Buscar

AP2 Turismo e sociedade Rhana Dafne Pereira 20117130216

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO PRESENCIAL ADAPTADA – APX2
Período – 2020/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Celina Angélica Lisboa Valente Carlos
Aluno(a): Rhana Dafne Pereira Matrícula: 20117130216
Prezado/a aluno/a, atenção:
A APX2 de Turismo e Sociedade está composta de 4 (quatro) questões. Observe o número mínimo de linhas solicitado nas respostas das questões discursivas e a justificativa da alternativa escolhida nas questões objetivas. Boa avaliação! 
01. Um dos temas mais discutidos na Sociologia do Lazer é a relação entre Trabalho e Lazer. Sobre esta relação, assinale a alternativa correta. (2,0 pontos).
(a) O lazer é determinado por fatores que independem da sua relação com o mundo do trabalho. 
(b) O lazer deve ser interpretado como uma atividade de oposição ao trabalho, evitando qualquer semelhança entre ambos. 
(x) O lazer deve ser interpretado como uma prática social compensatória, pois serve para compensar as insatisfações vividas no trabalho. 
(d) Trabalho e lazer são fenômenos sociais contraditórios, pois podem expressar formas de alienação e opressão e representar uma possibilidade de liberdade e desenvolvimento humano. 
Justificativa: Acredito que um funcionário rende melhor na empresa em que trabalha, depois de ter seu momento de lazer.
02. No decorrer das transformações ligadas ao turismo, a massificação das viagens, o aumento das excursões de um dia oportunizam a diferenciação do público para os balneários. Araújo e Andrade (2011) destacam que “à medida que os balneários mais acessíveis às grandes e pequenas cidades industriais iam se popularizando, os visitantes de status social mais elevado iam se distanciando à procura de paisagens, acomodações e tons sociais mais superiores”. Sobre a hierarquia e segregação dos espaços de lazer e turismo, assinale a alternativa incorreta. (2,0 pontos).
(a) Os espaços turísticos tendem a ser produzidos e organizados a partir de mecanismos de segregação e diferenciação social. 
(x) As políticas públicas de lazer e turismo garantem a permanência das camadas populares nos espaços turísticos contemporâneos. 
(c) Políticas e subsídios ligados ao turismo social constituem uma alternativa para o acesso dos grupos sociais de baixa renda ao lazer turístico.
(d) O uso e apropriação de lugares e paisagens para fins turísticos evidenciam a segregação de classes sociais nas cidades capitalistas atuais. 
(e) A carência de políticas públicas de lazer favorece a privatização de espaços e atividades destinados ao lazer, tornando este acessível àqueles que podem pagar pelo seu uso. 
Justificativa:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Considerando os 6 tipos de lazer identificados na aula 14, descreva e classifique cada experiência de lazer que tem vivenciado durante o período de isolamento social. Mínimo de 10 linhas. (3,0 pontos).
Um tipo de lazer que tenho feito nesse isolamento, é brincar com meus filhos, é claro que adoraria estar fazendo com eles um tipo de lazer recreativo, levando nos parquinhos e pracinhas. Ou até mesmo levando eles para fazer um lazer aquisitivo, como por exemplo no shopping, restaurantes, etc… Vejo filmes também, o que é muito bom… Enfim, o lazer que tenho feito, é um lazer mais doméstico. Não tenho muitas opções na minha casa, mas tento inventar. Temos que conviver com esta situação, então que seja da melhor forma.
04. Selecione abaixo um dos temas abordados na disciplina Turismo e Sociedade e uma imagem que represente questões relativas ao tema/conteúdo escolhido. Apresente de que forma isto se relaciona com turismo. Mínimo de 10 linhas. (3,0 pontos)
Temas: (a) Lazer; (b) Turismo social; (c) Segregação espacial; (d) Desigualdade social; (e) Não-lugar.
 
Imagem 01 Imagem 02 Imagem 03
 
Imagem 04 Imagem 05 
Fonte imagens: Uğur Gallen, 2018.
Resolvi comentar sobre o LAZER, que além de ser um assunto que já está sendo discutido na avaliação, é um assunto que me agrada muito. 
O lazer é uma atividade prazerosa, que pode ser realizada de diversas formas. Abrange viagens e passeios com o propósito de relaxamento e de conhecer novos lugares. 
O lazer é uma atividade de extrema importância para o ser humano, uma vez que ele se envolve com muitas atividades obrigatórias e cansativas. O lazer varia de cordo com a classe social, pois cada um realiza o que lhe proporciona felicidade e está ao seu alcance. 
Acho que a imagem que mais se enquadra pra mim, é a imagem 4, duas crianças correndo felizes, cada uma da sua maneira, acho que essa define total o lazer, felicidade independe do lugar onde vive.
 Boa avaliação!

Outros materiais