Buscar

Atividade aula 1 Avaliação na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO AV1
Questão 1 
Entendendo a avaliação como uma práxis dialética entre o professor e o aluno, podemos voltar nossa reflexão às ponderações de Haydt (2006, p. 290), ao afirmar que “a avaliação ajuda o aluno a progredir na aprendizagem e o professor a aperfeiçoar sua prática pedagógica”
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006
Nesta perspectiva avaliativa, estão presentes ideias:
c) Formativas
Questão 2 
Avaliar pode ter um caráter de seletividade, buscando apenas determinar se o aluno aprendeu ou não. Assim, a questão principal da aprendizagem centra-se no fato do estudante ser capaz de reproduzir com fidedignidade o conteúdo apresentado pelo professor. 
Ainda nesta perspectiva, indique as asserções como verdadeiras (V) ou falsas (F), no que se refere à avaliação tradicional ou classificatória: 
( ) Ser um exercício do poder docente, por muitos fatores, mas entre eles podemos citar que o professor é o detentor do conhecimento, logo, reproduzir o seu saber é algo correto e natural. 
( ) O aprendizado fortemente atrelado ao comportamento, logo, os alunos que apresentam um bom comportamento, o que significava uma postura de passividade e submissão, via de regra, são alunos que obtêm rendimentos satisfatórios. 
( ) Acontece para auxiliar o professor a ensinar melhor e o aluno a aprender mais, porque tem uma concepção formativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
c) V – V – F 
Questão 3 
A Prova tradicionalmente foi e ainda é usada como instrumento de poder para classificar o aluno. Esse modo descaracteriza o real processo de aprendizagem e também esse valioso instrumento de avaliação. 
Das sentenças a seguir, considere aquelas que traduzem a prova como prática coercitiva, autoritária e classificatória e assinale a alternativa correta:
I) É anunciada para a turma com tom de ameaça e vingança. 
II) Usada como ameaça para o aluno e para o controle de seu comportamento. 
III) Após a sua execução, discute-se com os alunos cada uma das questões a fim de tirar dúvidas. 
IV) Responsabiliza o aluno por seu desempenho, não cabendo ao professor tomar uma atitude diante dos baixos rendimentos. 
V) É usada como instrumento que, após analisados seus resultados, oportuniza melhorias nas práticas pedagógicas. 
É correto o que se afirma em: 
 c) I, II e IV, apenas..

Outros materiais