Buscar

Introducao a histologia

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA
	
Sumário
Introdução	3
Evoluçao e principais componentes da celula I	3
 1.	 O que é celula?	3
1.1.	Propriedades da celula	4
1.2.	Organizacao da celula	5
Exercícios	5
Revisao	6
Gabarito	6
Introdução á histologia 
Evolução e principais componentes da célula animal I
Introdução
Nesta aula iniciaremos o estudo da célula, sua breve historia suas propriedades e principais componentes, estudando toda sua estrutura e função. 
 E com isso, você poderá:
· Compreender a célula e seus avanços 
· Entender a organização celular
· Aprendera os principais componentes celulares suas estruturas e funções (citoplasma e membrana plasmática) 
1. O que é célula?
Célula é menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos. 
As células são estruturas pequenas que não podem ser observadas a olho nu, por isso o primeiro registro da célula foi a pós a criação do microscópio. Acredita-se que o microscópio foi inventado na Holanda por volta de 1590 por Zacharias Jansen e seu pai Hans Jansen. 
O primeiro a observa a célula foi o inglês Robert Hooke, mas com suas técnicas muito rudimentares não aprofundou sua descoberta.
SAIBA MAIS!	
A palavra célula vem do latim cellula (quarto pequeno) 
A célula foi observada em cortes de cortiça (material de origem animal vegetal utilizado para fazer rolhas) por Robert Hooke em 1663/1665, ele comparou as células com quartos pequenos onde os monges viviam, e por isso do nome.
Os pesquisadores Matthias Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann, em 1838 descreveram que a célula era a unidade básica dos vegetais. Um ano mais tarde, se observou que essa premissa também era verdadeira para animais. Surgindo então a  Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos são formados por células.
A Teoria Celular, posteriormente, foi complementada pelas ideias do patologista Rudolf Virchow, que ficou conhecido por sua frase Omnis cellula ex cellula, que significa “toda célula se origina de outra célula”. Atualmente, a Teoria Celular é baseada em três pilares básicos: Todos os organismos vivos são formados por células; as células são as unidades morfológicas e funcionais dos organismos vivos e todas as células surgem de outra preexistente. 
IMPORTANTE!
Células - tronco:
São células com grande poder de diferenciação. Se multiplicarem por mitose para substituir as células que foram destruídas Trata-se de assunto promissor, fascinante, porém, muito complexo. É possível que no futuro muitas doenças sejam curadas com células-tronco, mas seu uso na prática médica ainda é muito restrito. 
1.1 Propriedades e características das celular
As propriedades das células são: 
· Complexidade e organização
· Reprodução
· Auto regulação
· Realização de reações químicas
· Aquisição e utilização química
· Aquisição e utilização de energia
· Presença de um programa genético
As características fisiologia das células são:
· Absorção: representa a capacidade celular de captar substancias do meio circulante
· Secreção: certas células tem capacidade de transformar as moléculas absorvidas em produtos específicos que formam a secreção
· Excreção: as células podem descartar os produtos de dejetos formados por seus processos metabólicos
· Respiração: as células produzem enérgica mediante a utilização do oxigênio absorvido da oxidação dos nutrientes
· Irritabilidade: capacidade da célula de reagir a um estimulo
· Condutividade: capacidade de transmitir um impulso. A irritabilidade e condutividade são as principais propriedades fisiológicas das células nervosas
· Contratilidade: capacidade da célula de se contrair em uma determinada reação é especial das células musculares
· Reprodução: as células tem capacidade de se renovar por crescimento e divisão 
CAI NA PROVA!
Diferenciação celular:
São alterações nas propriedades físicas e funcionais das células á medida que elas se proliferam no embrião, para formar diferentes estruturas e órgãos.
1.2 Organização da célula
As duas principais partes da célula são o núcleo e o citoplasma. O núcleo separado do citoplasma pela membrana nuclear e o citoplasma pela membrana plasmática.
