A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVA OBJETIVA UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 1

podemos afirmar que essa organização prevê o uso intensivo das TICs para a transmissão dos conceitos ao aluno, dando espaço para que nas aulas propriamente ditas o professor possa utilizar atividades mais interativas, que desenvolvam habilidades de raciocínio mais complexas.
o investimento em capital humano tornou-se o insumo necessário para promover o desenvolvimento econômico
Seguramente, a Andragogia deve ser entendida como inerente à 
Pedagogia. Isso se faz necessário haja vista que o conceito e a amplitude do papel da formação do pedagogo vão para além do conceito da Pedagogia. 
Durante séculos, a economia brasileira se assentou em um só referencial, o modelo agroexportador de açúcar, ouro, café e borracha, que perdurou até a crise do café, em 1929. Nesse período, não havia uma política educacional estatal voltada para a formação dos trabalhadores. Até então, a educação brasileira ficava sob o monopólio da Igreja Católica, a qual oferecia sua formação aos futuros bacharéis de belas artes, direito e medicina, assim como formava os futuros teólogos. 
a educação politécnica é unitária, partindo do trabalho como princípio educativo para transformar a práxis histórica para além das relações tradicionais de trabalho e trabalhador
Paulo Freire propôs uma metodologia baseada do diálogo, horizontal, que partisse da práxis do trabalhador e o fizesse se perceber em sua condição social no mundo. 
Segundo Hernández (1998), esse processo, em si, tem um percurso baseado num tema-problema que favorece a análise, a interpretação e a crítica (como contraste de pontos de vista);
Vislumbrando a preparação técnica para o trabalho nas fábricas, a educação de adultos passa a ser institucionalizada mantendo a rigidez formalista do modo de produção. 
O conceito da ergologia traz uma base epistemológica bem diferente das abordagens fundamentadas no materialismo histórico ou na perspectiva progressista, que toma o trabalho como princípio educativo – embora tome o trabalho como espaço de formação do aluno adulto trabalhador. 
 Vale ressaltar que nenhum destes processos de construção de recursos de sobrevivência e do conhecimento produzido por meio do trabalho, bem como a produção da linguagem, da tecnologia, de instrumentos úteis para sobrevivência, ocorreu senão mediado pelo uso dos recursos simbólicos de comunicação e, nem tampouco, de forma espontânea. Em todo o processo houve carecimentos, houve necessidades e intencionalidades. Toda a ação foi o desdobramento da intenção e da necessidade conscientes. Movido pela intencionalidade, ou seja, pela necessidade de vestir-se, alimentar-se e defender-se, e dotado de singular consciência e racionalidade, o homem, em sua forma primitiva, agiu sobre a natureza, transformando-a.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.