Buscar

AD1 MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2017-1)
Disciplina: Movimentos Sociais e Educação
Coordenadora: André Nogueira
Nome: Érica Ramos de Andrade
Matrícula: 14112080069
Polo: Magé
Questão 1 (valor: até 2,5 pontos)
OBSERVE o trecho a seguir: “a eficácia de ideias que indiquem os motivos do descontentamento e uma ideologia oportuna às aspirações de uma determinada coletividade formam um conjunto de condições prévias para impulsionar pessoas a agirem de forma organizada rumo à transformação social”. Ao lado dessas condições estruturais prévias, há fatores individuais, segundo Lakatos (1990), que propiciam a união de pessoas rumo à transformação social. DESCREVA-os com suas palavras.
Lakatos nos fala sobre alguns fatores individuais que propiciam a união de pessoas para formar um movimento social. Tais fatores são: mobilidade,  marginalidade, isolamento e alienação, mudança de status social, ausência de laços familiares e desajustamento pessoal. 
A mobilidade refere-se aos fatos que levam pessoas a se moverem de uma região a outra, em busca de melhorias em suas condições de trabalho, e consequentemente, melhoria de vida. Esta mudança faz com que o indivíduo viva em uma cultura diferente da sua, o que pode gerar um forte sentimento de inadequação, levando-as a se associar a seus pares de origem cultural. Entendemos então que a mobilidade pode colaborar para a formação de movimentos sociais, já que pessoas que compartilham do mesmo sentimento poderão se associar e dinamizar sua ação para a formação de um movimento social na defesa de seus interesses socioculturais.
A marginalidade diz respeito ao sentimento de estar à margem da estrutura social, e não sentir-se como um cidadão pleno e participativo na sociedade. A pessoa que se sente à margem da sociedade poderá unir-se a outras que se encontrem numa condição próxima, no desejo de inserir-se na sociedade.
O isolamento e alienação atingem indivíduos que, por motivos econômicos ou de doenças, entre outros fatores, acabam se afastando do seu meio social e da sociedade que lhes é comum.
A mudança de status social nos diz sobre uma pessoa que ascendeu socialmente, mas pode se tornar insegura a ponto de unir-se a um movimento social na expectativa de evitar a ameaça de retorno à perda do status alcançado.
A ausência de laços familiares acontece quando uma pessoa não tem familiares para cuidar, e então se ocupam de outras pessoas com o objetivo de se sentirem úteis e de resolver problemas ligados à afetividade.
O desajustamento social diz respeito a pessoas desajustadas temporariamente ou patologicamente, sendo situações diferentes. As pessoas desajustadas temporariamente tendem a engajar-se em movimentos sociais, porém, quando têm seus objetivos próprios atingidos e estiverem novamente adaptadas à sociedade, dificilmente continuam fazendo parte de movimentos sociais.
Questão 2 (valor: até 2,5 pontos)
INDIQUE os princípios filosóficos que norteiam a educação nos acampamentos e assentamentos do MST. Em seguida, SUGIRA um exemplo, baseado nos na Educação do MST, que possa ser aplicado pelo ensino regular comum.
Um grupo de pessoas humildes, vivendo na difícil realidade rural brasileira diante dos problemas da falta de propriedade, iniciou um trajeto de união de interesses para resolver seus problemas de habitação. Ao empreender a luta pela reforma agrária, acabou entendendo que a conquista de todos os direitos sociais que compõem o que se poderia chamar de cidadania plena exige também uma reforma na Educação de seus participantes. Esse movimento entende como inexorável a reforma da educação, adaptada e adequada às condições do meio rural, compreendida como instrumento capaz de libertar a classe trabalhadora da exploração a que está submetida, provendo assim o acesso ao saber àqueles que foram de alguma forma excluídos socialmente. A educação entre os membros do MST, ocorre em processo, com a participação de crianças, mulheres, jovens e idosos na construção de relações e consciências distintas do senso comum dito “majoritário”. Este exemplo poderia ser aplicado no ensino regular comum, e traria mais igualdade de oportunidades.
 
Questão 3 (valor: até 5,0 pontos)
Presenciamos, em 2015 e 2016, diversos movimentos sociais em cidades brasileiras como “Não vou pagar o Pato” e “Vem pra Rua”, entre muitos outros, que culminaram no Impeachment de uma Presidente da República legitimamente eleita. Com base em seus estudos sobre os Movimentos Sociais, FAÇA uma análise crítica desses movimentos nacionais, abordando as suas articulações com a sociedade.
Nos anos de 2015 e 2016 presenciamos momentos históricos na política brasileira. Protestos, passeatas e campanhas de pessoas insatisfeitas com o governo. Esse movimento se iniciou nos anos anteriores com assuntos como o aumento da passagem de transporte público e construção e manutenção de estádios para a Copa do Mundo. Em novembro e dezembro de 2014 já houveram manifestações contra o governo, convocadas por Revoltados On Line, MBL e Vem Pra Rua. Tais movimentos foram fomentados pela mídia, que manipulou o povo de maneira a atingir seus próprios interesses. É importante ressaltar que esses movimentos sociais eram financiados por instituições empresariais, como por exemplo, o FIESP, que também estava em busca de objetivos particulares. Com tal movimentação, conseguiram construir uma imagem totalmente negativa da presidente, de tal forma que até mesmo problemas que não diziam respeito ao seu cargo, eram atribuídos a ela. Desta forma, criou-se um “bode expiatório” na política brasileira, onde muitos fanfarrões aproveitaram-se disso. Nesses movimentos foram vistas coisas absurdas como o apoio à volta da Ditadura Militar, agressões contra pessoas vestidas de vermelho (cor do partido da presidente) etc. Em meio a tudo isso, foram divulgados áudios de parlamentares alegando a necessidade do afastamento da presidente, para que fosse possível o retardamento de investigações de crimes políticos como a Lava-Jata. Como resultado, conseguiram atingir seu objetivo, retirando a presidente democraticamente eleita do seu cargo, o que causou grande polêmica, visto que muitos tratam o impeachment como um golpe de Estado. Assumiu então, o vice-presidente, de outro partido. Conforme temos observado, este tem tomado medidas que aparentam favorecer justamente aqueles que estavam por trás das manifestações contra a ex-presidente da república. E até hoje o partido da ex-presidente é visto por uma grande parte da população como o grande vilão político do país.

Outros materiais