Buscar

Aula 17-08 e 18-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semiologia do Adulto: Aula 05
Carolina Franchini Maldonado
2
O questionamento quanto a se a o paciente foi amamentado ou não são mais relevantes no ponto de vista pediátrico do que do ponto de vista geral ao ponto de não haver relevância ser perguntado a um paciente adulto se ele foi amamentado ou não quando bebê. 
Paciente nasceu em Três Pontas – MG, morou por 20 anos em Uberlândia – MG e há 2 anos reside em Ribeirão Preto – SP Natural de Três Pontas – MG | Procedência retrograda de Uberlândia – MG | Procedência recente em Ribeirão Preto – SP. 
HDA:
1. QD sintoma guia (dor abdominal). 
2. Duração do QD. 
3. Caracterização genérica do QD fator de melhora, piora, desencadeante, evolução. 
a. Fator de melhora: “você usou algum remédio que ajudou/melhorou?” refere fator de melhora ao uso de medicamento X OU nega fator de melhora, mesmo com o uso de medicação X (automedicação). 
4. Caracterização específica daquele sintoma guia: 
a. Dor intensidade, irradiação, tipo, local e evolução. 
5. Sintomas relacionados ao sintoma-guia obrigatoriamente deve estar no final da narrativa. 
6. TUDO DESCRITO EM FORMA DE NARRATIVA redação. 
EXEMPLO: QD sangue no xixi há 1 mês. 
Paciente refere hematúria há 1 mês. Evolução...... Fator de melhora e piora.... Caracterização especifica (o sangue é vermelho vivo ou é mais escuro? Arde quando vai fazer xixi? O volume de xixi, você notou se aumentou ou diminuiu?). 
Manter as perguntas relacionadas ao sintoma guia e restritas ao aparelho acometido pelo sintoma guia. 
SE VOCÊ DESCOBRE ALGO NO EXAME FÍSICO ISSO DEVE ESTAR DESCRITO NO EXAME FÍSICO, mesmo que essa descoberta seja conflitante com o relato da anamnese a anamnese é o que o paciente me conta, o exame físico é o que eu descobri ao examinar aquela paciente. 
Formas de secreção:
· Purulento amarelado e/ou esverdeado. 
· Mucoide secreção gelatinosa e transparente paciente tabagista crônico com hiperprodução de muco. 
· Hemoptoica secreção com sangue comum em paciente com tuberculose. 
· Serosa aspecto semelhante ao de água. 
DUM Data da Ultima Menstruação 
EXEMPLO: 
Tosse há 2 semanas: 
· Seca 
· Produtiva
· Necessário descrever as características da expectoração (purulento, mucoide, hemoptoico, seroso...)
 Sempre perguntar, mesmo que apenas para garantir, se o paciente teve algum quadro de febre relacionado no caso da paciente com hipótese diagnóstica de IAM não foi perguntado devido a consideração, do médico responsável por conduzir a anamnese, de que febre não seria um sintoma relevante e que destoaria demais as hipótese diagnóstica traçada pelo médico baseado nos sinais e sintomas apresentados pela paciente até aquele momento COMENTÁRIO PESSOAL: Eu pessoalmente considero a indagação quanto a episódios febris relacionados ao caso sempre importantes, pois podem levar a uma melhor análise quanto ao quadro do paciente (uma infecção por exemplo) ou até mesmo abrir hipóteses diagnósticas que antes não teriam sido consideradas. Episódios febris não relacionados diretamente também podem surgir, abrindo caminho para uma análise mais profunda sobre a saúde do paciente, algo que pode levar ao descobrimento de comorbidades que de outra forma permaneceriam encobertas (ex um paciente que apresenta episódios febris frequentes como 1 ou 2X por semana, sem a manifestação de qualquer outro sinal ou sintoma, tais descobertas devem ser melhores investigadas para se entender o funcionamento do organismo do paciente e se entender o que causa os episódios). 
Medicações só podem ser usadas no HDA caso estejam sendo relatas como fator de melhora (tenho uma dor que melhora com o uso de dipirona). 
Infecções Urinárias:
Mais frequentes em mulheres do que em homens por motivos anatômicos. Podem estar relacionadas a ingesta hídrica, ácido úrico, litíase urinária, higiene pessoal e atividade sexual. 
· Pyridium® (cloridrato de fenazopiridina) é comumente usado para tratar casos de infecção urinária. 
2 infecções urinárias em período de 6 meses OU 3 infecções urinárias em período de 1 ano caracteriza INFECÇÃO URINÁRIA DE REPETIÇÃO. 
Sinal de Giordano um soquinho com a porção medial da mão na região lombar ou de flanco do paciente, se o mesmo indicar dor é sinal de Giordano positivo grande evidencia de pielonefrite. 
Atenção para as doenças de apresentação atípicas.
BOONG Cabeça e pescoço Boca Olhos Ouvidos Nariz Garganta. 
Perguntas que podem ser feitas durante a anamnese para ajudar a coleta de informações:
1. Você se lembra de alguma coisa que possa ter desencadeado isso, no dia ou perto de quando começou? 
2. Tem alguma coisa que você faça e que melhora? 
3. Tem alguma coisa que você faça e que piora?
4. Em algum horário do dia piora ou melhora? o horário do dia muitas vezes está relacionado com o fator de piora do que com a caracterização especifica do sintoma propriamente dito. 
HV: é importante perguntar quanto:
· A convivência com animais de estimação, a prática de exercícios físicos, o uso de drogas recreacionais ou não (há quanto tempo usou pela última vez, quantas vezes e quais drogas usa);
· Atividade sexual com ou sem preservativo, métodos contraceptivos (caso DIU de cobre, DIU hormonal, anticoncepcional ou pílula do dia seguinte acrescentar obrigatoriamente em AP|| importante também mencionar tanto no AP quanto no HV se o paciente pratica coito interrompido ou se depende exclusivamente da proteção dos preservativos como camisinha masculina e/ou feminina para melhor avaliar a presença de comportamentos de risco);
· Exercícios físicos (para uma pessoa não ser considerada sedentária ela deve fazer no mínimo 150min de atividade física por semana e se exercitar no mínimo 3X por semana treinos de 30min 5X na semana ou treinos de 50min 3X na semana por exemplo); 
· Em que tipo de residência a pessoa vive (casa de alvenaria, casa de pau-a-pique, casa de barro, casa de madeira, casa sem forro, casa dentro do perímetro urbano ou na zona rural, casa com acesso a energia elétrica e rede de esgoto e água encanada)...

Outros materiais