Buscar

Avaliação Trabalho Docente na Sala de Aula e seus Aspectos Constituintes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Avaliação Trabalho Docente na Sala de Aula e seus Aspectos Constituintes
1. A escolha de uma abordagem teórica do processo de ensino e aprendizagem, que vai ao encontro dos objetivos educacionais, é fundamental para o sucesso na aprendizagem dos educandos. Quanto às abordagens da teoria da aprendizagem, você estudou que existem 5, quais são:
Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sócio Cultural.
Tradicional, Compotamentalizadora, Humanista, Cognitivista, Sócio Cultural.
Tradicional, Compotamentalizadora, Humanizadora, Cognitivista, Sócio Cultural
Tradicional, Comportamentalista Humanizadora, Cognitivista, Sócio Cultural.
2. Mizukami nos afirma que a relação entre o educando e o educador é horizontal, professor e aluno aprendem juntos em atividades diárias. Com base na citação acima quanto a abordagem sócio cultural, das teorias da aprendizagem estudadas neste artigo, sua característica tem como um dos pressupostos:
Evidenciar o educando como definidor de metodologias e conteúdo para seu próprio aprendizado.
Ela contempla a repetição das atividades para assimilação do conteúdo
Considerar o educador como mediador nos processos de aprendizagem.
Desconsidera os aprendizados construídos e vivenciados pelo educando até o momento.
3. Em nosso estudo refletimos sobre a importância da didática nos processos de ensino e aprendizagem e como o educador precisa estar atento diante das adversidades e a necessidade de flexibilizar e reinventar sua didática. Partindo deste pressuposto assinale as alternativas corretas:
A diversidade nos espaços educativos, reforçam a ideia de uma didática onde o educador é o centro da aprendizagem, pois tem competência técnica para ensinar.
A didática é pensada e definida pelos educandos, pois oportuniza o desenvolvimento de autonomia e reflexão crítica.
A didática e currículo precisam estar juntos para que os educadores alcancem os objetivos de aprendizagem, e assim possibilitamos o desenvolvimento integral dos educandos.
O movimento da didática é independente das práxis pedagógicas, pois a relação entre os dois eixos se aproxima somente no campo do planejamento e avaliação.
4. As teorias da aprendizagem contemplam cinco abordagens que possuem características relacionadas às formas de conduzir as relações de aprendizagem. Partindo deste pressuposto identifique as características da abordagem humanista e assinale a alternativa correta. Alternativas: I - O educador como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. II - O conteúdo é repassado através de didáticas onde a repetição é a base do aprendizado III - O educando define o que é mais significativo aprender. IV - A relação de aprendizagem é construída através do diálogo. Assinale a alternativa correta.
Apenas I - IV
Apenas I - III
Apenas II – III
Apenas II–IV
5. O planejamento exige, do educador e dos envolvidos no processo, pensar as competências e habilidades que deverão ser trabalhadas, para que o processo de ensino e aprendizagem seja atingido com excelência. Para tanto o educador precisa: I - Possuir domínio da didática, do conteúdo especializado e da prática de ensino. II - Possuir noções básicas dos fundamentos educacionais e das áreas de atuação. II I- Conhecer os princípios de aprendizagem – seus mecanismos e resultados. IV - Possuir habilidade para construção de um plano de ação docente consistente, com o projeto pedagógico da escola. As alternativas corretas são:
I – II
Todas as alternativas corretas
II – III
III – IV
6. No planejamento a definição dos objetivos é o marco inicial do processo da ação pedagógica pensada pelo educador e a equipe pedagógicas, pois o educador precisa ter claro o que pretende. Esses objetivos precisam estar em consonância com a teoria da aprendizagem, o currículo, o PPP, a didática que a instituição acredita. Após a definição dos objetivos qual o próximo passo a ser desenvolvido pelo educador:
Direcionamento e reorganização de estratégias e objetivos.
Roda de reflexão para iniciar a proposta pedagógica
Ação, execução da proposta pedagógica.
Reflexão do alcance da prática através da avaliação
7. Dentro dos estudos da educação especificamente do currículo podemos afirmar que conforme Tadeu Tomaz da Silva (1994 p.8) “é considerado um artefato social e cultural. Isso significa que ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais, de sua história e de sua produção contextual”. Partindo dos os escritos de Tadeu (1994), podemos afirmar que o objetivo do currículo é:
a)É implementar diretrizes para a gestão dos espaços escolares no que diz respeito a direção e coordenação.
d) É nortear os fazeres pedagógicos, determinando os conteúdos a serem ensinados (e os que não devem) através de uma padronização para todo o ensino
c) É nortear a reflexão dos educadores para que possam definir o que pretendem ensinar aos educandos.
b) É implementar o diálogo e reflexão sobre como a participação da comunidade educativa pode contribuir para a construção dos conteúdos a serem trabalhados.
8. O trabalho do educador requer um envolvimento desde a escolha da concepção de ensino e aprendizagem, e a mobilização de conhecimentos disponíveis que incluem os valores construídos na diversidade, pois surgem necessidades de aprendizagem das diferenças, e da prática e visão do educador diante da instituição. Pensando nisso analise as sentenças abaixo: I - O empenho e cuidado dos espaços educacionais em estarem atentos às formas de preconceitos velados existentes nos espaços educacionais. II - A sensibilização dos educandos através de intervenção pedagógica que contemple uma educação para a diversidade, valorizando características individuais. III - O trabalho relacionado a temática da diversidade deve estar incluído na proposta da instituição educacional e ser prioridade para toda comunidade educativa. IV - O entendimento que as diferenças têm relação direta com a prática social e que por isso devem existir em todos os espaços, na relação com os outros. Assinale quais as alternativas abaixo contemplam essa educação para a inclusão:
b) I - II
c) III - IV
a) Todas as alternativas
d) IV - II
9. Partindo da ideia que o planejamento surge a partir da definição de metas e de objetivos do espaço escolar em relação a aprendizagem e é considerado fundamental e indispensável para a construção do conhecimento e qualidade das ações executadas pelos educadores. Entretanto para sua execução é fundamental que se organize seus passos. Assinale abaixo os passos que conforme nossos estudos devem ser respeitados no momento do planejamento.
a) Definição dos objetivos, ação/ execução da proposta pedagógica, reflexão do alcance da prática através da avaliação, direcionamento e reorganização de estratégias e objetivos.
c) Diagnóstico e definição dos objetivos, ação/ execução da proposta pedagógica, reflexão do alcance da prática através da avaliação, direcionamento e reorganização de estratégias e objetivos.
d) Definição dos objetivos, ação/ execução da proposta curricular, reflexão do alcance da prática através da avaliação, direcionamento e reorganização de estratégias e objetivos.
b) Diagnóstico dos saberes dos educandos, definição dos objetivos, ação/ execução da proposta pedagógica, direcionamento e reorganização de estratégias e objetivos.
10. Leia com atenção o trecho a seguir de Freire: “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] no meu entender, o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. Esses que fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. ” A importância da pesquisa no cotidiano das pessoas é fundamental para que o ensino aconteça efetivamente, éneste sentindo é uma via de mão dupla do educador para o educando e vice e versa. Assinale a alternativa que contemple esse pensamento sobre a importância da pesquisa. I - Quando o educador pesquisa partindo de suas dúvidas individuais o sentido para a busca pelo conhecimento tem sentido por responder seu pessoal. II - Quando o educador parte da sua própria realidade pedagógica para responder às perguntas de suas próprias perguntas, ele qualifica e valoriza a realidade e saberes sociais e culturais e amplia as questões teóricas e metodológicas. III - O educador pesquisador parte valoriza os saberes e as dúvidas dos educandos desafiando suas próprias limitações em objetivo pela construção do conhecimento. IV - O educador ao utilizar a pesquisa como norteador do seu trabalho, precisa evidenciar as dificuldades e dúvidas do processo de pesquisa pois, nem sempre terá sucesso neste processo.
IV e III
Todas as alternativas corretas
II e III
I e III

Outros materiais