Buscar

Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Sobre a construção de limites que se faz a partir da convivência em sociedade, indique a instância psíquica que se forma a partir de imposição de regras e normas sociais, e que é necessária ao crescimento saudável do indivíduo:
Subconsciente
alterego
	id
	
Superego
ego
2. De acordo com esta teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos. Consiste na necessidade de eliminar da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulo e resposta. Portanto pode-se afirmar que esta teoria refere-se a :
Teoria dos Traços
Psicanálise
Analise Transacional
Behaviorismo
Gestalt
3. Segundo a teoria Psicnalítica de Freud, nossa personalidade está dividida em três estruturas: ID, EGO e SUPEREGO. A respeito do assunto, considere as afirmativas a seguir: I- O ID representa a consciência e é a última estrutura psíquica a se formar. II- O EGO serve de mediador entre os impulsos do ID e as regras estabelecidas pelo SUPEREGO. III- O SUPEREGO representa o núcleo primitivo de nossa personalidade, já formado ao nascermos. IV- O ID representa os impulsos ligados ao alcance do prazer e é a única estrutura já formada ao nascermos. V- O EGO representa a consciência e vai se formando a partir do contato com o mundo e a realidade. Estão corretas apenas as afirmativas:
	II, IV e V.
	
I, III e IV.
I, II e III.
II e IV.
II e III.
4. É uma estrutura dinâmica e, portanto, mutável; sofre influência de condições variáveis , que são percebidas de modo subjetivo, isto é, pessoal; nunca está concluída. Estamos falando de:
Aprendizagem
Psicologia
Dinâmica de grupo
Personalidade
Percepção
5. Entre os pensamentos da Psicologia, Freud postulou que poder-se-ia acessar as memórias através do método da coerção associativa, levando os pacientes a recordar situações traumáticas passadas. A partir desses seus estudos qual conceito foi formulado?
Psicologia Organizacional
Consciente
Atitudes
Comportamento
Inconsciente
6. A Psicologia das Organizações tem sido considerada como importante ferramenta no desenvolvimento corporativo. Uma vez que ela, além de estudar os comportamentos e as diferenças individuais, também estuda os processos decisórios. Dessa forma, a Psicologia das Organizações considera como aspecto importante da personalidade, que:
A personalidade possui uma dinâmica definitiva
A personalidade não sofre pressões das variáveis
A personalidade pode ser concluída
A personalidade é uma estrutura dinâmica e mutável
A personalidade se expressa de forma rígida
7. Uma das linhas da Psicologia tem o comportamento observável como um dos elementos fundamentais de sua análise, neste caso elimina da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulo e resposta. Os comportamentalistas rejeitaram os métodos introspectivos, restringindo a Psicologia apenas aos métodos experimentais. Qual das opções abaixo atende a esta definição?
Behaviorismo
Psicologia Social
Psicanálise
Atitudes
Gestalt
8. De acordo com o Behaviorismo Radical, de Skinner, o reforço positivo consiste em:
Funcionar como o próprio comportamento operante.
Um comportamento que seja entendido como favorável como positivo para o emissor.
Uma consequência que faça o comportamento deixar de ser emitido.
Uma consequência ao comportamento emitido e que aumente as chances do comportamento que foi reforçado positivamente ocorra novamente.
Uma consequência que faça um indivíduo emitir um comportamento para evitar entrar em contato com uma estimulação aversiva.

Outros materiais