A célula é formada por diversas substancias chamadas de protoplasma, composto por : agua, eletrólitos, proteínas, lipídios e carboidratos.
Membrana plasmática:
É uma estrutura fina, elástica e flexível que envolve a célula, sua espessura é de 7,5-10 nanômetros. Composta quase totalmente por proteínas correspondendo 55%, fosfolipídios 25%,colesterol 15%, carboidratos 3% e outro lipídios 4%.
A membrana plasmática é uma bicamada lipídica formada por uma dupla camada de lipídios, composta por fosfolipídios.
Essa bicamada lipídica atua como uma barreira seletiva .
Citoplasma:
A célula contem estruturas físicas bem organizadas chamadas de organelas O citoplasma contem diversas partículas e organelas intracelulares com papeia indispensáveis para o bom funcionamento da célula. Delimitado pela membrana plasmática
Citosol: parte liquida da célula, composta por eletrólitos, glicose e proteínas dissolvidas.
Livres no citoplasma encontram-se glóbulos de gordura neutra, grânulos de glicogênio, ribossomos, vesículas secretoras e cinco organelas importantes: mitocôndria, reticulo endoplasmático liso e rugosos, complexo de golgi, lisossomos e peroxissomos
Exercícios
1. Defina Célula: 
2. O que são células-tronco?
3. O citoplasma tem como componentes:
a) Organelas, matriz, membrana 
b) Centríolos, centrômeros, fuso mitótico 
c) Organelas, matriz 
d) Todas são corretas
4. Os carboidratos da membrana estão unidos a lipídios e proteínas por: 
a) Enlaces éster 
b) Enlaces amino 
c) Enlaces covalentes 
d) Todas são corretas
5. As células são formadas tanto por substâncias orgânicas como inorgânicas. A membrana plasmática, por exemplo, é constituída principalmente por fosfolipídios e proteínas, sendo chamada de membrana lipoproteica. A constituição da membrana permite que ela selecione o que entra e o que sai da célula, uma característica denominada:
a) Permeabilidade absoluta.
b) Permeabilidade seletiva.
c) Impermeabilidade.
d) Permeabilidade de fluxo.
e) Hiperpermeabilidade.
Revisão 
· Célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos, descoberta por Robert Hooke. Com os avanços da tecnologia foi desenvolvido a teoria celular que afirma que “ toda célula se origina de outra célula”.
· As células tem propriedades e características fisiológicas muito importantes como de: Reprodução, Auto regulação ,Realização de reações químicas ,Aquisição e utilização química, Aquisição e utilização de energia e presença de um programa genético.
· Membrana plasmática é uma bicamada lipídica flexível que envolve a célula e atua como barreira seletiva.
· No citoplasma esta localizado as organelas intracelulares que juntas atuam como “maquina” para o funcionamento celular.
Gabarito 
1. Célula e a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
2. As células tronco ou estaminas são células capazes de diferenciação, suas principais características são: alto-replicação, alto potencial de diferenciação e proliferação. Podem dar origem a tecido muscular, nervoso, sanguíneo, cartilaginoso e ósseo.
3. Alternativa “a”. O citoplasma possui estruturas fundamentais para o bom funcionamento da celula, é delimitada pela membrana plasmática, possui matriz e organelas intracelulares sendo elas: mitocôndria, reticulo endoplasmático liso e rugosos, complexo de golgi, lisossomos e peroxissomos
4. Alternativa “c”. A membrana esta formada por um conjunto de moléculas hidrofóbicas e hidrofílicas que se mantem unidas por enlaces, em geral enlaces não  covalentes.
5. Alternativa “b”. A membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva, pois é capaz de selecionar o que entra e o que sai da célula
Referências bibliográficas
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 12ª edição 
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica – texto e atlas. 12ª edição 
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª edição 
ROSS, M. H.;PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas em correlação com a biologia celular e molecular. 6 ª edição 
Mundo educação:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/a-descoberta-celula.htm - acessado em 17/01/2018 as 10h:30
 
Produzido por:
Vanessa Sibely Santos, 21 anos. Cursando o decimo semestre de medicina pela Universidade Sudamericana (US).
7

Outros materiais