A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
aparelho locomotor atividade 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Fazer teste: A
	
	
	.
	
	
	
	
	
	· L 
	Fazem parte do esqueleto apendicular os membros superiores e inferiores. No que se refere aos membros inferiores, verificam-se nesse segmento características anatômicas e fisiológicas peculiares, relacionadas às atividades funcionais desempenhadas. Sobre tal aspecto, entre as funções realizadas, citam-se a sustentação de peso e a locomoção, possíveis graças à complexa arquitetura anatômica constituída por tecido ósseo, tendões, ligamentos, cartilagem, líquido sinovial e músculos.
A partir do exposto, as afirmações a seguir contemplam informações referentes aos órgãos localizados no membro inferior. Assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os músculos reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio formam os isquiotibiais e são responsáveis pela extensão do joelho.
( ) A articulação do tornozelo é do tipo gínglimo, ou seja, só possui um grau de movimento (monoaxial).
( ) O conjunto de ligamentos observados na região lateral do pé é denominado ligamento deltóideo.
( ) O movimento de circundução do quadril se define como a combinação simultânea de movimentos elementares realizados ao redor de três eixos.
( ) O movimento de rotação do joelho só existe quando este estiver flexionado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. É importante que você retome a leitura de todo o capítulo, uma vez que a questão incluiu conceitos gerais, apresentados ao longo do texto. Os músculos isquiotibiais situam-se na região posterior da coxa. Lembre-se de que o ligamento deltoideo corresponde ao ligamento colateral medial. Atente-se às características particulares dos tecidos estudados, como: músculos, ossos, ligamentos e articulações.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Recentemente, temos observado o aumento do número de casos de doenças contagiosas e campanhas de vacinação têm sido divulgadas na tentativa de conter os avanços das doenças. Profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Educação são exemplos daqueles que têm preferência nas campanhas de imunização, pois, pela natureza de sua ocupação, estão em contato com muitos indivíduos e correm maior risco de se contaminar e propagar a doença. Para cada vacina, há uma via de administração recomendada para que a proteção imunológica seja garantida e não ocorram efeitos adversos. Por exemplo, a vacina contra difteria e tétano deve ser aplicada via intramuscular na região anterolateral da coxa ou nas nádegas.
Nesse caso, quais músculos receberiam a vacina, respectivamente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
	Resposta Correta:
	 
Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! O músculo vasto lateral é utilizado preferencialmente em crianças pequenas e o músculo glúteo máximo em adultos.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	O motocross é uma modalidade esportiva pouco difundida entre as mulheres e somente em 2005 teve seu primeiro campeonato mundial. A principal dificuldade nesse esporte é o condicionamento cardiovascular, pois cada prova leva cerca de 30 minutos, e os batimentos cardíacos podem se manter bastante altos. Patrícia, mulher de 22 anos, é praticante de motocross e treina forte o treinamento cardiovascular, mas menos intensamente a resistência muscular. Durante uma prova, Patrícia precisou apoiar o pé direito no chão para segurar o peso da moto. Como ela estava acelerando, os músculos da perna não suportaram a tração e houve fratura de um dos ossos da perna.
A estrutura óssea possivelmente fraturada foi:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Trocânter menor.
	Resposta Correta:
	 
Maléolo lateral.
	Feedback da resposta:
	A resposta está incorreta. Portanto, você deve retomar a leitura do e-book
para sanar dúvidas referentes a este tema. Repare que o trocânter menor fica no fêmur e que o tálus e o calcâneo formam o tarso. Reveja todos os ossos do membro inferior.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O membro inferior é conectado ao tronco pelo cíngulo do membro inferior, formado pelo osso do quadril. Esse segmento apresenta como funções primordiais o deslocamento no espaço e a sustentação do corpo. Tais funções só são possíveis graças à consonância entre os segmentos (quadril, coxa, perna e pé) caracterizada por harmônica congruência entre todos os tecidos e suas respectivas funções, o que resulta em movimentos precisos e refinados.
A esse respeito, assinale a alternativa que contempla um osso localizado em membro inferior.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Cuboide.
	Resposta Correta:
	 
Cuboide.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Para responder a essa questão, foi necessário relembrar conceitos relacionados à anatomia do sistema esquelético, especificamente de membros inferiores. Para tanto, o conhecimento da anatomia requer estudo profundo. Uma dica se refere ao fato de que, algumas vezes, nomes de estruturas ósseas e musculares são parecidos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os arcos do pé distribuem o peso do corpo (esqueleto vertical) sobre a plataforma do pé (esqueleto horizontal) facilitando a absorção de choques e a marcha. O tornozelo faz a união entre o esqueleto horizontal e vertical. Quando há excesso de peso corporal ou má postura o arco longitudinal pode se retificar, ficando com aspecto plano. No pé plano, não há sustentação para os arcos longitudinal parte medial e transverso, ficando a planta do pé totalmente apoiada no solo quando o indivíduo assume a posição bípede. Essa condição pode trazer dor e outras compensações ao indivíduo.
Os ossos que formam a parte medial do arco longitudinal são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Calcâneo, tálus, navicular, 3 cuneiformes, 3 metatarsais.
	Resposta Correta:
	 
Calcâneo, tálus, navicular, 3 cuneiformes, 3 metatarsais.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! O enunciado da questão apresenta características pontuais, referentes aos arcos do pé. Observe que os ossos citados se situam na região medial do pé.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pelve óssea é formada pelos dois ossos do quadril: pelo sacro e pelo cóccix. A união destes ossos forma no seu interior um espaço, denominado cavidade pélvica. Por causa desse espaço, a pelve óssea é chamada popularmente de bacia. A entrada superior da pelve recebe o nome de abertura superior e a saída é abertura inferior, sendo então o espaço entre as duas aberturas a cavidade pélvica. A região que fica acima da abertura superior pertence ao abdômen e verdadeiramente não compõe a pelve.
Considerando o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O diâmetro conjugado diagonal é medido por meio do toque vaginal da base do sacro até a margem inferior da sínfise púbica.
II. O ângulo subpúbico é maior em homens que em mulheres.
III. A abertura superior da pelve é maior e mais arredondada em homens.
IV. A cavidade pélvica feminina tem formato cilíndrico.
V. A pelve maior é preenchida pelo intestino.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A pelve feminina está adaptada para a gestação e o parto.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O joelho é composto pelas articulações tibiofemoral e patelofemoral. Essa articulação do joelho garante a execução de grande parte das atividades diárias e é dotada de grande amplitude de movimento, que permite a realização dos diversos movimentos realizados em nosso cotidiano, como pedalar, andar, correr, agachar, subir, descer. Para proteger estas articulações de lesões, encontramos nelas muitos ligamentos, bolsas sinoviais e acúmulos de gordura. A cápsula articular do joelho é bastante delgada, sendo necessários todos esses elementos de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.