Buscar

Contextualizada Ética e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINASSAU
ÉTICA E CIDADANIA
MARIA EMILIA LYRA DA SILVA
ROBERTO SANTOS LEITE FALCÃO
BARTIRA SEABRA
MATRÍCULA: 01338874
LICENCIATURA PEDAGOGIA
Atividade Contextualizada
Conteúdo do Exercício:
Olá, prezado(a) aluno(a)!
É com satisfação que finalizamos a nossa disciplina Ética e Cidadania.
Espero que tenha gostado do conteúdo da disciplina, que foi produzido com o intuito de levá-lo(a) a um caminho de sucesso profissional e acadêmico.
Com base no que foi estudado, analise o parágrafo abaixo:
Para uma empresa ser respeitada e admirada por todos os seus públicos, é fundamental adotar um compromisso moral de transparência e ética na condução de todas as suas práticas.
Companhias são feitas de pessoas, pessoas são complexas e muitas não têm ética, por falta de compromisso com elas mesmas, por falta de um objetivo real e maior na vida, por falta de vontade, influências de maus exemplos, etc.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-etica-dentro-das-organizacoes/114098/
De acordo do que você entende sobre a utilização das regras e normas nas empresas, como também a utilização das sanções, responda ao questionamento a seguir:
Caro(a) estudante, você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores? 
Nesse contexto, elabore um texto dissertativo-argumentativo justificando sua resposta com, no mínimo 30 linhas, lembrando de utilizar as normas da ABNT e fazer as devidas referências bibliográficas, caso utilize embasamento teórico.  
Desejo Sucesso!
A importância da Ética nas Empresas
	
	É necessária uma cultura de integridade, na qual prevaleça a transparência e a honestidade no relacionamento com todos os seus públicos, é um importante elemento para que a empresa trilhe o caminho da ética. Para uma empresa ser respeitada e admirada por todos os seus públicos, é fundamental adotar um compromisso moral de transparência e ética na condução de todas as suas práticas. Costuma-se dizer que, moral é aquilo que você faz de certo quando alguém está te observando e ética é você continuar fazendo o que é certo mesmo quando ninguém te observa.
	É um processo interno, de você com sua consciência. Empresas são feitas de pessoas, e pessoas são complexas e muitas não têm ética, por falta de compromisso com elas mesmas, por falta de um objetivo real e maior em suas vidas, por falta de vontade, influência de maus exemplos, dentre outros fatores. Parte superior do formulário
 Podemos afirmar a importância que as empresas tenham regras ou normas bem definidas, assim como sanções, mas que tudo seja feito de maneira muito calma, transparente, e com muito diálogo. Uma cultura de integridade, na qual prevalecem a transparência e a honestidade no relacionamento com todos os seus públicos, é um importante elemento para que a empresa trilhe o caminho da ética:
-Público interno: focado nas relações de compromisso com a força de trabalho para construção de resultados de valor agregado, por meio da qualidade do ambiente de trabalho, saúde e segurança.
-Público Externo; qualidade dos serviços, relacionamento com os clientes e parceiros, proteção ao meio ambiente e cumprimento das responsabilidades legais, fiscais e sociais.
-Comunidade: exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Existem várias maneiras de incentivar tudo isso dentro da empresa, a principal é o exemplo. Se o exemplo vem de cima, a chance é enorme de ter funcionários que sigam e copiem as ações. É possível trabalhar com palestras de conscientização e campanhas que envolvam a participação, colaboração e trabalho em equipe em prol dos nossos semelhantes mais desprovidos e também atuando de forma ativa na conservação e preservação do meio ambiente.
Precisamos construir um Brasil onde possamos conviver com empresas cada vez mais éticas.
Referência:
https://www.sbcoaching.com.br
https://www.blbbrasil.com.br

Outros materiais