A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 2 - ARTE E CULTURA POPULAR - ELETIVA I NOTA 100 (12 QUESTÕES)

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 2 - ARTE E CULTURA POPULAR - ELETIVA I NOTA 100 (12 QUESTÕES)
1. Leia a citação abaixo:
“As lendas são narrativas antigas que misturam fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUILOUSKI, Borres O que são os Mitos? Para que eles servem? Mito é o mesmo que lenda?< http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/formacao_er/os_mitos_origem.pdf>. Acesso em 18 jul. 2017.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra a lenda que tem como característica principal a transformação de pessoa em animal:
Nota: 10.0
(A) Saci-pererê
(B) Mula sem cabeça
(C) Boitatá
(D) Lobisomen
Você acertou!
(E) Curupira
2. Atente para a seguinte citação:
“Ao entendermos o homem como um produtor de cultura, podemos afirmar que a religião seria uma linguagem que explicaria as atividades de produção e relações na sociedade.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alan. Religiosidade Popular: A Crença Do Povo É A Crença Em Deus. <periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/download/20461/11325>. Acesso em 17 jul. 2017.
Considerando a citação e o livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra exemplo de festa da religiosidade popular:
Nota: 10.0
(A) Festa Pomerana.
(B) Portugal Fest.
(C) Ocktober Fest.
(D) Festa de São Sebastião.
Você acertou!
(E) Festa de Barretos.
3. Considere a seguinte passagem de texto:
“Segundo Walter Benjamin a arte de narrar enquanto elo entre o passado, o presente e o futuro foi se extinguindo, delimitando os contornos daquilo que denominamos como 'discurso não vivo'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSSOLETTI, Denise et al. Narrativas populares: o griô e a arte de contar histórias < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2834/2615 >. Acesso em 17 jul. 2017.
Conforme a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil assinale a alternativa que caracteriza o mito:
Nota: 10.0
(A) Narrativa que se origina na linguagem escrita.
(B) Narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral sem sofrer alterações.
(C) Narrativa que explica cientificamente a origem das coisas.
(D) Narrativa sobre acontecimentos reais.
(E) Narrativa de uma história com características simbólicas.
Você acertou!
4. Leia a citação abaixo:
“As definições anteriores, no entanto, traduzem artesanato como um termo pejorativo em certo sentido, considerando seu baixo valor de troca, 'pequena expressividade visual' e 'ínfima qualidade contemplativa'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio; BRAGA Giovana G. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 95.
Segundo a citação e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, não há diferenças entre arte e artesanato, principalmente se considerarmos:
Nota: 10.0
(A) a atribuição de utilidade a ambos.
(B) que seus valores de troca são semelhantes.
(C) que o artesanato se insere no contexto moderno no qual a arte é um produto.
Você acertou!
(D) O fato de ambos serem expostos em museus.
(E) O fato de que ambos são produzidos em série.
5. Leia o excerto de texto:
“A narrativa é um recurso humano vital e fundamental. Sem ela, a sociabilidade, e mesmo a visão que temos de nós mesmos, não poderia ser construída.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf >. Acesso em 18 jul. 2017.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra a diferença entre lenda e mito:
Nota: 10.0
(A) As lendas não têm a função primordial de explicar a origem das coisas.
Você acertou!
(B) As lendas são exclusividade de povos primitivos.
(C) As lendas partem de histórias verídicas.
(D) As lendas possuem personagens fictícios, enquanto os mitos não possuem.
(E) As lendas são criações exclusivas dos povos indígenas.
6. Considere a seguinte citação:
“A historiadora Martha Abreu tem uma frase interessante sobre o popular, ela diz: 'cultura popular não se conceitua, enfrenta-se'. Eu gostaria de acrescentar que se discute, enfrenta-se e, mais, se contextualiza.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. NASCIMENTO, Mara. Patrimônio imaterial. Religiosidade e cultura popular < http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/09-historia-01.pdf >. Acesso em 12 jul. 2017.
Conforme a citação e o livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que explica o que é religiosidade plural:
Nota: 10.0
(A) É o choque entre elementos tradicionais trazidos do pentecostalismo americano para a realidade do campo religioso brasileiro.
(B) É a religiosidade na qual elementos de religiões diferentes se acumulam.
Você acertou!
(C) É a mistura entre religiosidade e cultura popular.
(D) É a noção tradicional de religião utilizando elementos da religião contemporânea.
(E) É o processo de aculturação entre santos tradicionais e modernos.
7. Leia o excerto de texto:
“Como diz aquele velho ditado que ‘a voz do povo é a voz de Deus”, penso que, no caso da religião popular, seria conveniente afirmar que ‘a crença do povo é a crença em Deus’, ou seja, cada grupo religioso possui a sua própria forma de busca e de compreensão acerca do mundo divino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alan. Religiosidade Popular: A Crença Do Povo É A Crença Em Deus. <periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/download/20461/11325>. Acesso em 17 jul. 2017.
De acordo com o excerto de texto e o livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra uma característica dominante dos mitos, das lendas e das narrativas populares:
Nota: 10.0
(A) Domínio da criatividade.
(B) Domínio da língua escrita.
(C) Domínio da legalidade.
(D) Domínio da interpretação.
(E) Domínio da oralidade.
Você acertou!
8. Leia o trecho de texto abaixo:
“O sentido prático atribuído à ideia de artesanato, sobretudo no senso comum, é bastante forte. Sob esse ponto de vista, o objeto artesanal teria menor importância por suas características estéticas que por seu valor de uso estaria também ligado à noção de algo produzido por comunidades indígenas ou rurais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio; BRAGA Giovana G. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 95.
A partir da leitura do trecho de texto e dos conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, sobre as supostas diferenças entre arte e artesanato, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
(A) Arte e artesanato são considerados sinônimos pelo senso comum por se tratar de um trabalho criativo.
(B) Embora diferentes, o mesmo sentido de utilidade é atribuído a ambos.
(C) Assim como no artesanato, as obras de arte são produzidas em série.
(D) O artesanato estaria mais ligado à utilidade do que a arte e é produzido em série, enquanto que a arte produz peças únicas.
Você acertou!
(E) Para Nestor Garcia Canclini, tal divisão se deve às diferenças técnicas entre ambos, sem relação com preconceitos.
9. Considere o fragmento de texto:
“A definição de obra de arte popular pode ser um tanto vaga, pois se considera artesão aquele que desenvolve trabalhos em série, como esculturas de santos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio; BRAGA Giovana G. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: