Buscar

AOL 2 Cozinha das Américas - 20202

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
As bebidas típicas do México, complete a frase a seguir: 
A ________________ e o ________________são bebidas fortes que provém da destilação da parte central do ____________________(planta suculenta com um leve sabor adocicado usado também na culinária).
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tequila, Mezcal e Agave
2. 
Pisco, Rum e Cana
3. 
Tequila, Rum e Uva 
4. 
Tequila, Pisco e Agave
5. 
Tequila, Mezcal e Cana
2. Pergunta 2
/1
A Festa dos Mortos, comemorada no México no período de 31/10 a 02/11 é celebrada com muitas iguarias. A comida é oferecida aos convivas e aos espíritos, que segunda as crenças, podem vir visitar seus parentes durante esses dias. Essa celebração remonta o período pré-colombiano e as festividades eram presididas Dama da Morte (Dama de la Muerte), atualmente relacionada à La Catrina. Cite os preparados mais presentes nessa festividade, e colocados em altar à espera dos parentes mortos das famílias:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Brioches e enchilladas
2. 
Posole e Sorvetes de Lúcuma
3. 
Arroz doce preparado e moldado como ossos
4. 
Guacamole e Ceviches
5. 
Caveira de açúcar, que leva o nome das pessoas falecidas e o pan de muerto que é um pão doce polvilhado com açúcar com enfeites em formato de osso.
3. Pergunta 3
/1
“A lição de história mais rica da Jamaica é encontrada na comida dos jamaicanos, para ocultar seu refúgio nas montanhas, as Maroons inventaram um método para condimentar e cozinhar lentamente a carne de porco de modo a não produzir fumaça. Hoje, as carnes de porco, frango e peixes preparadas dessa forma fazem parte da cultura gastronômica da ilha. “
O nome da técnica descrita é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Marinada
2. 
Jerking
3. 
Desidratação
4. 
Liofilização
5. 
Flambar
4. Pergunta 4
/1
Ex-colônia britânica, a Jamaica é a terceira maior ilha das Grandes Antilhas. Está a 150 quilômetros de Cuba e a 180 da ilha de Hispaniola, na qual se situam o Haiti e a República Dominicana, países com os quais teceu fortes laços graças à presença majoritária de afrodescendentes em todos eles. Alguns dos pratos típicos da Jamaica são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Guacamole e Sopa Ital
2. 
Jerk de porco e Bammy.
3. 
Ackee com peixe salgado e churrasco jamaicano
4. 
Lagosta e coelho grelhado
5. 
Ceviche e curanto
5. Pergunta 5
/1
Molho feito à base de pimentas secas, especiarias, caldo de carne ou de frango e pedaços de chocolate é muito comum em diversas regiões do México e geralmente acompanha carnes guisadas. A versão mais famosa dele é o Poblano, ou seja, aquele consumido na Cidade mexicana de Puebla. Estas características se referem a qual preparação:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Adobo
2. 
Mole
3. 
Pozole
4. 
Barbacoa
5. 
Tamales
6. Pergunta 6
/1
Cuba é um país insular, um arquipélago formado pela ilha principal – Cuba -, pela ilha da Juventude e por várias outras ilhas menores. Pode ser caracterizada como sendo uma cultura de fusão entre ameríndios, espanhóis, africanos e americanos. Dos ameríndios herdou técnicas avançadas de cultivo de tabaco e fabricação de charutos. Da Espanha herdou a religião católica e a língua espanhola. Da África herdou a Santeria (religião baseada no culto aos orixás) e da América do Norte herdou os costumes e comportamentos. É correto afirmar que a gastronomia cubana também é reflexo da miscigenação de culturas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Mas o ingrediente principal continua sendo o milho que serve de base para infinitas preparações tradicionais da cozinha cubana.
2. 
Mas os ingredientes básicos como arroz, feijão e banana servem de acompanhamentos de diversos outros pratos montados com misturas e influências de outros países.
3. 
Que tem como prato mais representativo o típico mole poblano.
4. 
E o maior exemplo dessa miscigenação são as preparações doces, como por exemplo, uma exclusividade cubana, o flan de leite derivado da influência argentina no país.
5. 
Principalmente a cultura norte americana que influenciou fortemente o hábito cubano de comer peru assado em festas regionais.
7. Pergunta 7
/1
O abacate é típico de uma preparação mexicana, sendo o principal ingrediente desse prato que é temperado com limão e pimenta e pode ser servido com tacos, nachos, ou nas tortilhas. Que preparação é essa?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Burrito
2. 
Guacamole
3. 
Chili
4. 
Quesadilla
5. 
Enchilada
8. Pergunta 8
/1
Cozinha mexicana possui uma enorme variedade de ingredientes que são utilizados em suas preparações. Apesar da enorme diversidade, alguns ingredientes estão mais presentes que outros. Assinale a alternativa que apresenta esses ingredientes:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pescados, Milho e Trigo
2. 
Carne Bovina, Pimentas e Trigo
3. 
Feijões Pescados e Milho
4. 
Tomates, Pescados e Milho
5. 
Milho, Feijões e Pimentas
9. Pergunta 9
/1
Sua cozinha é uma mistura de várias influências étnicas. Os africanos não abandonaram seus hábitos alimentares, como exemplo o duckunoo (espécie de pamonha feita com batata doce e leite de coco cozida no vapor em casca de bananeira). O assado mais característico é o jerk de porco. A essência da culinária está na harmonia das especiarias e das marinadas. Atualmente, tanto as vinha d’alhos para o preparo de carnes e peixes como os molhos de curry são industrializados e até exportados. As carnes de porco e carneiro são consideradas como comidas sólidas e generosas, ideais para acalmar o estômago dos comilões. Esta cozinha pertence a que país?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Guatemala
2. 
Jamaica
3. 
Filipinas
4. 
Peru
5. 
Cuba
10. Pergunta 10
/1
A culinária mexicana tem uma base milenar pré-colombiana, com evidências da cultura seletiva de plantas de milho cerca de 8 000 a.C., com uma forte influência colonial e das transformações que ocorreram no mundo nos séculos XIX e XX. A culinária tradicional mexicana foi inscrita pela Unesco, em 2010, na lista do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, uma vez que se considerou que constitui um modelo cultural que inclui práticas agrícolas e técnicas culinárias milenares. Esta culinária, que ainda é a base da culinária moderna do México. Considerando as influências e as raízes da gastronomia mexicana, assinale a alternativa FALSA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
O milho é um ingrediente que aparece em quase todos os pratos, protagonista na elaboração de tortilhas, bebidas fermentadas, entre outras preparações.
2. 
A iguaria que está em primeiro lugar é o mole, este molho, geralmente confeccionado com vários tipos de pimentas e chocolate, é tradicionalmente comido em festas de aniversário e casamento.
3. 
A culinária mexicana não é marcada por preparações apimentadas, a maioria dos pratos da cozinha mexicana são preparações leves, que não tem um sabor marcante.
4. 
Os alimentos indígenas do México pré-colombiano incluem chocolate, milho, tomate e baunilha.
5. 
A alimentação varia com a região, dependendo da população indígena original e das influências dos espanhóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas.
Ajuda para a página atual

Continue navegando