A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Aol2 Metodologia da Língua Portuguesa

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Luanda Bueno da Costa Santos
Nota finalEnviado: 13/08/20 13:08 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essencial que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC, ao tratar da educação infantil, apresenta alguns direitos de aprendizagem. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas: 
I – Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as culturas.
II – Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
III – Reagir quando admoestado por colegas e/ou professores, demonstrando, assim, suas ideias e valores no que se refere à realidade que o circunda.
IV – Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
V – Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III, IV, V
2. 
Todas as afirmativas
3. 
I, II, II, IV
4. 
I, II, III
5. 
I, II, IV, V
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
De acordo com Bloom (1993), no processo avaliativo, a função diagnóstica tem por objetivo a identificação e a análise acerca das causas que geram dificuldades nos alunos.
Assim, ela deve ocorrer antes do processo educativo, para que seja possível orientá-los em suas práticas, diagnosticando quais aspectos podem ser mais dificultosos no processo de ensino-aprendizagem.
Escolha a opção que melhor resume o que busca esse tipo de avaliação:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Organização da aprendizagem, identificação das dificuldades e potencialidades dos alunos, enfocando no que eles são capazes de produzir antes de iniciar as formações.
Resposta correta
2. 
Verificação e qualificação do aprendizado dos alunos, reconhecimento da metodologia utilizada, a fim de encontrar meios para o aprendizado contínuo.
3. 
Problematização e levantamento de questões, adequação do conteúdo de acordo com a vida dos alunos e foco no que eles são capazes de produzir antes de iniciar as formações.
4. 
Organização da aprendizagem, identificação das dificuldades e potencialidades dos alunos, adequação do conteúdo de acordo com a vida do aluno e certificação do seu aprendizado.
5. 
Problematização e levantamento de questões, adequação do conteúdo de acordo com a vida do aluno e certificação do seu aprendizado.
3. Pergunta 3
/1
A leitura é uma habilidade que consiste em um processo de construção, a partir da aquisição de significado, que ocorre pela compreensão do leitor, pelo reconhecimento do gênero textual, do autor, do sistema de escrita, entre outros aspectos.
Diante dessas informações, sobre a habilidade de ler, é correto afirmar que a leitura de um leitor competente acontece de que maneira?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ocorre em blocos de palavras e seguimentos inteiros, como uma frase, e essa capacidade aumenta com a prática da leitura
Resposta correta
2. 
Letra por letra, reunindo rapidamente as sílabas, palavras e frases, a fim de decodificar o sentido do que se está lendo.
3. 
Acontece pela aquisição das informações de maneira objetiva e sem interferências extratextuais
4. 
Acontece de maneira diferente, de acordo com as habilidades adquiridas por cada leitor
5. 
Acontece por meio da análise de partes do texto, a partir da síntese de ideias, de acordo com o seu próprio interesse
4. Pergunta 4
/1
Por letramento, entende-se o resultado das ações de ler e escrever, cuja linguagem é vista como uma prática social. Nos dias atuais, o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil é iniciado antes mesmo de a criança ser matriculada na escola, pois abrange o entendimento das finalidades que envolvem a linguagem.
Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas:
I – O processo de alfabetização tem início muito cedo, por meio dos gestos, uma linguagem não verbal, mas que consiste na futura escrita da criança.
II – Os jogos e as brincadeiras representam um importante papel no processo de alfabetização e letramento dos alunos.
III – O ensino da escrita inicia quando o professor mostra um lápis e ensina o aluno a reproduzir algumas letras.
IV – As experiências vivenciadas pela criança no ambiente familiar contribuem para o letramento das crianças e, mais tarde, para a aquisição do gosto pela leitura.
V – As crianças que não têm contato com as habilidades de ler e escrever no ambiente familiar não terão dificuldades durante o processo de letramento e alfabetização.
Assinale a opção que contempla as afirmativas verdadeiras:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas II e IV são verdadeiras
Resposta correta
2. 
Apenas I e II são verdadeiras
3. 
Apenas II e III são verdadeiras
4. 
Apenas II e V são verdadeiras
5. 
Todas as alternativas são verdadeiras
5. Pergunta 5
/1
Considere a seguinte situação:
Um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental necessita elaborar uma ficha de leitura para entregar na aula de Língua Portuguesa. Esta atividade deverá ser feita em casa e, por essa razão, poderá contar com o apoio dos pais. Nesse sentido, o professor conseguirá medir a aprendizagem do aluno acerca de determinado conteúdo e, por isso, será considerada uma avaliação informal, podendo valer pouca ou nenhuma nota.
De acordo com as características observadas, é possível afirmar que se trata de uma avaliação de qual tipo?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Diagnóstica
2. 
Analítica
3. 
Formativa
Resposta correta
4. 
Comparativa
5. 
Somativa
6. Pergunta 6
/1
A linguagem e a sociedade estão ligadas entre si e de modo inquestionável, pois a língua é um fator social, um sistema convencional adquirido pelos indivíduos em seus convívios sociais.
Dessa forma, todas as comunidades se caracterizam pelo emprego de diferentes formas de se comunicar, entretanto, devem seguir um sistema de regras. Nesse sentido, leia as seguintes afirmações acerca da norma culta da língua portuguesa:
I – A língua portuguesa é estanque e não sofre alterações em sua norma culta com o passar do tempo.
II – A norma culta da língua portuguesa foi criada por meio de estudos linguísticos que visam às transformações do idioma.
III – A norma culta da língua portuguesa é um sistema de regras e usos da oralidade e da escrita com base em um estudo do tempo e do espaço.
IV – O ensino da norma culta da língua portuguesa deve ser realizado apenas no contexto escolar.
V – A norma culta deve ser objeto de ensino e o professor deve destacar a importância de aprendê-la para as práticas sociais.
Assinale a opção que apresenta as opções corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F – V – V – F – F
2. 
F – F – F – F – F
3. 
V – V – V – F – V
4. 
V – V – V – V – V
5. 
F – V – V – F – V
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
Considere esta afirmação:
Este tipo de avaliação normalmente acontece no início de uma nova fase da educação e abrange tópicos que serão ensinados aos alunos nas próximas aulas. Neste caso, os professores utilizam essas informações para nortear o que e de que maneira ensinar. Eles passarão mais tempo ensinando as habilidades nas quais seus alunos enfrentam mais dificuldades de acordo com os resultados da avaliação.
Considera-se, portanto, que este texto trata das características da avaliação ____________:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Diagnóstica