Logo Passei Direto
Buscar

Cidadania digital_ educando para o uso consciente da internet

User badge image
Gileno Rêgo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com base nos dados apresentados e nas reflexões feitas nesta primeira parte, especificamente sobre as orientações que crianças e adolescentes recebem sobre o uso da Internet,
qual das afirmacoes abaixo está CORRETA?
A. Apesar de serem uma das referências para os estudantes, os educadores não são os principais pontos de contato quando as crianças e adolescentes efetivamente buscam ajuda para situações de incômodo on-line. CORRETA: Os educadores são uma das referências buscadas por crianças e adolescentes, mas as pesquisas indicam que antes dos educadores elas buscam os pais e os amigos.
B. Não há evidência de que educadores costumam colocar regras sobre o que os alunos podem fazer na Internet da escola. O uso costuma ser livre e ilimitado.
C. Os pais de crianças e adolescentes usuários de Internet no Brasil possuem perfis muito semelhantes de controle sobre o uso da Internet: quase todos são usuários, acompanham tudo de perto e orientam desde os primeiros cliques dos filhos.
D. No Brasil, as crianças e adolescentes aprendem aspectos de segurança na Internet apenas na escola e nunca com seus amigos de maneira informal.

Qual das afirmações abaixo é a CORRETA?
A. Educar para o uso seguro e consciente não depende de pleno domínio dos aspectos técnicos da Internet, mesmo que seja importante termos noções básicas de uso. A educação para o uso seguro e consciente pode ser feita tratando de cidadania, autocuidado e outros tópicos não técnicos.
B. Somente os professores de informática têm condições de realizar atividades sobre o uso seguro e consciente da Internet.
C. As escolas devem se preocupar exclusivamente com o uso das tecnologias digitais para os conteúdos científicos curriculares.
D. Mesmo que os professores tentem aprender mais sobre a Internet, os alunos sempre saberão mais sobre cuidados e cidadania.

De acordo com as discussões feitas anteriormente,
assinale a alternativa CORRETA sobre a relação dos professores com as tecnologias nas escolas:
A. Em geral, as escolas ainda precisam oferecer palestras ou cursos sobre o uso responsável da Internet, pois este tema não está totalmente consolidado nem entre os educadores nem entre os alunos. CORRETA: Os cursos e palestras sobre uso responsável da Internet ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas, mesmo daquelas que já fazem um uso intenso das tecnologias digitais. Esse tema ainda precisa ser destacado na pauta e no planejamento.
B. Praticamente todos os educadores em atividade já tiveram, durante sua graduação, disciplinas específicas sobre como usar computador e Internet em atividades com alunos.
C. Como a maior parte dos educadores não teve formação específica sobre o uso das tecnologias, em quase nenhuma escola do país há o uso da Internet para realizar atividades pedagógicas com os estudantes.
D. Os educadores não precisam conhecer os hábitos de uso da Internet específicos dos alunos da sua escola, uma vez que o uso é igual em todo o Brasil, e não há diferença entre classes sociais.

De acordo com os dados apresentados sobre o contexto de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil,
assinale a alternativa CORRETA.
A. O uso da Internet ainda é um privilégio apenas para crianças e adolescentes de classes sociais mais favorecidas.
B. As pesquisas realizadas pela SaferNet Brasil em 2009 indicavam que apenas os meninos usavam a Internet no cotidiano.
C. De acordo com as pesquisas TIC Kids Online, o Brasil já tem mais de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 9 anos e 17 anos que podem ser considerados usuários da Internet, de diferentes classes sociais e regiões do país. Apesar das desigualdades nas formas de acesso, as pesquisas confirmam a intensidade do uso da Internet nesta faixa etária nas diferentes classes sociais, o que pode ser percebido no cotidiano das salas de aula.
D. Não temos dados confiáveis sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil.

O uso da Internet abre um vasto mundo de possibilidades. Além das oportunidades para lazer, estudo, trabalho e acesso à informação, estar on-line é também estar exposto a situações de vulnerabilidade.
Em relação à discussão sobre os riscos on-line, qual é a alternativa CORRETA?
A. Diferentemente de outros espaços sociais, quando estamos na Internet não temos como identificar uma situação de risco e ficamos muito mais vulneráveis a sofrer sérios danos.
B. As situações de risco na Internet são muito menos sérias do que as situações “fora da Internet”, porque os danos são apenas virtuais e imateriais.
C. Assim como em outros espaços, na Internet é fundamental diferenciar risco de dano. Reconhecer os riscos ajuda a evitar que gerem danos. Educar para o autocuidado é uma das estratégias que também valem para o mundo digital. Nem toda situação gera imediatamente um prejuízo. Quando temos condições de identificar uma situação de risco podemos reagir para evitar que ela gere danos, o que vale também para as crianças e os adolescentes.
D. Como as crianças não têm capacidade de desenvolver autonomia e autocuidado, é recomendável proibir o uso da Internet antes dos 12 (doze) anos para que não sejam vítimas de criminosos.

Assinale a afirmação CORRETA:
A. Mesmo que o uso da Internet seja cada vez mais privativo e individual pelo celular, crianças e adolescentes percebem com clareza a dimensão pública da rede e sempre se comportam com cuidado, segurança e cidadania.
B. A Internet não oferece muitas possibilidades para que os alunos consultem informações, criem conteúdos, expressem suas opiniões, conheçam pessoas e estudem. Ela oferece apenas diversão.
C. A vida na Internet é completamente diferente. A Internet é um mundo paralelo no qual não valem os mesmos direitos e deveres que temos em outros espaços sociais.
D. Os usos da Internet por crianças e adolescentes variam muito por país, cidade e cultura local, uma vez que a rede favorece a expressão da diversidade e invenção de usos possíveis das tecnologias.

