Buscar

Interesses europeus na Guiné do Cabo Verde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - História e Historiografia da África
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A África Atlântica entre o rio Senegal e a chamada ‘Serra Leoa’ foi denominada por ‘Guiné do Cabo Verde’, ‘Rios de Guiné do Cabo Verde’, ‘Rios de Guiné’ ou mesmo ‘Rios do Cabo Verde’ ou apenas ‘Cabo Verde’ e ‘Guiné’, significantes que podiam corresponder todos a uma mesma categoria de representação”. 
De acordo com o fragmento de texto e o texto-base A evolução da historiografia da África entre os séculos XVI e XVII a Guiné despertou muito interesse dos europeus, sobretudo de missionários e comerciantes. Sobre esses interesses em relação à Guiné, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	C	
Os missionários sentiam-se obrigados a tentar alterar o que encontravam.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, porque “o principal motor das atividades europeias na Guiné foi sempre o comércio”. (Texto base A evolução da historiografia da África, p.5). Além disso: “Enquanto os africanos forneciam as mercadorias que os europeus desejavam comprar, como era em geral o caso da Guiné, os negociantes não se sentiam impelidos a mudar a sociedade africana; eles se contentavam em observá-la. Os missionários, ao contrário, sentiam-se obrigados a tentar alterar o que encontravam e, nessas condições, um certo grau de conhecimento da história da África poderia ser-lhes útil”. (Texto base, p.6).

Outros materiais