A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apolPsicomotricidade, jogos e recreação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Psicomotricidade, jogos e recreação
Lapierre e Aucouturrier (1982), Wallon (1989), Kishimoto (2001), Rau (2012) e outros estudiosos do desenvolvimento aprendizagem da criança e da educação, afirmam que ao brincar a criança explora a percepção de estímulos externos, mobiliza suas sensações internas, o que vai levá-las a construir conhecimento de si, a ampliar seu repertório motor, psíquico e social.
Partindo desse entendimento, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ao brincar, a criança vive no corpo e pelo corpo situações carregadas de conteúdos simbólicos ligados às emoções e às diversas sensações conscientes e inconscientes.
( ) As experiências motoras favorecerem as noções espaciais, o equilíbrio, a as sensações proprioceptivas, além da construção de conceitos básicos, como subir, descer, entre outros.
( ) Quando brinca a criança mescla fantasia e realidade, trazendo elementos da realidade externa e sua subjetividade infantil, criando um espaço em que a função motora está unicamente a serviço do imaginário.
( ) Quando brinca, a criança faz uso de seu corpo, que ao se locomover no espaço o conhece, o reconhece e o domina, podendo assim desenvolver sua autonomia.
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
C
Questão 2/5 - Psicomotricidade, jogos e recreação
Lapierre e Aucouturier (1982) colocam a ênfase da psicomotricidade relacional sobre a primazia da relação com o outro, com seus conteúdos projetivos, simbólicos e fantasmáticos. Desta forma pode-se dizer que a comunicação corporal, o jogo espontâneo e simbólico, funcionam como facilitadores das relações que são estabelecidas pelo sujeito nas atividades lúdicas. Cabe ainda ressaltar que para os autores, é importante que no contexto educacional, o(a) professor(a) possa, ele(a) mesmo(a), manipular, construir, manusear, criar, expressar-se em conjunto com a criança, possibilitando que esta conte com vivências onde possa, espontaneamente, ter acesso ao corpo do adulto, manifestando assim seus sentimentos, desejos, dificuldades e necessidades por meio dessa comunicação corporal direta com o adulto.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes afirmações e marque V quando for verdadeira ou F quando for falsa. 
( ) Ao disponibilizar seu próprio corpo como instrumento de trabalho, o(a) professor(a) mobiliza sentimentos próprios que podem ser confortáveis ou não o que implica dizer que certos pontos frágeis podem ser tocados ou expostos.
( ) Ao disponibilizar o acesso ao seu próprio corpo para uma diálogo tônico com a criança, o(a) professor(a) precisa estabelecer uma ressonância tônica para que haja uma verdadeira comunicação.
( ) Ao estabelecer com a criança uma comunicação mais profunda, ampliada para o envolvimento de seu próprio corpo nas atividades de jogos o(a) professor(a) estará ampliando a capacidade de desenvolvimento da criança.
( ) As experiências vivenciadas com o outro, no nível da implicação corporal, possibilita à criança inibir suas dificuldades, seus conflitos, seus conteúdos projetivos e fantasmáticos. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	F, V, V, F.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	F, F, V, F.
	
	D
	V, V, V, F.
D
Questão 3/5 - Psicomotricidade, jogos e recreação
A classificação dos jogos, quando pensada no contexto do espaço educativo, tem suas bases pautadas na proposta de Piaget como instrumento para reconhecimento dos mesmos, viabilizando assim um uso pedagógico coerente com as etapas evolutivas do desenvolvimento da criança. São eles: jogo de exercício ou sensório motor, jogo simbólico, jogo de regra e jogo de construção.
Partindo desses entendimentos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
	
	A
	O jogo simbólico tem como característica combinar o jogo de exercício com os jogos de intelecto.
	
	B
	O jogo de exercício ou sensório motor tem valor exploratório, pela repetição de gestos e movimentos simples.
	
	C
	O jogo de construção busca manter uma competição entre os participantes tem valor na resolução de conflitos.
	