Qual alternativa abaixo melhor descreve a abordagem deste curso sobre o tema: “uso seguro e consciente da Internet”?
A. É um tema que precisa ser compreendido em uma perspectiva mais ampla, relacionado às novas realidades sociais e culturais vivenciadas pelos alunos e pelos educadores no mundo contemporâneo.
B. É um tema que pode ser tratado apenas pelos educadores que possuem profundo conhecimento técnico e jurídico sobre Internet.
C. Não é um tema que precise ser incorporado às ações educativas das escolas, pois não tem direta relação com o processo de ensino e aprendizagem.
D. Apesar de ser um tema importante, os educadores e as escolas não têm como contribuir devido à sobrecarga de outras demandas mais urgentes.

Com relação à nova Base Nacional Comum Curricular, identifique qual a afirmação CORRETA:
A. Considerando que uma parcela considerável de crianças, adolescentes e jovens brasileiros já usam a Internet desde muito cedo, a escola não tem muita contribuição a dar sobre esta tecnologia que os estudantes já dominam completamente.
B. A capacitação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania é uma demanda articulada com as competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular.
C. A utilização crítica e reflexiva das tecnologias digitais estava na proposta inicial da Base Nacional Comum Curricular, mas foi excluída na versão final por não ser mais um tema relevante na atualidade.
D. A educação para o uso seguro e consciente da Internet não tem articulação com as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular, uma vez que o foco do ensino deve ser sempre e apenas nos conhecimentos científicos das disciplinas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A. Como a leitura das leis é muito cansativa para fazer com os alunos, é impossível trabalhar a noção de direitos e deveres on-line.
B. Não há recursos disponíveis para incluir o debate sobre cidadania digital nas atividades com os alunos.
C. Dentre as alternativas para incluir o uso seguro e consciente da Internet nas atividades escolares, podemos citar: inclusão como tema transversal nas diferentes disciplinas, temática de projetos interdisciplinares e palestras.
D. A única possibilidade de trabalhar o uso seguro e consciente da Internet nas escolas seria por meio de uma disciplina específica.

Assinale qual das afirmações abaixo está CORRETA:
A. Uma das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos sugere excluir e evitar a temática da educação em Direitos Humanos nos programas de inclusão digital e de educação a distância.
B. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos apontam que a Educação em Direitos Humanos deverá ser considerada no planejamento das instituições, de forma transversal, inclusive na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP).
C. A inserção dos conhecimentos relacionados à Educação em Direitos Humanos nos currículos só pode ocorrer como atividade extra, no contraturno, sem interferir no horário de aulas.
D. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos proíbe a criação de programas de formação de profissionais da educação e áreas afins, quando o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura crítica da mídia na perspectiva dos Direitos Humanos.

Com base nos dados apresentados e nas reflexões feitas nesta primeira parte, especificamente sobre as orientações que crianças e adolescentes recebem sobre o uso da Internet, qual das afirmacoes abaixo está CORRETA?
Escolha uma:
A. Apesar de serem uma das referências para os estudantes, os educadores não são os principais pontos de contato quando as crianças e adolescentes efetivamente buscam ajuda para situações de incômodo on-line. CORRETA: Os educadores são uma das referências buscadas por crianças e adolescentes, mas as pesquisas indicam que antes dos educadores elas buscam os pais e os amigos.
B. Não há evidência de que educadores costumam colocar regras sobre o que os alunos podem fazer na Internet da escola. O uso costuma ser livre e ilimitado.
C. Os pais de crianças e adolescentes usuários de Internet no Brasil possuem perfis muito semelhantes de controle sobre o uso da Internet: quase todos são usuários, acompanham tudo de perto e orientam desde os primeiros cliques dos filhos.
D. No Brasil, as crianças e adolescentes aprendem aspectos de segurança na Internet apenas na escola e nunca com seus amigos de maneira informal.

De acordo com as discussões feitas anteriormente, assinale a alternativa CORRETA sobre a relação dos professores com as tecnologias nas escolas:
Escolha uma:
A. Em geral, as escolas ainda precisam oferecer palestras ou cursos sobre o uso responsável da Internet, pois este tema não está totalmente consolidado nem entre os educadores nem entre os alunos. CORRETA: Os cursos e palestras sobre uso responsável da Internet ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas, mesmo daquelas que já fazem um uso intenso das tecnologias digitais. Esse tema ainda precisa ser destacado na pauta e no planejamento.
B. Praticamente todos os educadores em atividade já tiveram, durante sua graduação, disciplinas específicas sobre como usar computador e Internet em atividades com alunos.
C. Como a maior parte dos educadores não teve formação específica sobre o uso das tecnologias, em quase nenhuma escola do país há o uso da Internet para realizar atividades pedagógicas com os estudantes.
D. Os educadores não precisam conhecer os hábitos de uso da Internet específicos dos alunos da sua escola, uma vez que o uso é igual em todo o Brasil, e não há diferença entre classes sociais.

