Buscar

exercicios de portugues

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, históricos, sociais e estilísticos. A _________ está relacionada com as diferenças de pronúncia, vocabulário e sintaxe que ocorrem de região para região do Brasil. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto acima.
A - Variação estilística.
B - Variação etária.
C - Variação geográfica. 
D - Variação histórica.
E - Variação social.
Leia a afirmação a seguir: “É o uso individual da língua, o discurso que se realiza a partir da compreensão da língua e do conhecimento de mundo de cada um.”(PAREJA, 2013, p. 14). A qual conceito refere-se a afirmação acima? Assinale a alternativa correta:
A - Fala
B - Língua
C - LinguagemcancelRespondida
D - Percepção
E - Sentimento
Sabemos que o fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento nos possibilita, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Análise as assertivas apresentadas abaixo e selecione a que se refere a FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
A - capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, etc., ligados às ideias principais.
B - caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra.
C - é o primeiro passo de uma boa produção textual, principalmente no ambiente .
D - Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.
E - tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor. Preferencialmente, deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
Este tipo de coesão depende da utilização de palavras já ditas, com o uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico. Podemos afirmar que se designa como semântica a ciência que se preocupa com o significado das manifestações linguísticas que é construído pelas informações culturais. Estamos nos referindo a:
A - Coesão lexical;
B - Coesão por conjunção;
C - Coesão por elipse;
D - Coesão por substituição;
E - Coesão referencial;
Mandioca, macaxeira e aipim são nomes diferentes encontrados em diferentes regiões brasileiras para um mesmo vegetal. Entre os diferentes tipos de variação linguística que existem, a variação que diz respeito ao exemplo dado é:
A - Variação cultural.
B - Variação estilística.
C - Variação geográfica.
D - Variação histórica.
E - Variação social.
O quinto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) discute os gêneros textuais. O conceito deriva das reflexões do filósofo russo Mikhail Bakhtin, citado no livro. Leia as afirmações abaixo sobre os gêneros textuais e assinale a alternativa que define o conceito elaborado por Bakhtin.
A - Bakhtin dividiu os gêneros em primários e secundários.
B - Bakhtin dividiu os gêneros em primários, secundários e terciários.
C - Gêneros primários são aqueles usados durante os primeiros anos de nossa vida.
D - Gêneros secundários são empregados somente por instituições e órgãos oficiais.
E - Gêneros terciários são os que surgem da mistura dos primeiros dois tipos.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre resenha. A resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto. (PAREJA, 2013, p. 36-37).
A - Na apresentação da resenha, o resenhista identifica a obra em seus aspectos de referência bibliográfica e sintetiza o assunto.
B - Na avaliação, o resenhista destaca a contribuição do autor e da obra para produção de novos conhecimentos na área em questão.
C - Na descrição da resenha, o resenhista faz o resumo das ideais essenciais da obra.
D - Na resenha, o resenhista é o que produz o texto de formar subjetiva, ilustrativa, e narrativa.
E - O resenhista apresenta, descreve e avalia uma obra a partir de um ponto de vista que possui a respeito do assunto analisado, devendo ser amplo e consistente.
Segundo (GARCIA, 2010, p.203) O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. Para o autor o parágrafo padrão é composto por três partes que são elas:
A - Ideia central, frase síntese e tópico frasal.
B - Ideia central, secundárias e coerências.
C - Introdução, desenvolvimento e conclusão.
D - Introdução, desenvolvimento e tema central
E - Introdução, frase chave e conclusão

Outros materiais