A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
TERAPIAS COMPLEMENTARES, USO DE ÓLEOS ESSENCIAS, CROMOTERAPIA E MASSAGEM RELAXANTE COMO AUXILIO NA MELHORA DO QUADRO DE DEPRESSÃO

Pré-visualização | Página 1 de 3

TERAPIAS COMPLEMENTARES, USO DE ÓLEOS ESSENCIAS, CROMOTERAPIA E MASSAGEM RELAXANTE COMO AUXILIO NA MELHORA DO QUADRO DE DEPRESSÃO 
Flávia Letícia Oliveira Bruguer
Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética 
Centro Universitário Integrado, Campo Mourão – PR. 
INTRODUÇÃO
	A vida moderna proporcionou um ritmo de vida cada vez mais agitado, o trabalho, trânsito, problemas pessoais, filhos, relacionamentos amorosos, finanças, mudanças no estilo de vida, falta de tempo livre para o lazer e para a família, tem levado muitas pessoas ao estresse, tensão e a exaustão. Como consequência disso a população está cada vez mais suscetível a doenças de cunho psicológico, como por exemplo transtorno de ansiedade, esgotamento mental, síndrome do pânico até mesmo a depressão. (ABREU; SOUZA; FAGUNDES, 2012; BERTOJA; TOKARS, 2017)
 	A depressão é um transtorno mental na qual ocasiona bipolaridade, ansiedade irritação excessiva, tristeza e desânimo podendo levar ao suicídio. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) os casos de depressão estão aumentando cada vez mais e até 2020, a doença será a enfermidade mais incapacitante no mundo todo. Hoje, o Brasil é considerado o campeão de casos na América Latina, com 5,8% da população com depressão.
 	Diante dos altos índices de estresse, tensão, exaustão mental, depressão e outras doenças psicológicas que acometem a população, as pessoas procuram cada vez mais tratamentos diferenciados, que lhes favoreçam saúde, equilíbrio e qualidade de vida, como por exemplo a massagem terapêutica. É um dos procedimentos fundamentais para o bem estar físico e psíquico, auxilia na eliminação ou amenização de diversas doenças e estados mentais, que quando analisadas pela teoria corporal, podem ser entendidas devido à história pessoal de cada um. A falta de um toque, um carinho ou até mesmo um mal contato, nos primeiros meses ou anos de vida, podem ocasionar problemas futuros de saúde, e que através da massoterapia, de alguma forma, ajuda suprir essa “falta”. (SEUBERT; VERONES, 2008; BUKER; CUNHA; MACHADO, 2010)
 	Além de ser um excelente coadjuvante no tratamento de problemas físicos e mentais, a massagem proporciona sensação de bem-estar, melhora a aparência e também a autoestima. Alivia a tensão muscular, ajuda no controle do estresse e da ansiedade, promove um relaxamento, sensação de prazer, melhora a percepção e sensibilidade do corpo, ajuda a libertar bloqueios emocionais, ameniza dor, melhora da imunidade, diminui edemas, estimula o fluxo sanguíneo da pele melhorando a sua nutrição, entre outros. (ABREU; SOUZA; FAGUNDES, 2012; SEUBERT; VERONES, 2008)
 	A massagem relaxante associado a terapias alternativas como aromaterapia, musicoterapia, cromoterapia e escalda pés, pode potencializar o tratamento e proporcionar uma maior satisfação ao cliente. A Aromaterapia é utilizada desde os povos antigos como um método de cura, é uma técnica que utiliza de óleos essenciais para melhorar a saúde e reequilibrar as emoções. Os óleos essenciais são extraídos de sementes, folhas, flores, frutas, madeiras e ervas e possui diversas funções, podendo atuar como analgésico, anti-inflamatório, antifúngico, estimulante, sedativo, calmante, entre outros efeitos. A aplicação pode ser feita através de inalações, por ingestão e através de banhos e massagem. A prática da massagem provoca um aumento do fluxo sanguíneo na epiderme, assim o OE penetra com mais facilidade e de forma mais rápida. (BUKER; CUNHA; MACHADO, 2010; FERREIRA; TOKARS, 2016)
 	Outra terapia alterativa muito utilizado nas massagens relaxantes é a musicoterapia, que é o uso controlado de música com o objetivo de restaurar, manter e aumentar a saúde física e mental da pessoa. Tem sido muito utilizada em diferentes situações com o objetivo de estimular a autoconfiança, aliviar tensões, produzir a concentração, acalmar e promover um relaxamento. A musicoterapia por meio de seus elementos como sons, ritmo e melodias, promove mudanças positivas nos campos físico, emocional e comportamental, aliviando dores e tensões nervosas, proporcionando assim conforto e bem-estar. Deste modo pode-se notar que a música interfere no comportamento humano e quando usada de forma exagerada pode ser prejudicial à saúde. (BUKER; CUNHA; MACHADO, 2010)
A cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza o poder das cores na busca do equilíbrio do corpo, auxiliando na cura das inúmeras disfunções orgânicas e emocionais. Os efeitos dessa terapia variam de acordo com a intensidade das cores utilizadas, cada cor possui vibrações específicas e capacidade terapêutica diferente, podem estimular força de vontade, coragem, raciocínio, provocar relaxamento, trazer alegria, bem-estar, equilíbrio e até auto-controle. Cada cor tem suas particularidades, assim como suas indicações e contra- indicações, cabe o profissional terapeuta entendê-las para assim usufruir. (MUNDT et al., 2011)
	Nossos pés são responsáveis pelo nosso caminhar e nem sempre têm a atenção merecida. O escalda-pés além de aumentar a circulação corporal, relaxa e recupera os músculos dos pés. A técnica consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água morna por um período de 15 minutos, seguidos de massagem com creme hidratante ou óleo vegetal. Acrescentam-se na água algumas ervas, sais de banhos ou óleos essências para auxiliar na redução do estresse, cansaço e trazer um relaxamento. (SPAGNOL et al., 2015)
 	O objetivo deste estudo consiste em apresentar um relato de caso, avaliando a eficácia de técnicas alternativas, como a massagem relaxante, escalda pés, cromoterapia, musicoterapia e aromaterapia, como auxilio na melhora do quadro de depressão.
CASO CLINICO 
 	A. G. M., sexo feminino, 24 anos, estudante de Direito, procura atendimento estético com queixa de cansaço, estresse e tensão. Durante a avaliação observou-se que a paciente apresenta também depressão, juntamente com ela, a tristeza, o desânimo, a ansiedade e a melancolia. Questionando-a, disse que esses sentimentos são instáveis e costuma aparecer do nada, ou seja, sem um motivo específico. Comunicou gostar de praticar esportes (corrida) todos os dias, mas quando esses sentimentos aparecem, disse não sentir vontade de fazer nada. Informou nunca ter feito um acompanhamento psicológico, então a orientamos a procurar esse acompanhamento para ajudar no tratamento da depressão e a continuar a praticar exercícios físicos. Após explicações do plano de tratamento, foi assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas três sessões com intervalos de uma semana. As sessões ocorreram da seguinte forma:
 	1º Sessão - Avaliação, escalda pés e massagem nos pés – Durante a avaliação foi realizado o escalda pés com óleo essencial. Dentro o ofurô foi colocado água morna até na altura do tornozelo, bolinhas de gude, que traz uma maior sensação de relaxamento e faz com que os pontos reflexos sejam trabalhados, quando movimentados os pés por cima delas. O sal grosso que ajuda a drenar o excesso de líquidos e reduzir o edema, porporcionando mais leveza e bem-estar, e por ultimo 3 gotas de óleo essencial de lavanda (Laszlo), que ajuda a equilibrar o corpo e a mente, auxilia na redução de estresse e tensão, além disso traz um grande relaxamento para o cliente. Após 15 minutos de escalda pés, foi realizado uma massagem nos pés (por mais 15 minutos) com creme de Capim Limão (Extratos da Terra) que possui ação calmante, refrescante e hidratante, estimulando também alguns pontos da relexologia. Durante todo o procedimento foi colocado uma musica relaxante com sons da natureza, trazendo um bem-estar para a cliente. 
Lavanda- Possui Propriedades analgésica, antisséptico, antidepressivo, bactericida, sedativo, descongestionante e cicatrizante. É indicado para depressão, tensão, insônia, TPM, entre outros. É considerado anti-estresse por seu efeito sedativo no sistema nervoso central e auxilia também a relaxar a mente, o corpo e as emoções. Estudiosos acreditam que o óleo de lavanda restaura o equilíbrio mental,