De acordo com os dados apresentados sobre o contexto de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
A. O uso da Internet ainda é um privilégio apenas para crianças e adolescentes de classes sociais mais favorecidas.
B. As pesquisas realizadas pela SaferNet Brasil em 2009 indicavam que apenas os meninos usavam a Internet no cotidiano.
C. De acordo com as pesquisas TIC Kids Online, o Brasil já tem mais de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 9 anos e 17 anos que podem ser considerados usuários da Internet, de diferentes classes sociais e regiões do país. Apesar das desigualdades nas formas de acesso, as pesquisas confirmam a intensidade do uso da Internet nesta faixa etária nas diferentes classes sociais, o que pode ser percebido no cotidiano das salas de aula.
D. Não temos dados confiáveis sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil.

O uso da Internet abre um vasto mundo de possibilidades. Além das oportunidades para lazer, estudo, trabalho e acesso à informação, estar on-line é também estar exposto a situações de vulnerabilidade. Em relação à discussão sobre os riscos on-line, qual é a alternativa CORRETA?
Escolha uma:
A. Diferentemente de outros espaços sociais, quando estamos na Internet não temos como identificar uma situação de risco e ficamos muito mais vulneráveis a sofrer sérios danos.
B. As situações de risco na Internet são muito menos sérias do que as situações “fora da Internet”, porque os danos são apenas virtuais e imateriais.
C. Assim como em outros espaços, na Internet é fundamental diferenciar risco de dano. Reconhecer os riscos ajuda a evitar que gerem danos. Educar para o autocuidado é uma das estratégias que também valem para o mundo digital. Nem toda situação gera imediatamente um prejuízo. Quando temos condições de identificar uma situação de risco podemos reagir para evitar que ela gere danos, o que vale também para as crianças e os adolescentes.
D. Como as crianças não têm capacidade de desenvolver autonomia e autocuidado, é recomendável proibir o uso da Internet antes dos 12 (doze) anos para que não sejam vítimas de criminosos.

Assinale a afirmação CORRETA:
A. Mesmo que o uso da Internet seja cada vez mais privativo e individual pelo celular, crianças e adolescentes percebem com clareza a dimensão pública da rede e sempre se comportam com cuidado, segurança e cidadania.
B. A Internet não oferece muitas possibilidades para que os alunos consultem informações, criem conteúdos, expressem suas opiniões, conheçam pessoas e estudem. Ela oferece apenas diversão.
C. A vida na Internet é completamente diferente. A Internet é um mundo paralelo no qual não valem os mesmos direitos e deveres que temos em outros espaços sociais.
D. Os usos da Internet por crianças e adolescentes variam muito por país, cidade e cultura local, uma vez que a rede favorece a expressão da diversidade e invenção de usos possíveis das tecnologias. CORRETA: A dinâmica de abertura e participação na Internet permite a expressão plural de culturas, comportamentos, estilos e conteúdos que são compartilhados em escala global. Os usos são sempre muito variados em cada contexto. Isso favorece também inovar nas práticas pedagógicas.

Qual alternativa abaixo melhor descreve a abordagem deste curso sobre o tema: “uso seguro e consciente da Internet”?
Escolha uma:
A. É um tema que precisa ser compreendido em uma perspectiva mais ampla, relacionado às novas realidades sociais e culturais vivenciadas pelos alunos e pelos educadores no mundo contemporâneo. Parabéns!
B. É um tema que pode ser tratado apenas pelos educadores que possuem profundo conhecimento técnico e jurídico sobre Internet.
C. Não é um tema que precise ser incorporado às ações educativas das escolas, pois não tem direta relação com o processo de ensino e aprendizagem.
D. Apesar de ser um tema importante, os educadores e as escolas não têm como contribuir devido à sobrecarga de outras demandas mais urgentes.

Com relação à nova Base Nacional Comum Curricular, identifique qual a afirmação CORRETA:
A. Considerando que uma parcela considerável de crianças, adolescentes e jovens brasileiros já usam a Internet desde muito cedo, a escola não tem muita contribuição a dar sobre esta tecnologia que os estudantes já dominam completamente.
B. A capacitação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania é uma demanda articulada com as competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular. CORRETA: A utilização crítica das tecnologias digitais é tão importante na atualidade que foi incluída como uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular.
C. A utilização crítica e reflexiva das tecnologias digitais estava na proposta inicial da Base Nacional Comum Curricular, mas foi excluída na versão final por não ser mais um tema relevante na atualidade.
D. A educação para o uso seguro e consciente da Internet não tem articulação com as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular, uma vez que o foco do ensino deve ser sempre e apenas nos conhecimentos científicos das disciplinas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A. Como a leitura das leis é muito cansativa para fazer com os alunos, é impossível trabalhar a noção de direitos e deveres on-line.
B. Não há recursos disponíveis para incluir o debate sobre cidadania digital nas atividades com os alunos.
C. Dentre as alternativas para incluir o uso seguro e consciente da Internet nas atividades escolares, podemos citar: inclusão como tema transversal nas diferentes disciplinas, temática de projetos interdisciplinares e palestras. CORRETA: Há muitos caminhos possíveis para trabalhar o tema. O importante é incluir a temática de maneira adequada à realidade social dos alunos e integrada ao planejamento da instituição.
D. A única possibilidade de trabalhar o uso seguro e consciente da Internet nas escolas seria por meio de uma disciplina específica.

