A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Centro de Formação Paulo Freire - Aula 01 (Soberania Alimentar e Crise Alimentaria) 18-08-2020

Pré-visualização | Página 1 de 1

Centro de Formação Paulo Freire
Curso de Questão Agrária e Soberania Alimentar
Aula 01: Soberania Alimentar e Crise Alimentaria
Professor: José Graziano da Silva
- Direito humano à alimentação adequada: direito constitucional (conquista do primeiro governo Lula 2002-2006); “3 refeições diárias” que garantam a sobrevivência adequada e digna. Aquilo que propicia uma quantidade mínima de calorias e proteínas para exercer atividades básicas, não apenas sobreviver. Deve ser baseada nos hábitos alimentares culturais. Inserção cultural é primordial na definição desse conceito. A ideia do que é “saudável” é pensada, mas muda conforme o contexto. A pandemia de 2020 pensa a “obesidade” e a “dieta saudável” para medicina preventiva – menos de 30% de gordura saturada, menos de 5% de açúcar refinado, etc. Necessária a ingestão de, pelo menos, 400g por dia de frutas, verduras e legumes. 
- Preço x valor energético
- Soberania alimentar: enfatiza o direito e a soberania de cada pais definir suas diretrizes de saúde alimentar, distribuição de alimentação e autonomia do consumidor na escolha de como se alimentar. A definição da “soberania” está em disputa, segundo Graziano, pela relativa noção recente da questão. 
- Questão agrária x questão agrícola
- Questão agrária: não diz respeito a produção em si de alimentos ou matérias primas, diz respeito a população rural e ao excedente de mão de obra rural.
- “Com a predominância do agronegócio dominado por grandes corporações de capital internacional é possível ao Brasil garantir a soberania alimentar?” (Pergunta feita por Maria do Socorro Xavier Batista)
- Novas Interfaces da Ação Coletiva: 
1. Interfaces e interações entre Sindicalismo e Cooperativismo 
2. CSA: Comunidade de Suporte aos Agricultores
3. Grupos de Consumos Solidário
4. Plataformas Virtuais de Compras Alimentares
- As TICS e a internet como vetores de formas de mobilização e ação coletiva

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.