Buscar

aps 4 semestre

Prévia do material em texto

1. Na figura anexa está representado um tubo AC, de massa 500 kg, preso à traseira de uma caminhonete pela corrente AB, de comprimento 0,6 m. A caminhonete move-se em trajetória retilínea com aceleração constante. O coeficiente de atrito cinético μc , no ponto de contato com o piso é: 0,4. Considere que o campo de gravidade local tenha intensidade 9,81 m/s2 . A aceleração da caminhonete em m/s2 , é aproximadamente:
 A) 3,080
 B) 0,582 
C) 8,120 
D) 2,334 
E) 5,320
Justificativa: Basta fazer a analise do TCM, lembrando que no eixo (X) temos as componentes Fat, Tx. Considerando que o tubo está em contato com o solo
2. Na figura anexa está representado um tubo AC, de massa 500 kg, preso à traseira de uma caminhonete pela corrente AB, de comprimento 0,6 m. A caminhonete move-se em trajetória retilínea com aceleração constante. O coeficiente de atrito cinético μc , no ponto de contato com o piso é: 0,4. Considere que o campo de gravidade local tenha intensidade 9,81 m/s2 . A força de tração da corrente em N, é aproximadamente:
A) 878 
B) 2194 
C) 4980 
D) 1508 
E) 3397
Justificativa: Utilizando as informações dos dois exercícios através do TCM e TMA
3. A figura anexa, ilustra um veículo de massa m = 1.600 kg, dimensões d1 = 1,4 m, d2 = 1,6 m e h = 0,9 m, apoiado em superfície plana e horizontal. Os coeficientes de atrito entre o piso e os pneus são: coeficiente de atrito estático μest = 0,8 e coeficiente de atrito cinético μcin = 0,5. Durante uma competição, deseja-se manter a máxima aceleração possível, entretanto, ocorre uma falha no sistema de transmissão e apenas a tração das rodas dianteiras permanece operacional. Adotar a aceleração da gravidade como g = 10 m/s 2 , e desprezar as massas das rodas e o atrito na roda livre. A máxima aceleração em m/s 2 , é aproximadamente:
A) 8,0 
B) 5,0 
C) 9,8 
D) 2,3 
E) 3,4
Justificativa: A aceleração de 3,4 m/s2, é a máxima aceleração que a força de atrito 
da roda dianteira possibilita atingir, pois se aumentar a aceleração o 
carro irá derrapar. 
4. A figura anexa, ilustra um veículo de massa m = 1.600 kg, dimensões d1 = 1,4 m, d2 = 1,6 m e h = 0,9 m, apoiado em superfície plana e horizontal. Os coeficientes de atrito entre o piso e os pneus são: coeficiente de atrito estático μest = 0,8 e coeficiente de atrito cinético μcin = 0,5. Durante uma competição, deseja-se manter a máxima aceleração possível, entretanto, ocorre uma falha no sistema de transmissão e apenas a tração das rodas dianteiras permanece operacional. Desprezar as massas das rodas e o atrito na roda livre. A reação normal na roda traseira (eixo) em N, é aproximadamente:
A) 8000 
B) 9188 
C) 6882 
D) 7420 
E) 3710
Justificativa: A normal da roda traseira foi obtida através da análise do TMA
5. A figura anexa, ilustra um veículo de massa m = 1.600 kg, dimensões d1 = 1,4 m, d2 = 1,6 m e h = 0,9 m, apoiado em superfície plana e horizontal. Os coeficientes de atrito entre o piso e os pneus são: coeficiente de atrito estático μest = 0,8 e coeficiente de atrito cinético μcin = 0,5. Durante uma competição, deseja-se manter a máxima aceleração possível, entretanto, ocorre uma falha no sistema de transmissão e apenas a tração das rodas dianteiras permanece operacional. Adotar a aceleração da gravidade como g = 10 m/s 2 , e desprezar as massas das rodas e o atrito na roda livre. Caso ocorra escorregamento, a aceleração em m/s 2 , é aproximadamente:
A) 8,0
B) 5,0 
C) 9,8 
D) 2,3 
E) 3,4
Justificativa: Como analisado no exercício 3 chega se ao resultado da mesma forma.
6. Motocicletas são veículos a parte, pois o efeito giroscópico sempre presente, se intensifica com o aumento de velocidade; em especial ressalte-se que girando o guidão para direta resulta em inclinação da motocicleta para esquerda; As motocicletas possuem dois sistemas de freios que podem ser acionados de forma independente, ou seja, é possível frear independentemente a roda dianteira ou a roda traseira, por outro lado só existem motocicletas com tração na traseira, no passado existiu uma moto muito estranha com tração em ambas as rodas mas não é mais usual. A figura, ilustra motocicleta com massa 160kg, com velocidade 30 m/s, que freia a roda dianteira de forma a permitir que as rodas traseiras percam o contato com o solo por um período de tempo significativo, conforme ilustrado. As dimensões são d1 = 0,70 m, d2 = 0,75 m e h = 1,00 m; a aceleração da gravidade local é g = 10 m/s 2 . A aceleração da moto em m/s 2 é aproximadamente:
A) 7,0 
B) 6,5 
C) 3,8 
D) 2,5 
E) 8,5
Justificativa: Como o momento em analise a roda traseira sai do chão podemos considerar para a analise do TCM e TMA que teremos a normal só na roda dianteira.
7. Motocicletas são veículos a parte, pois o efeito giroscópico sempre presente, se intensifica com o aumento de velocidade; em especial ressalte-se que girando o guidão para direta resulta em inclinação da motocicleta para esquerda; As motocicletas possuem dois sistemas de freios que podem ser acionados de forma independente, ou seja, é possível frear independentemente a roda dianteira ou a roda traseira, por outro lado só existem motocicletas com tração na traseira, no passado existiu uma moto muito estranha com tração em ambas as rodas mas não é mais usual. A figura, ilustra motocicleta com massa 160kg, com velocidade 30 m/s, que freia a roda dianteira de forma a permitir que as rodas traseiras percam o contato com o solo por um período de tempo significativo, conforme ilustrado. As dimensões são d1 = 0,70 m, d2 = 0,75 m e h = 1,00 m; a aceleração da gravidade local é g = 10 m/s 2 . O mínimo coeficiente de atrito compatível com o movimento é aproximadamente:
A) 0,5 
B) 0,6 
C) 0,7 
D) 0,8 
E) 0,9
Justificativa: Fazendo a analise utilizando as informações do exec6 temos coeficiente de atrito igual a 0,7
8.

Outros materiais