Assinale qual das afirmações abaixo está CORRETA:
A. Uma das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos sugere excluir e evitar a temática da educação em Direitos Humanos nos programas de inclusão digital e de educação a distância.
B. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos apontam que a Educação em Direitos Humanos deverá ser considerada no planejamento das instituições, de forma transversal, inclusive na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). CORRETA: A educação em Direitos Humanos precisa ser incluída de maneira transversal nas disciplinas e no planejamento das instituições de ensino, compondo com demais eixos e atividades disciplinares.
C. A inserção dos conhecimentos relacionados à Educação em Direitos Humanos nos currículos só pode ocorrer como atividade extra, no contraturno, sem interferir no horário de aulas.
D. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos proíbe a criação de programas de formação de profissionais da educação e áreas afins, quando o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura crítica da mídia na perspectiva dos Direitos Humanos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com base nos dados apresentados e nas reflexões feitas nesta primeira parte, especificamente sobre as orientações que crianças e adolescentes recebem sobre o uso da Internet,
qual das afirmacoes abaixo está CORRETA?
A. Apesar de serem uma das referências para os estudantes, os educadores não são os principais pontos de contato quando as crianças e adolescentes efetivamente buscam ajuda para situações de incômodo on-line. CORRETA: Os educadores são uma das referências buscadas por crianças e adolescentes, mas as pesquisas indicam que antes dos educadores elas buscam os pais e os amigos.
B. Não há evidência de que educadores costumam colocar regras sobre o que os alunos podem fazer na Internet da escola. O uso costuma ser livre e ilimitado.
C. Os pais de crianças e adolescentes usuários de Internet no Brasil possuem perfis muito semelhantes de controle sobre o uso da Internet: quase todos são usuários, acompanham tudo de perto e orientam desde os primeiros cliques dos filhos.
D. No Brasil, as crianças e adolescentes aprendem aspectos de segurança na Internet apenas na escola e nunca com seus amigos de maneira informal.

Qual das afirmações abaixo é a CORRETA?
A. Educar para o uso seguro e consciente não depende de pleno domínio dos aspectos técnicos da Internet, mesmo que seja importante termos noções básicas de uso. A educação para o uso seguro e consciente pode ser feita tratando de cidadania, autocuidado e outros tópicos não técnicos.
B. Somente os professores de informática têm condições de realizar atividades sobre o uso seguro e consciente da Internet.
C. As escolas devem se preocupar exclusivamente com o uso das tecnologias digitais para os conteúdos científicos curriculares.
D. Mesmo que os professores tentem aprender mais sobre a Internet, os alunos sempre saberão mais sobre cuidados e cidadania.

De acordo com as discussões feitas anteriormente,
assinale a alternativa CORRETA sobre a relação dos professores com as tecnologias nas escolas:
A. Em geral, as escolas ainda precisam oferecer palestras ou cursos sobre o uso responsável da Internet, pois este tema não está totalmente consolidado nem entre os educadores nem entre os alunos. CORRETA: Os cursos e palestras sobre uso responsável da Internet ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas, mesmo daquelas que já fazem um uso intenso das tecnologias digitais. Esse tema ainda precisa ser destacado na pauta e no planejamento.
B. Praticamente todos os educadores em atividade já tiveram, durante sua graduação, disciplinas específicas sobre como usar computador e Internet em atividades com alunos.
C. Como a maior parte dos educadores não teve formação específica sobre o uso das tecnologias, em quase nenhuma escola do país há o uso da Internet para realizar atividades pedagógicas com os estudantes.
D. Os educadores não precisam conhecer os hábitos de uso da Internet específicos dos alunos da sua escola, uma vez que o uso é igual em todo o Brasil, e não há diferença entre classes sociais.

De acordo com os dados apresentados sobre o contexto de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil,
assinale a alternativa CORRETA.
A. O uso da Internet ainda é um privilégio apenas para crianças e adolescentes de classes sociais mais favorecidas.
B. As pesquisas realizadas pela SaferNet Brasil em 2009 indicavam que apenas os meninos usavam a Internet no cotidiano.
C. De acordo com as pesquisas TIC Kids Online, o Brasil já tem mais de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 9 anos e 17 anos que podem ser considerados usuários da Internet, de diferentes classes sociais e regiões do país. Apesar das desigualdades nas formas de acesso, as pesquisas confirmam a intensidade do uso da Internet nesta faixa etária nas diferentes classes sociais, o que pode ser percebido no cotidiano das salas de aula.
D. Não temos dados confiáveis sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil.

O uso da Internet abre um vasto mundo de possibilidades. Além das oportunidades para lazer, estudo, trabalho e acesso à informação, estar on-line é também estar exposto a situações de vulnerabilidade.
Em relação à discussão sobre os riscos on-line, qual é a alternativa CORRETA?
A. Diferentemente de outros espaços sociais, quando estamos na Internet não temos como identificar uma situação de risco e ficamos muito mais vulneráveis a sofrer sérios danos.
B. As situações de risco na Internet são muito menos sérias do que as situações “fora da Internet”, porque os danos são apenas virtuais e imateriais.
C. Assim como em outros espaços, na Internet é fundamental diferenciar risco de dano. Reconhecer os riscos ajuda a evitar que gerem danos. Educar para o autocuidado é uma das estratégias que também valem para o mundo digital. Nem toda situação gera imediatamente um prejuízo. Quando temos condições de identificar uma situação de risco podemos reagir para evitar que ela gere danos, o que vale também para as crianças e os adolescentes.
D. Como as crianças não têm capacidade de desenvolver autonomia e autocuidado, é recomendável proibir o uso da Internet antes dos 12 (doze) anos para que não sejam vítimas de criminosos.

