada a nenhuma doença. II. Senilidade é o envelhecimento associado ao processo de doenças crônicas que acarretam redução no desenvolvimento humano no idoso de forma bem mais acentuada que a senescência. III. A demência de Alzheimer é caracterizada, primeiro, pela perda de habilidades e do padrão de movimento básicos, como caminhar e equilibrar-se. Após, essa demência evolui para a diminuição da atividade cognitiva. Qual(is) está(ão) correta(s)?
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição II está correta.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Todas as proposições estão corretas.
4. Se os parâmetros físicos declinarem abaixo do nível requerido para a realização das atividades da vida diária, isso resultará em dependência funcional do idoso, influenciando na sua qualidade de vida. Em relação à temática, analise as seguintes proposições: I. Há uma estreita relação entre o uso de medicamentos e o risco de quedas em idosos. II. Uma das principais consequências geradas pelas quedas é a perda da autonomia e independência do idoso III. Idosos podem apresentar dificuldades nos cuidados pessoais básicos como vestir-se, banhar-se, levantar-se da cama e sentar-se em uma cadeira, utilizar o banheiro, comer e caminhar em função dos baixos índices de aptidão física. IV. Níveis elevados de atividade física parecem estar correlacionados com o aumento do processo de declínio cognitivo e com piores índices de qualidade de vida em idosos É correto o que se afirma em:
Somente II e III​​​​​​​.
Somente II e IV​​​​​​​.
Somente I, II e III.
Somente II, III e IV​​​​​​​.
Somente III e IV.
5. Justifica-se a importância da avaliação funcional, de aptidão física e antropométrica, uma vez que é fundamental que todos os profissionais envolvidos com avaliação e intervenção em idosos possam diagnosticar e verificar com precisão o quão eficiente está sendo o programa de exercícios físicos que está sendo aplicado. São considerados testes de avaliação funcional, aptidão física e antropométrica, respectivamente:
Teste de seis minutos, apoio unipodático e medida de estatura​​​​​​​.
Peso e estatura, sentar e alcançar, escala de equilíbrio Berg.​​​​​​​
Time Up and Go, flexão do cotovelo e peso e estatura​​​​​​​.
Time Up and Go, escala de Berg e índice de Katz​​​​​​​.
Levantar e sentar na cadeira, andar seis minutos e peso e estatura.
6. Alguns estudiosos identificaram um padrão cognitivo e uma nova organização da estrutura de pensamento do idoso. Baseado nessa ideia, assinale a alternativa correta.
Não há evidências concretas de que o idoso tenha menor atividade cognitiva. Embora apresente menor tempo de resposta ao raciocínio, esse fato não implica menor cognição.
A lentificação dos processos cognitivos é um exemplo claro de demência de Alzheimer. Assim, testes são aplicados para quantificar essa lentificação e determinar o diagnóstico da demência.
A pessoa idosa apresenta uma diminuição de atividade cerebral, principalmente no cerebelo, região responsável pela função executiva: capacidade de planejar, sequenciar e executar atividades cognitivas.
O idoso apresenta evidências de um pensamento concreto, ou seja, o pensamento voltado para o mundo real, muito em função do declínio de memória e de impossibilidade ao abstrato.
O declínio da atividade cognitiva de um idoso independe da vida atual e está intimamente ligado às questões e decisões tomadas na adolescência e na vida adulta (jovem e meia-idade).
7. Uma das mudanças mais marcantes observáveis durante todo o processo de envelhecimento é o declínio da capacidade de movimento. Por esse motivo, a determinação da aptidão física e funcional do idoso deve ser priorizada na elaboração de programas de intervenção. Analise as alternativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso): I. ( ) Para haver um envelhecimento de boa qualidade, é importante uma estratégia de prevenção e tratamento das doenças crônico-degenerativas, a ser desenvolvida por meio da adoção de um conjunto de hábitos saudáveis de vida, que inclui a prática de exercício físico. II. ( ) A capacidade funcional avalia apenas os déficits físicos e as atividades de vida diária. III. ( ) Senior Fitness Test (SFT) é uma bateria muito difundida e utilizada para a avaliação das atividades de vida diária de idosos em diferentes países. IV. ( ) Teste funcionais são úteis na avaliação da mobilidade e equilíbrio em idosos, sendo que o objetivo é verificar a capacidade dos idosos em desempenhar as atividades funcionais do cotidiano, bem como o risco de quedas. V.( ) O Índice de Massa Corporal em idosos é uma medida antropométrica importante para indicar o estado nutricional de idosos. Diante do exposto, a sequência correta é:
V, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.​​​​​​​
V, V, V, V, V​​​​​​​.
F, V, V, V, F.
V, V, V, V, F.
8. O teste inicia com o participante totalmente sentado na cadeira, postura ereta, mãos nas coxas, pés fixos ao chão, estando um pé ligeiramente mais a frente do outro. Ao sinal de ‘ínício’’, o participante deve levantar-se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.