Buscar

Mercantilismo: Política Econômica com Intervenção Governamental

Prévia do material em texto

Questão 5/10 - História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Os estudos clássicos sobre o mercantilismo foram erigidos sobre visões particulares acerca das premissas gerais compartilhadas pelos autores, visões estas que determinam, em grande medida, os resultados da análise”.
Considerando o trecho acima e o livro-base Percursos da História Moderna, sobre o mercantilismo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
O termo mercantilismo se refere a um tipo de política econômica, na qual há uma forte intervenção dos governantes na economia.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “Concomitantemente ao fortalecimento das monarquias nacionais e ao poder dos monarcas, desenvolveram-se a expansão colonialista — tema que abordaremos mais adiante — e o mercantilismo. O termo mercantilismo foi cunhado pelo economista inglês Adam Smith (1723-1790), que viveu no século XVIII, para explicar o tipo de política econômica que caracterizou a administração de algumas monarquias nacionais europeias entre os séculos XV e XVIII. Deriva da palavra latina mercari, cujo significado seria "gerir um comércio". O mercantilismo foi um tipo de política econômica que vigorou entre os séculos XV e XVIII e caracterizou-se pela forte intervenção dos governantes na condução das atividades econômicas de suas nações.
Essa intervenção tinha um objetivo claro: fortalecer seus Estados, tornando-os mais ricos. Acreditava-se que nação forte era sinônimo de nação rica, entendida como aquela que dispõe de grandes reservas de metais preciosos — ouro e prata — para a cunhagem de moedas. Essa concepção surgiu em meados do século XV. Naquela época, as reservas de prata e ouro em barra disponíveis para a cunhagem de moedas estavam se esgotando. A escassez de moedas prejudicaria o volume das transações comerciais e financeiras, e isso seria ruim tanto para os negócios da burguesia quanto para a arrecadação de impostos — fonte de renda dos nascentes Estados. Era, pois, necessário e urgente acumular metais preciosos. A essa prática os estudiosos deram o nome de metalismo”. (livro-base, p. 120-121)

Outros materiais