Assinale a afirmação CORRETA:
A. Mesmo que o uso da Internet seja cada vez mais privativo e individual pelo celular, crianças e adolescentes percebem com clareza a dimensão pública da rede e sempre se comportam com cuidado, segurança e cidadania.
B. A Internet não oferece muitas possibilidades para que os alunos consultem informações, criem conteúdos, expressem suas opiniões, conheçam pessoas e estudem. Ela oferece apenas diversão.
C. A vida na Internet é completamente diferente. A Internet é um mundo paralelo no qual não valem os mesmos direitos e deveres que temos em outros espaços sociais.
D. Os usos da Internet por crianças e adolescentes variam muito por país, cidade e cultura local, uma vez que a rede favorece a expressão da diversidade e invenção de usos possíveis das tecnologias.

Qual alternativa abaixo melhor descreve a abordagem deste curso sobre o tema: “uso seguro e consciente da Internet”?
A. É um tema que precisa ser compreendido em uma perspectiva mais ampla, relacionado às novas realidades sociais e culturais vivenciadas pelos alunos e pelos educadores no mundo contemporâneo.
B. É um tema que pode ser tratado apenas pelos educadores que possuem profundo conhecimento técnico e jurídico sobre Internet.
C. Não é um tema que precise ser incorporado às ações educativas das escolas, pois não tem direta relação com o processo de ensino e aprendizagem.
D. Apesar de ser um tema importante, os educadores e as escolas não têm como contribuir devido à sobrecarga de outras demandas mais urgentes.

Com relação à nova Base Nacional Comum Curricular, identifique qual a afirmação CORRETA:
A. Considerando que uma parcela considerável de crianças, adolescentes e jovens brasileiros já usam a Internet desde muito cedo, a escola não tem muita contribuição a dar sobre esta tecnologia que os estudantes já dominam completamente.
B. A capacitação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania é uma demanda articulada com as competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular.
C. A utilização crítica e reflexiva das tecnologias digitais estava na proposta inicial da Base Nacional Comum Curricular, mas foi excluída na versão final por não ser mais um tema relevante na atualidade.
D. A educação para o uso seguro e consciente da Internet não tem articulação com as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular, uma vez que o foco do ensino deve ser sempre e apenas nos conhecimentos científicos das disciplinas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A. Como a leitura das leis é muito cansativa para fazer com os alunos, é impossível trabalhar a noção de direitos e deveres on-line.
B. Não há recursos disponíveis para incluir o debate sobre cidadania digital nas atividades com os alunos.
C. Dentre as alternativas para incluir o uso seguro e consciente da Internet nas atividades escolares, podemos citar: inclusão como tema transversal nas diferentes disciplinas, temática de projetos interdisciplinares e palestras.
D. A única possibilidade de trabalhar o uso seguro e consciente da Internet nas escolas seria por meio de uma disciplina específica.

Assinale qual das afirmações abaixo está CORRETA:
A. Uma das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos sugere excluir e evitar a temática da educação em Direitos Humanos nos programas de inclusão digital e de educação a distância.
B. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos apontam que a Educação em Direitos Humanos deverá ser considerada no planejamento das instituições, de forma transversal, inclusive na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP).
C. A inserção dos conhecimentos relacionados à Educação em Direitos Humanos nos currículos só pode ocorrer como atividade extra, no contraturno, sem interferir no horário de aulas.
D. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos proíbe a criação de programas de formação de profissionais da educação e áreas afins, quando o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura crítica da mídia na perspectiva dos Direitos Humanos.

Com base nos dados apresentados e nas reflexões feitas nesta primeira parte, especificamente sobre as orientações que crianças e adolescentes recebem sobre o uso da Internet, qual das afirmacoes abaixo está CORRETA?
Escolha uma:
A. Apesar de serem uma das referências para os estudantes, os educadores não são os principais pontos de contato quando as crianças e adolescentes efetivamente buscam ajuda para situações de incômodo on-line. CORRETA: Os educadores são uma das referências buscadas por crianças e adolescentes, mas as pesquisas indicam que antes dos educadores elas buscam os pais e os amigos.
B. Não há evidência de que educadores costumam colocar regras sobre o que os alunos podem fazer na Internet da escola. O uso costuma ser livre e ilimitado.
C. Os pais de crianças e adolescentes usuários de Internet no Brasil possuem perfis muito semelhantes de controle sobre o uso da Internet: quase todos são usuários, acompanham tudo de perto e orientam desde os primeiros cliques dos filhos.
D. No Brasil, as crianças e adolescentes aprendem aspectos de segurança na Internet apenas na escola e nunca com seus amigos de maneira informal.

De acordo com as discussões feitas anteriormente, assinale a alternativa CORRETA sobre a relação dos professores com as tecnologias nas escolas:
Escolha uma:
A. Em geral, as escolas ainda precisam oferecer palestras ou cursos sobre o uso responsável da Internet, pois este tema não está totalmente consolidado nem entre os educadores nem entre os alunos. CORRETA: Os cursos e palestras sobre uso responsável da Internet ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas, mesmo daquelas que já fazem um uso intenso das tecnologias digitais. Esse tema ainda precisa ser destacado na pauta e no planejamento.
B. Praticamente todos os educadores em atividade já tiveram, durante sua graduação, disciplinas específicas sobre como usar computador e Internet em atividades com alunos.
C. Como a maior parte dos educadores não teve formação específica sobre o uso das tecnologias, em quase nenhuma escola do país há o uso da Internet para realizar atividades pedagógicas com os estudantes.
D. Os educadores não precisam conhecer os hábitos de uso da Internet específicos dos alunos da sua escola, uma vez que o uso é igual em todo o Brasil, e não há diferença entre classes sociais.

