Buscar

Habeas Corpus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Aluno: Wallace do Vale Sousa
Matrícula: 201901125866
Constitucional I
TAREFA SOBRE HABEAS CORPUS
 O Habeas Corpus surge como um importante meio processual para defender o direito de ir e vir do cidadão. Não se pode olvidar que, antes mesmo da Magna Carta, a common Law inglesa conhecia várias formas de “ordem” (writ), dentre elas, o habeas corpus ad subjiciendum, que ordenava ao detentor a apresentação do preso, com o esclarecimento das razões da prisão, a fim de submetê-lo às determinações da Corte, conforme a fórmula processual acima referida. Todavia, na prática, o instrumento processual não se revestia de grande efetividade, tampouco era invocado contra o poder do rei. Da mesma forma, as promessas da Magna Carta foram sendo progressivamente desrespeitadas, esquecidas.
 O Habeas corpus surge na Inglaterra, em 1215, com o objetivo de assegurar direitos fundamentais, como o de ir e vir, e o da dignidade humana do cidadão, visto que nessa época não se dava o devido respeito mediante esses direitos, já que a Corte era soberana mediante a população.
Com o Código de Processo Criminal de 1832, de forma expressa, o habeas corpus foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro, como instrumento de proteção do cidadão contra prisão ou constrangimento ilegal em sua liberdade.
A criação do Habeas Corpus resultou em um ordenamento jurídico mais justo, que garante através de sua aplicação direitos fundamentais, impedindo que o cidadão seja preso, ou sofra algum constrangimento ilegal em meio a jurisdição estatal; O Habeas Corpus é fundamental, pois é um dos remédios constitucionais mais utilizados, e mais eficientes mediantes injustiças cometidas contra a população.

Outros materiais