	D
	O jogo de regra busca ampliar a imaginação e tem valor para a construção social.
B
Questão 4/5 - Psicomotricidade, jogos e recreação
A expressividade psicomotora pode ser considerada como uma forma de comunicação entre criança e adulto, que pode ser explorada pelo olhar, pela voz, pelo tônus corporal e/ou facial, pelo gesto (movimento intencional ou hábito motor), pelo contato corporal (diálogo tônico/empatia tônica), pela mímica, e que representa para o(a) professor(a) uma importante ferramenta de trabalho, pois são considerados os principais mediadores corporais de comunicação.
Pensando nisso, leia os fragmentos de texto que seguem e analise a forma de comunicação estabelecida pelo corpo por intermédio da expressividade da criança e percebida pelo profissional. Depois, relacione-os com os conceitos apresentados e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. “Ao receberem os objetos para brincar, Isabela escolhe diversos, e monta um espaço que segundo suas colocações é sua casa. No entanto, depois de pronto, ela se coloca de quatro no chão e começa a andar pela sala latindo”.
FRANZOI, L. A. As habilidades sociais e suas implicações no desenvolvimento cognitivo da criança. Revista Contrapontos. v.49, n.64, p.109, 2007.
2. Afirma Dora: “Maria é uma menina muito esperta, pois faz uso de suas múltiplas linguagens no desenrolar de suas atividades, e suas caretas são impossíveis de não serem percebidas ou mesmo entendidas por todos”.
GAYA, A.. A reinvenção dos corpos: por uma pedagogia da complexidade. In: Revista Sociologias. a.8, n. 15, p.261, 2006.
3. “Houve um momento da brincadeira que me tocou bastante, aconteceu quando a aluna Isabella rolou comigo pelo chão e percebi que a mesma queria algo mais do que apenas brincar. Aconcheguei-a sobre mim, da mesma forma que faço com meu filho quando o coloco para dormir, assim ficamos por um bom tempo e me senti muito bem com isso, principalmente ao perceber que ela se sentia da mesma forma, a tal ponto de não desejar mais sair do meu colo.”
FRANZOI, L. A. As habilidades sociais e suas implicações no desenvolvimento cognitivo da criança. Revista Contrapontos. v.49, n.64, p.111, 2007. 
( ) Comunicação expressiva do corpo pelo contato corporal (diálogo tônico/empatia tônica) 
( ) Comunicação expressiva do corpo pela voz e pela imitação.
( ) Comunicação expressiva do corpo pela expressividade facial.
	
	A
	2,3,1
	
	B
	3,1,2
	
	C
	1,2,3
	
	D
	3,2,1
B
Questão 5/5 - Psicomotricidade, jogos e recreação
Rodriguez e Llinares (2008) quando nos falam sobre a avaliação psicomotora, afirmam que no contexto escolar, é preciso pensar além dos testes existentes, pois estes estabelecem diagnósticos, ação que não cabe ao professor. Sendo assim, para avaliar no contexto escolar, é preciso que se considere as diversas áreas e as dimensões do movimento (motora, cognitiva, sócio afetiva, e comunicativa), e considerando esses parâmetros psicomotores do desenvolvimento construa seu próprio guia de observação para avaliar.
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
I – Cada uma das áreas (motora, cognitiva, social afetiva, e comunicativa) apresentam aspectos importantes a serem considerados.
II – As etapas do desenvolvimento, céfalo-caudal, próximo-distal, e geral paraespecífico, são a base para avaliar a crianca de 0 a 2.
III – Na área da comunicação, importante observar, linguagem (oral, corporal, gestual), condutas estereotipadas, capacidade de iniciativa, entre outros.
IV – Na área sócio afetiva, podem ser observadas características como, cooperação, condutas de isolamento, expressão e emoções, entre outras. 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas II e III.
	
	B
	Apenas III e IV.
	
	C
	Apenas I e II.
	
	D
	Apenas I, e IV.
D

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.