De acordo com os dados apresentados sobre o contexto de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
A. O uso da Internet ainda é um privilégio apenas para crianças e adolescentes de classes sociais mais favorecidas.
B. As pesquisas realizadas pela SaferNet Brasil em 2009 indicavam que apenas os meninos usavam a Internet no cotidiano.
C. De acordo com as pesquisas TIC Kids Online, o Brasil já tem mais de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 9 anos e 17 anos que podem ser considerados usuários da Internet, de diferentes classes sociais e regiões do país. Apesar das desigualdades nas formas de acesso, as pesquisas confirmam a intensidade do uso da Internet nesta faixa etária nas diferentes classes sociais, o que pode ser percebido no cotidiano das salas de aula.
D. Não temos dados confiáveis sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil.

O uso da Internet abre um vasto mundo de possibilidades. Além das oportunidades para lazer, estudo, trabalho e acesso à informação, estar on-line é também estar exposto a situações de vulnerabilidade. Em relação à discussão sobre os riscos on-line, qual é a alternativa CORRETA?
Escolha uma:
A. Diferentemente de outros espaços sociais, quando estamos na Internet não temos como identificar uma situação de risco e ficamos muito mais vulneráveis a sofrer sérios danos.
B. As situações de risco na Internet são muito menos sérias do que as situações “fora da Internet”, porque os danos são apenas virtuais e imateriais.
C. Assim como em outros espaços, na Internet é fundamental diferenciar risco de dano. Reconhecer os riscos ajuda a evitar que gerem danos. Educar para o autocuidado é uma das estratégias que também valem para o mundo digital. Nem toda situação gera imediatamente um prejuízo. Quando temos condições de identificar uma situação de risco podemos reagir para evitar que ela gere danos, o que vale também para as crianças e os adolescentes.
D. Como as crianças não têm capacidade de desenvolver autonomia e autocuidado, é recomendável proibir o uso da Internet antes dos 12 (doze) anos para que não sejam vítimas de criminosos.

Assinale a afirmação CORRETA:
A. Mesmo que o uso da Internet seja cada vez mais privativo e individual pelo celular, crianças e adolescentes percebem com clareza a dimensão pública da rede e sempre se comportam com cuidado, segurança e cidadania.
B. A Internet não oferece muitas possibilidades para que os alunos consultem informações, criem conteúdos, expressem suas opiniões, conheçam pessoas e estudem. Ela oferece apenas diversão.
C. A vida na Internet é completamente diferente. A Internet é um mundo paralelo no qual não valem os mesmos direitos e deveres que temos em outros espaços sociais.
D. Os usos da Internet por crianças e adolescentes variam muito por país, cidade e cultura local, uma vez que a rede favorece a expressão da diversidade e invenção de usos possíveis das tecnologias. CORRETA: A dinâmica de abertura e participação na Internet permite a expressão plural de culturas, comportamentos, estilos e conteúdos que são compartilhados em escala global. Os usos são sempre muito variados em cada contexto. Isso favorece também inovar nas práticas pedagógicas.

Qual alternativa abaixo melhor descreve a abordagem deste curso sobre o tema: “uso seguro e consciente da Internet”?
Escolha uma:
A. É um tema que precisa ser compreendido em uma perspectiva mais ampla, relacionado às novas realidades sociais e culturais vivenciadas pelos alunos e pelos educadores no mundo contemporâneo. Parabéns!
B. É um tema que pode ser tratado apenas pelos educadores que possuem profundo conhecimento técnico e jurídico sobre Internet.
C. Não é um tema que precise ser incorporado às ações educativas das escolas, pois não tem direta relação com o processo de ensino e aprendizagem.
D. Apesar de ser um tema importante, os educadores e as escolas não têm como contribuir devido à sobrecarga de outras demandas mais urgentes.

Com relação à nova Base Nacional Comum Curricular, identifique qual a afirmação CORRETA:
A. Considerando que uma parcela considerável de crianças, adolescentes e jovens brasileiros já usam a Internet desde muito cedo, a escola não tem muita contribuição a dar sobre esta tecnologia que os estudantes já dominam completamente.
B. A capacitação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania é uma demanda articulada com as competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular. CORRETA: A utilização crítica das tecnologias digitais é tão importante na atualidade que foi incluída como uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular.
C. A utilização crítica e reflexiva das tecnologias digitais estava na proposta inicial da Base Nacional Comum Curricular, mas foi excluída na versão final por não ser mais um tema relevante na atualidade.
D. A educação para o uso seguro e consciente da Internet não tem articulação com as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular, uma vez que o foco do ensino deve ser sempre e apenas nos conhecimentos científicos das disciplinas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A. Como a leitura das leis é muito cansativa para fazer com os alunos, é impossível trabalhar a noção de direitos e deveres on-line.
B. Não há recursos disponíveis para incluir o debate sobre cidadania digital nas atividades com os alunos.
C. Dentre as alternativas para incluir o uso seguro e consciente da Internet nas atividades escolares, podemos citar: inclusão como tema transversal nas diferentes disciplinas, temática de projetos interdisciplinares e palestras. CORRETA: Há muitos caminhos possíveis para trabalhar o tema. O importante é incluir a temática de maneira adequada à realidade social dos alunos e integrada ao planejamento da instituição.
D. A única possibilidade de trabalhar o uso seguro e consciente da Internet nas escolas seria por meio de uma disciplina específica.

