Buscar

Anestesiologia - Monitoração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Anestesiologia: Monitoramento
Deve sempre se estudar os gases administrados durante a anestesia. Em primeiro lugar pensa-se no O2. Caso seja ele puro, ou seja, não modificado, ele resseca vias aéreas, por isso é necessário outros gases junto. O nome da composição é ar medicinal. Outro gás importante é o NO
Além disso, sistemas de vácuo, tanto canalizados como dentro de laboratório. Usado como padrão para aspirar secreções. Qualquer descompensação anestésica é suficiente para causar descontrole
Deve participar do monitoramento: saturação (é [ ] de o2 dentro do eritrócito), reações ocorrem melhor em concentrações boas de oxigênio, visando evitar problemas cardiovasculares, ela é avaliada formas indiretas (oxímetro, avaliando FC e saturação, devendo-se buscar saturação de mais de 95) e de forma direta na gasometria avaliando PCO2, PO2 e pH, enzimas tem temperatura e pH ótimos; em procedimentos longos, poderá se formar ácido lático, em cirurgias curtas, oximetria. 
A temperatura é avaliada por sensores na pele e esofágico, em temperaturas mais baixas, diminui-se a atividade metabólica, diminuindo sua atividade enzimática, usado principalmente na circulação extracorpórea; frequência cardíaca e débito cardíaco, relacionados com a ventilação. 
A FC é avaliada pelo ECG. O ECG também fala sobre o ritmo cardíaco, avalia-se isquemias e disfunções. Importante também é avaliar a pressão arterial, de duas formas: invasiva e não invasiva; a invasiva é mais segura, a não invasiva é mais usado em cirurgias rápidas. As forma de avaliar de forma não invasivas são o Doppler, que avalia sons das artérias periféricas, em casos de trombose; além de palpação e ultrassonografia doppler. Invasiva pode ser periférica ou central. Na invasiva, há um volume de PA diastólico e um sistólico, por isso, calcula-se a média PAM. Essa PA é diferente nesses pacientes, pois eles estão sob efeito de medicamentos, devendo-se preocupar em não usar tantas drogas vasodiltadoras. 
Usa-se cateter central em cirurgias de risco para avaliação mais precisa, podendo ser venoso ou arterial, entrando pela veia jugular; entretanto cateter é muito caro. No cateter arterial, ainda pode se avaliar o débito cardíaco. 
Eletroencefalografia em casos específicos.
Capnografia: consegue-se avaliar quanto de gás está deixando o paciente, avaliando o PCO2.

Outros materiais