A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Revisar envio do teste_ ATIVIDADE 2 (A2) MECANISMOS DE _

Pré-visualização | Página 1 de 2

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA (ON) - 202020.00644.01 
Pergunta 11 em 1 pontos 
antígenos timo-independentes podem ativar uma célula B sem necessitar do auxílio de uma célula T. Para ocorrer a ativação, faz-se necessário ter dois sinais. Os sinais são, respectivamente: 
Resposta Selecionada: 
ligação do BCR com o antígeno específico; ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B. 
Resposta Correta: 
ligação do BCR com o antígeno específico; ligação de receptores de reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B. 
Feedback 
Resposta correta. Os dois sinais que disparam a ativação do linfócito são a daligação do BCR com o antígeno específico e a ligação de receptores de resposta: 
reconhecimento de padrão, expressos na superfície do linfócito B, com padrões moleculares associados aos patógenos e dispensando, assim, o auxílio de células T CD4+. 
Pergunta 21 em 1 pontos 
Os macrófagos iniciam a resposta imunológica por vários motivos. Dentre eles, por serem células fagocitárias presentes em diversos tecidos e conseguirem, então, englobar uma variedade de patógenos. Os macrófagos ativos realizam o seu papel de célula fagocítica, sendo importantes nas respostas inflamatórias, uma vez que possuem receptores em sua superfície celular e conseguem reconhecer diferentes classes de patógenos. Com relação às características dos macrófagos, analise qual(is) da(s) afirmativa(s) a seguir mostra(m) como esses macrófagos sinalizam a presença de um patógeno para o sistema imunológico. I. Os macrófagos recrutam outras células do sistema imunológico após iniciarem a
RAFAEL GODOI DA CRUZ 
25/08/2020 Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2 (A2) – MECANISMOS DE... 
secreção de anticorpos, sinalizando a necessidade de se combater um agente patogênico. II. Após a internalização dos patógenos, ocorre a digestão e produção de citocinas e quimiocinas que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. III. Ocorre a liberação de grânulos pelos macrófagos que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. Agora, assinale a alternativa que contém a(s) resposta(s) correta(s). 
Resposta Selecionada: 
II, apenas. 
Resposta Correta: 
II, apenas. 
Feedback 
Resposta correta. Além de internalizar o patógeno e digeri-lo em seu dapróprio interior celular, os macrófagos produzem citocinas e quimiocinas resposta: 
que sinalizarão para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico. 
Pergunta 31 em 1 pontos 
Os antígenos timo-independentes não necessitam do auxílio de uma célula T CD4+ para iniciar sua ativação das células B virgens. O primeiro sinal vem do reconhecimento do antígeno por meio do BCR expresso na membrana celular. Em alguns casos específicos, os patógenos possuem o BCR e outras moléculas que podem ser reconhecidas por outros receptores das células B virgens (JULG et al., 2019). Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que contenha um exemplo de uma molécula que pode ser reconhecida pelos receptores das células B virgens. 
Resposta Selecionada: 
LPS (lipopolissacarídeo) das bactérias Gram-negativas. 
Resposta Correta: 
LPS (lipopolissacarídeo) das bactérias Gram-negativas. 
Feedback 
Resposta correta. Um exemplo dessa situação está presente nas bactérias daGram-negativas. O lipopolissacarídeo (LPS) presente na membrana dessas resposta: 
bactérias é o responsável por fornecer o segundo sinal na ativação da célula B. 
Pergunta 40 em 1 pontos 
Os granulócitos são células do sistema imunológico que possuem grânulos, que são visíveis ao serem corados utilizando técnicas de coloração histológica. Os grânulos ajudam na eliminação do patógeno e, também, medeiam a resposta inflamatória. Dentre os granulócitos, temos os basófilos, os eosinófilos e os neutrófilos. Sobre os granulócitos, onde e como, respectivamente, são produzidos esses tipos celulares? 
Resposta Selecionada: 
Medula óssea e uma célula-tronco hematopoiética pluripotente origina um progenitor linfoide que, em seguida, originará um segundo progenitor, denominado de progenitor de macrófagos e granulócitos. 
Resposta Correta: 
Medula óssea e uma célula-tronco hematopoiética pluripotente origina um progenitor mieloide que, em seguida, originará um segundo progenitor, denominado de progenitor de macrófagos e granulócitos. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. Para responder corretamente à questão, dalembre-se, primeiro, da origem comum de todas as células do sistema resposta: 
imune. Após isso, considere os diferentes progenitores – o linfoide e o mieloide – e as células que cada um origina. Em caso de dúvidas, consulte novamente o conteúdo referente ao sistema imunológico. 
https://anhembi.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_36505199_1&course_id=_645037_1&content_id=_143507... 2/5 
25/08/2020 Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2 (A2) – MECANISMOS DE... 
Pergunta 51 em 1 pontos 
A primeira célula a chegar no local da inflamação é o neutrófilo. Mas também há o recrutamento de outras células leucocitárias e os linfócitos para a região. Alguns leucócitos são recrutados, principalmente, na vigência de respostas contra vermes helmintos ou em respostas alérgicas. Com relação à resposta contra os helmintos e alergia, assinale a alternativa que apresenta os tipos celulares responsáveis por responder a tais agentes. 
Resposta Selecionada: 
Eosinófilos e basófilos. 
Resposta Correta: 
Eosinófilos e basófilos. 
Feedback 
Resposta correta. Eosinófilos e basófilos também podem ser recrutados dapara os tecidos. Porém, essas células serão recrutadas, principalmente, na resposta: 
vigência de respostas contra vermes helmintos ou em respostas alérgicas. 
Pergunta 61 em 1 pontos 
Os órgãos linfoides são classificados em órgãos linfoides primários e secundários, e promovem a resposta imunológica. Os órgãos primários são conhecidos por criar um ambiente ideal para a formação dos diferentes tipos celulares, e os órgãos linfoides secundários, um ambiente para que ocorra a resposta imunológica. Na fase fetal, os órgãos linfoides primários são aqueles encontrados logo após o nascimento. Quais órgãos linfoides primários, respectivamente, são responsáveis pela hematopoese na vida fetal e no recém-nascido? 
Resposta Selecionada: 
Baço e fígado. 
Resposta Correta: 
Baço e fígado. 
Feedback 
Resposta correta. A hematopoese tem início no saco vitelino e durante a dafase fetal, os órgãos primários linfoides responsáveis pela hematopoese resposta: 
são o baço e o fígado. No recém-nascido, essa responsabilidade passa para a medula óssea, ficando restrita ao timo a tarefa de completar a diferenciação dos linfócitos T. 
Pergunta 71 em 1 pontos 
Todas as células do nosso sistema imunológico têm em comum sua origem. São originadas na medula óssea a partir de suas células-tronco hematopoiéticas. As células- tronco hematopoiéticas dão origem aos progenitores mieloide ou linfoide que iniciam hematopoese. Os progenitores linfoides originam os linfócitos T e B. Esses progenitores também são os responsáveis por originar um tipo celular peculiar à imunidade inata. Qual é esse tipo? 
Resposta Selecionada: 
Célula NK. 
Resposta Correta: 
Célula NK. 
Feedback 
Resposta correta. As células NK são originadas pelos progenitores dalinfoides, mas não possuem receptores de membrana semelhantes aos resposta: 
linfócitos T e B originados. Essas células têm função muito importante na resposta inata, controlando as infecções virais e na defesa contra células tumorais. 
Pergunta 80 em 1 pontos 
Existem dois tipos de resposta imunológica: a resposta inata e a adaptativa. A função de ambas é exterminar o patógeno da forma mais eficiente possível, utilizando suas células 
https://anhembi.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_36505199_1&course_id=_645037_1&content_id=_143507... 3/5 
25/08/2020 Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2 (A2) – MECANISMOS DE... 
específicas.