Assinale qual das afirmações abaixo está CORRETA:
A. Uma das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos sugere excluir e evitar a temática da educação em Direitos Humanos nos programas de inclusão digital e de educação a distância.
B. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos apontam que a Educação em Direitos Humanos deverá ser considerada no planejamento das instituições, de forma transversal, inclusive na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). CORRETA: A educação em Direitos Humanos precisa ser incluída de maneira transversal nas disciplinas e no planejamento das instituições de ensino, compondo com demais eixos e atividades disciplinares.
C. A inserção dos conhecimentos relacionados à Educação em Direitos Humanos nos currículos só pode ocorrer como atividade extra, no contraturno, sem interferir no horário de aulas.
D. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos proíbe a criação de programas de formação de profissionais da educação e áreas afins, quando o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura crítica da mídia na perspectiva dos Direitos Humanos.

Prévia do material em texto

1. Com base nos dados apresentados e nas reflexões feitas nesta primeira parte, especificamente sobre as 
orientações que crianças e adolescentes recebem sobre o uso da Internet, qual das afirmações abaixo está 
CORRETA? 
Escolha uma: 
A. Apesar de serem uma das referências para os estudantes, os educadores não são os principais pontos de contato 
quando as crianças e adolescentes efetivamente buscam ajuda para situações de incômodo on-line. CORRETA: 
Os educadores são uma das referências buscadas por crianças e adolescentes, mas as pesquisas indicam que 
antes dos educadores elas buscam os pais e os amigos. 
B. Não há evidência de que educadores costumam colocar regras sobre o que os alunos podem fazer na Internet da 
escola. O uso costuma ser livre e ilimitado. 
C. Os pais de crianças e adolescentes usuários de Internet no Brasil possuem perfis muito semelhantes de controle 
sobre o uso da Internet: quase todos são usuários, acompanham tudo de perto e orientam desde os primeiros 
cliques dos filhos. 
D. No Brasil, as crianças e adolescentes aprendem aspectos de segurança na Internet apenas na escola e nunca 
com seus amigos de maneira informal. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​2 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Qual das afirmações abaixo é a CORRETA? 
Escolha uma: 
A. Educar para o uso seguro e consciente não depende de pleno domínio dos aspectos técnicos da Internet, mesmo 
que seja importante termos noções básicas de uso. A educação para o uso seguro e consciente pode ser feita 
tratando de cidadania, autocuidado e outros tópicos não técnicos. 
B. Somente os professores de informática têm condições de realizar atividades sobre o uso seguro e consciente da 
Internet. 
C. As escolas devem se preocupar exclusivamente com o uso das tecnologias digitais para os conteúdos científicos 
curriculares. 
D. Mesmo que os professores tentem aprender mais sobre a Internet, os alunos sempre saberão mais sobre 
cuidados e cidadania. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​3 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com as discussões feitas anteriormente, assinale a alternativa CORRETA sobre a relação dos professores 
com as tecnologias nas escolas: 
Escolha uma: 
A. Em geral, as escolas ainda precisam oferecer palestras ou cursos sobre o uso responsável da Internet, pois este 
tema não está totalmente consolidado nem entre os educadores nem entre os alunos. CORRETA: Os cursos e 
palestras sobre uso responsável da Internet ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas, mesmo 
daquelas que já fazem um uso intenso das tecnologias digitais. Esse tema ainda precisa ser destacado na pauta 
e no planejamento. 
B. Praticamente todos os educadores em atividade já tiveram, durante sua graduação, disciplinas específicas sobre 
como usar computador e Internet em atividades com alunos. 
C. Como a maior parte dos educadores não teve formação específica sobre o uso das tecnologias, em quase 
nenhuma escola do país há o uso da Internet para realizar atividades pedagógicas com os estudantes. 
D. Os educadores não precisam conhecer os hábitos de uso da Internet específicos dos alunos da sua escola, uma 
vez que o uso é igual em todo o Brasil, e não há diferença entre classes sociais. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​4 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com os dados apresentados sobre o contexto de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, 
assinale a alternativa CORRETA. 
Escolha uma: 
A. O uso da Internet ainda é um privilégio apenas para crianças e adolescentes de classes sociais mais favorecidas. 
B. As pesquisas realizadas pela SaferNet Brasil em 2009 indicavam que apenas os meninos usavam a Internet no 
cotidiano. 
C. De acordo com as pesquisas TIC Kids Online, o Brasil já tem mais de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 
9 anos e 17 anos que podem ser considerados usuários da Internet, de diferentes classes sociais e regiões do 
país. Apesar das desigualdades nas formas de acesso, as pesquisas confirmam a intensidade do uso da Internet 
nesta faixa etária nas diferentes classes sociais, o que pode ser percebido no cotidiano das salas de aula. 
D. Não temos dados confiáveis sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​5 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O uso da Internet abre um vasto mundo de possibilidades. Além das oportunidades para lazer, estudo, trabalho e 
acesso à informação, estar on-line é também estar exposto a situações de vulnerabilidade. Em relação à discussão 
sobre os riscos on-line, qual é a alternativa CORRETA? 
Escolha uma: 
A. Diferentemente de outros espaços sociais, quando estamos na Internet não temos como identificar uma situação 
de risco e ficamos muito mais vulneráveis a sofrer sérios danos. 
B. As situações de risco na Internet são muito menos sérias do que as situações “fora da Internet”, porque os danos 
são apenas virtuais e imateriais. 
C. Assim como em outros espaços, na Internet é fundamental diferenciar risco de dano. Reconhecer os riscos ajuda 
a evitar que gerem danos. Educar para o autocuidado é uma das estratégias que também valem para o mundo 
digital. Nem toda situação gera imediatamente um prejuízo. Quando temos condições de identificar uma situação 
de risco podemos reagir para evitar que ela gere danos, o que vale também para as crianças e os adolescentes. 
D. Como as crianças não têm capacidade de desenvolver autonomia e autocuidado, é recomendável proibir o uso da 
Internet antes dos 12 (doze) anos para que não sejam vítimas de criminosos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​6 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Assinale a afirmação CORRETA: 
Escolha uma: 
A. Mesmo que o uso da Internet seja cada vez mais privativo e individual pelo celular, crianças e adolescentes 
percebem com clareza a dimensão pública da rede e sempre se comportam com cuidado, segurança e cidadania. 
B. A Internet não oferece muitas possibilidades para que os alunos consultem informações, criem conteúdos, 
expressem suas opiniões, conheçam pessoas e estudem. Ela oferece apenas diversão. 
C. A vida na Internet é completamente diferente. A Internet é um mundo paralelo no qual não valem os mesmos 
direitos e deveres que temos em outros espaços sociais. 
D. Os usos da Internet por crianças e adolescentes variam muito por país, cidade e cultura local, uma vez que a rede 
favorece a expressão da diversidade e invenção de usos possíveis das tecnologias. CORRETA: A dinâmica de 
abertura e participação na Internet permite a expressão plural de culturas, comportamentos, estilos e conteúdos 
que são compartilhados em escala global. Os usos são sempre muito variados em cada contexto. Isso favorece 
também inovar nas práticas pedagógicas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​7 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Qual alternativa abaixo melhor descreve a abordagem deste curso sobre o tema: “uso seguro e consciente da 
Internet”? 
Escolha uma: 
A. É um tema que precisa ser compreendido em uma perspectiva maisampla, relacionado às novas realidades 
sociais e culturais vivenciadas pelos alunos e pelos educadores no mundo contemporâneo. Parabéns! 
B. É um tema que pode ser tratado apenas pelos educadores que possuem profundo conhecimento técnico e jurídico 
sobre Internet. 
C. Não é um tema que precise ser incorporado às ações educativas das escolas, pois não tem direta relação com o 
processo de ensino e aprendizagem. 
D. Apesar de ser um tema importante, os educadores e as escolas não têm como contribuir devido à sobrecarga de 
outras demandas mais urgentes. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​8 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Com relação à nova Base Nacional Comum Curricular, identifique qual a afirmação CORRETA: 
 
