A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Tecnologia na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Tecnologia na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma, para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro de pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes (Coord.) et al. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, as tecnologias podem ser classificadas, segundo Thiagarajam e Pasigna, em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de tecnologias dependentes.
Nota: 10.0
	
	A
	Mural, álbum seriado e telefone.
	
	B
	Flanelógrafo, quadro de giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
“As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como midiáticas, pois são mais do que simples suporte de difusão de informações, mas também como transformadoras culturais. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos” (livro-base, p. 56).
	
	D
	Quadro de giz, cartaz e computador.
	
	E
	Cartaz, mural e álbum seriado.
Questão 2/10 - Tecnologia na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia o que Vani Kenski afirma sobre tecnologias:
“As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. p. 15.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que as tecnologias podem ser classificadas didaticamente, segundo Sancho, em três grandes grupos. Enumere, na ordem sequencial, os exemplos que se relacionam a cada tipo de tecnologias listadas a seguir:
1. Físicas
2. Organizadoras
3. Simbólicas
(    ) Forma de comunicação entre as pessoas, desde o modo como estão estruturados os idiomas escritos e falados até como as pessoas se comunicam.
(    ) Formas de como nos relacionam com o mundo.
(    ) Instrumentos físicos.
(    ) Satélites, computadores, livros.
(    ) Forma como os diversos sistemas produtivos estão organizados.
Agora, marque alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 3 – 2 – 1 – 1 – 2. 1) Físicas: São as inovações de instrumentais físicos, tais como: caneta esferográfica, livro, telefone, aparelho celular, satélites, computadores. 2) Organizadoras: São as formas de como nos relacionamos com o mundo e como os diversos sistemas produtivos estão organizados. 3) Simbólicas: Estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas, desde o modo como estão estruturados os idiomas escritos e falados até como as pessoas se comunicam (livro-base, p. 33).
	
	B
	3 – 3 – 1 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 3 – 2
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2 – 3
	
	E
	2 – 2 – 3 – 2 – 1
Questão 3/10 - Tecnologia na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia o trecho de texto a seguir sobre a utilização das tecnologias na educação:
“Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade, como tal – como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo –, devem ter seu acesso democratizado, sendo desmitificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio da criação e interpretação de novas linguagens e forma de expressão e comunicação para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se com e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 15.
O uso das tecnologias educacionais, segundo as autoras do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, ocorreu de duas formas: utilização dos meios pelos meios e como uma fórmula para atender os problemas educacionais. Sobre as formas de utilização das tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) Ao considerar que as tecnologias educacionais resolveriam os problemas da educação, as ações se concretizavam a partir da aplicação do conhecimento científico e eram organizadas para a solução de problemas educacionais.
II. (  ) A segunda forma de utilização das tecnologias ocorreu no Brasil até meados da década de 1980, quando a tecnologia educacional era compreendida como a relação entre tecnologia e educação.
III.(  ) Desde que foram conhecidas, as tecnologias educacionais sempre foram concebidas como instrumentos de apoio e interatividade com outros meios.
IV. ( ) Mesmo sendo apresentadas de uma outra forma, a tecnologia educacional precisa ser vista basicamente como utilização de meios.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
As afirmativas I, II são verdadeiras, e as afirmativas III e IV são falsas. "O uso das tecnologias educacionais foi caracterizado com base em dois pontos de vista: o primeiro vinculado à utilização dos meios pelos meios, e, o segundo, como uma 'fórmula' para atender aos problemas educacionais. O segundo ponto de vista foi amplamente difundido no Brasil até meados dos anos 1980, quando a tecnologia educacional era entendida fundamentalmente como a relação entre a tecnologia e a educação, que se concretizava em um conjunto dinâmico e aberto de princípios e processos de ação educativa, resultantes da aplicação do conhecimento científico e organizados para a solução ou encaminhamento de soluções para problemas educacionais. Ainda na década de 1980, sob a denominação de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), as tecnologias educacionais foram utilizadas como instrumentos de apoio e interatividade com outros meios. Poderíamos prosseguir argumentando com diversos autores, mas o que temos percebido é que, às vezes, é dada uma nova roupagem para a conceitualização de tecnologia educacional, embora o enfoque principal permaneça na utilização dos meios. Por isso, concordamos com Niskier, ao citar Napoleão, quando diz que a tecnologia educacional, sabiamente, não se reduz à utilização de meios. Ela precisa necessariamente ser um instrumento mediador entre o homem e o mundo, o homem e a educação, servindo de mecanismo pelo qual o educando se apropria de um saber, redescobrindo e reconstruindo o conhecimento" (livro-base, p. 39).
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 4/10 - Tecnologia na Educação: Novas