Buscar

FONTES DE INFORMAÇÃO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A comissão de apoio é liderada por um bibliotecário, tem objetivo de apoiar o planejamento das atividades que envolvem a formação e desenvolvimento da coleção e do acervo. Além do referido profissional, recomenda-se que participem diversos representantes das principais áreas de atuação da organização a qual a unidade de informação está subordinada, bem como representantes do setor administrativo e financeiro. Disserte sobre as principais atribuições da comissão de apoio (ROMANI; BORSZCZ, 2006). 
FONTE: ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Org.). Unidades de informação: conceitos e competências: UFSC, 2006.
	Resposta Esperada:
Dentre as principais atribuições desta comissão, encontra-se: a) analisar e avaliar a política de seleção e seus princípios e normas; b) ajudar na realização de uma reavaliação periódica do processo; c) coordenar programas de desenvolvimento de acervo; d) procurar conhecer as características de seus usuários, seus interesses culturais e suas principais atividades profissionais.
	2.
	As revistas ou periódicos científicos estão entre os que possuem maior visibilidade e são os maiores disseminadores dos avanços científicos. As revistas científicas surgem com a finalidade de fazer intercâmbio de informações, relato de experiências, e se tornam o principal canal de comunicação de informação entre os cientistas. Disserte sobre a influência que os periódicos tiveram no movimento de acesso aberto.
	Resposta Esperada:
- A quase monopolização dos periódicos científicos foram os principais motivadores para a reação da comunidade acadêmica em prol do acesso aberto. 
- Esse debate criou maiores proporções com os diferenciais proporcionados no contexto do surgimento dos periódicos científicos eletrônicos. Em 2005, uma análise de 123 bibliotecas filiadas à Association of Research Libraries, dos Estados Unidos, mostrou que os gastos com aquisição de periódicos, entre 1986 e 2004, subiram 273%. 
- A crise forçou a busca por alternativas ao tradicional processo de divulgação de resultados de pesquisas e engendrou a entrada da internet no sistema de comunicação científica.

Continue navegando