Escolha uma: 
A. Considerando que uma parcela considerável de crianças, adolescentes e jovens brasileiros já usam a Internet 
desde muito cedo, a escola não tem muita contribuição a dar sobre esta tecnologia que os estudantes já 
dominam completamente. 
B. A capacitação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da 
cidadania é uma demanda articulada com as competências gerais da Educação Básica previstas na Base 
Nacional Comum Curricular. CORRETA: A utilização crítica das tecnologias digitais é tão importante na 
atualidade que foi incluída como uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. 
C. A utilização crítica e reflexiva das tecnologias digitais estava na proposta inicial da Base Nacional Comum 
Curricular, mas foi excluída na versão final por não ser mais um tema relevante na atualidade. 
D. A educação para o uso seguro e consciente da Internet não tem articulação com as competências gerais previstas 
na Base Nacional Comum Curricular, uma vez que o foco do ensino deve ser sempre e apenas nos 
conhecimentos científicos das disciplinas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​9 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Assinale a alternativa CORRETA: 
Escolha uma: 
A. Como a leitura das leis é muito cansativa para fazer com os alunos, é impossível trabalhar a noção de direitos e 
deveres on-line. 
B. Não há recursos disponíveis para incluir o debate sobre cidadania digital nas atividades com os alunos. 
C. Dentre as alternativas para incluir o uso seguro e consciente da Internet nas atividades escolares, podemos citar: 
inclusão como tema transversal nas diferentes disciplinas, temática de projetos interdisciplinares e palestras. 
CORRETA: Há muitos caminhos possíveis para trabalhar o tema. O importante é incluir a temática de maneira 
adequada à realidade social dos alunos e integrada ao planejamento da instituição. 
D. A única possibilidade de trabalhar o uso seguro e consciente da Internet nas escolas seria por meio de uma 
disciplina específica. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão ​10 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Assinale qual das afirmações abaixo está CORRETA: 
Escolha uma: 
A. Uma das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos sugere excluir e 
evitar a temática da educação em Direitos Humanos nos programas de inclusão digital e de educação a distância. 
B. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos apontam que a Educação em Direitos 
Humanos deverá ser considerada no planejamento das instituições, de forma transversal, inclusive na construção 
dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). CORRETA: A educação em Direitos Humanos precisa ser incluída de 
maneira transversal nas disciplinas e no planejamento das instituições de ensino, compondo com demais eixos e 
atividades disciplinares. 
C. A inserção dos conhecimentos relacionados à Educação em Direitos Humanos nos currículos só pode ocorrer 
como atividade extra, no contraturno, sem interferir no horário de aulas. 
D. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos proíbe a criação de programas de formação de profissionais 
da educação e áreas afins, quando o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura crítica da mídia na 
perspectiva dos Direitos Humanos. 
Feedback 
Sua resposta está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina