Buscar

AD1 INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução ao Mobile Learning
Nos dias atuais, em qualquer nação industrializada, não há quem não perceba que as TICs1 Tecnologias da Informação e da Comunicação. estão presentes de forma direta ou indireta em quase todos os ramos da sociedade. Essas ferramentas infiltraram-se nas indústrias, promovendo mudanças em seus processos de automação e até, em salas de aula com lousas eletrônicas, ou em última análise, com a Educação à Distância (EAD) e seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), revolucionando assim o processo de ensino.
Neste contexto, cabe ressaltar o papel dessas ferramentas tecnológicas na produção e compartilhamento do conhecimento, pois a história confirma que tais tecnologias foram implementadas inicialmente nas indústrias, sendo a educação uma beneficiária recente deste processo.
É a partir daí que discutiremos o que é Mobile Learning. Este termo refere-se a uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente, que permite a alunos e professores, criarem ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso dispositivos com acesso à internet. O conceito Mobile Learning pode ser traduzido para português por aprendizagem móvel ou entendido como integração das tecnologias móveis no contexto educativo. Tal ensino nada mais é que utilizar do seu laptop, celular ou tablet na aprendizagem. Reduzindo o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo também a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos mais tradicionais de ensino.
Baseado nisso, muitas instituições já adotam o EAD, conhecido também como e-learning. O ensino a distância utiliza recursos tecnológicos para realizar interação entre aluno e professor, sendo possível assistir aulas, ter acesso aos materiais e interagir com professores e colegas de classe usando apenas um computador conectado à internet.
A EAD, no Brasil, data-se em 1900 com os primeiros anúncios em jornais oferecendo cursos profissionalizantes por correspondência, mas sua empreitada no mundo jurídico e consequentemente nas políticas públicas é notada no início da década de 90, com a Lei 403/92 que criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ampliando, dessa forma, o acesso ao conhecimento e consequentemente revolucionando o ensino. Por fim, em 1996, passa a vigorar a primeira legislação para Educação à Distância, a LDB2 Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases. .
Assim, para proporcionar um ensino a distância mais interativo e dinâmico, tem-se aderido gradativamente ao Mobile Learning como opção de ensino, assegurado pelo Decreto nº 9.057/2017 e ao Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 que trata sobre as diretrizes e bases da educação.
Metodologias do Mobile Learning
	Videoaulas: gravadas em estúdio, geralmente de curta duração, especialmente para consumo em telas menores e em pequenos intervalos de tempo. O fornecedor pode disponibilizá-las apenas online, o que limita o acesso, ou em modo offline.
	Aplicativos: desenvolvidos sob medida para dispositivos móveis, podem combinar questionários interativos, conteúdo multimídia e mecanismos de interação entre usuários.
	Gamificação: jogos digitais voltados à educação, que aproveitam mecanismos diversos, como personagens, pontuação, prêmios e níveis de dificuldade, a fim de dinamizar o processo de aprendizagem.
	Livros digitais: podem ser simples arquivos didáticos em PDF ou explorar ao máximo recursos multimídias disponíveis em dispositivos móveis, incluindo áudios, vídeos etc.
	Redes sociais: disponíveis em dispositivos móveis por meio de aplicativos, possuem funcionalidades semelhantes a esses, mas com foco principal na interação entre os usuários.
Conclusão
Com tudo mencionado acima, percebe-se que o Mobile Learning veio a somar para a Educação. Somar com novidades, praticidade, e mostrar que existe finalidade para a tecnologia na aprendizagem. É de suma importância citar que grande parte dos alunos que utilizaram os dispositivos móveis tiveram mais facilidade para entenderem aquilo que era proposto, temos também, o fator mobilidade que é caracterizador dessas modalidades, pois permite estudar, por exemplo, no caminho de casa, em um intervalo ou até em um passeio. Que o e-learning tem muito a oferecer não resta dúvidas, o que se espera, é que seja cada vez mais utilizada com finalidade pedagógica, até mesmo em cursos de graduação presenciais, na Educação Básica etc.
Referências
	Edools. https://www.edools.com/mobile-learning/
http://www.edools.com/lms/ - Acesso em: 04 mar. 2020.
	Lei nº 9394/96.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm - Acesso em: 04 mar. 2020.
	Wikipédia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/E-learning
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem
Acesso em: 05 mar. 2020.
	
Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação
Pág:

Outros materiais