Buscar

TEORIAS RACIAIS E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRAS a6 e1

Prévia do material em texto

Disc.: HIST. POVOS IND. AFR 
	2020.3 EAD (GT) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		"No período romântico, a Literatura de cada nação europeia buscava frequentemente colocar em evidência seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes medievais. (...) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo [utilizando o índio]." (José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza) Esta reflexão refere-se ao:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Indianismo.
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Leia a citação a seguir e escolha a alternativa que melhor explica as consequências da mestiçagem para o Brasil. "A massa de mulatos, cafuzos, caboclos, pardos e cabras, lembravam, a todo o momento, que o Brasil era uma nação majoritariamente mestiça." (Aula 6, Tela 8)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A mestiçagem inviabilizava que o país galgasse o estágio supremo da civilização.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de dois autores que se dedicaram a refletir sobre a presença da cultura africana na identidade social brasileira.
	
	
	
	Gilberto Freyre e Nina Rodrigues.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		SOBRE A EUGENIA SERIA CORRETO AFIRMAR, EXCETO:
	
	
	
	
	
	
	O PENSAMENTO EUGÊNICO NÃO ESTAVA ATRELADO A UMA VISÃO DE HIERARQUIZAÇÃO DAS RAÇAS
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		"Enfim, em finais do século XIX , se a primeira vista a noção de evolução surgia como um conceito que parecia apagar diferenças e oposições, na prática reforçou perspectivas opostas: de um lado os evolucionistas sociais, que reafirmavam a existência de hierarquias entre os homens, porém acreditavam numa unidade fundamental entre estes; de outro os darwinistas sociais, que entendiam a diferença entre as raças como uma questão essencial". Lilia Schwarcz. "Usos e Abusos da Mestiçagem e da Raça no Brasil". Sobre as noções de evolução humana de fins do século XIX é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Todas as teorias desenvolvidas defendiam a existência de raças humanas que ocupavam lugares distintos da escala evolutiva
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		"O indianismo dos românticos [...] denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira." (Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira) Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:
	
	
	
	Procurou adaptar os modelos europeus à realidade brasileira.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		O movimento indianista foi uma adaptação do Romantismo à realidade brasileira, na falta do cavaleiro medieval, qual figura foi escolhida para representar o herói nacional?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O índio;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		Há uma encruzilhada de três estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: três caminhos se cruzam  - um branco, um verde e um preto ¿ três hastes da grande cruz/ E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio do leste derivam, num novo caminho, completam a cruz/ unidos num só, fundidos num vértice.(Guilherme de Almeida, Raça.)
Nessa visão poética da história do povo brasileiro, o autor
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	trata dos seus três grupos étnicos, presentes desde a colonização, mesclados numa síntese nacional.

Continue navegando