PROJETO-
16 pág.

PROJETO-


DisciplinaEducação Física73.016 materiais379.558 seguidores
Pré-visualização3 páginas
12
joseli pereira da conceição
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Guarabira-PB
2020
joseli pereira da conceição
Projeto de Ensino apresentado à Unopar, como requisito parcial à conclusão do Curso de Educação Física.
Orientadores: Prof. Wiractan Nobrega Pereira (tutor presencial) e Prof. Eduardo Aparicio Fernandes (tutor à distância).
Guarabira-PB
2019
JOSELI, Pereira da Conceição. 2019. COMO A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO E NA SAÚDE DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS. 15f. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) \u2013 Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Guarabira-PB, 2019.
RESUMO
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
1.1	TEMA DO PROJETO	5
1.2	JUSTIFICATIVA	6
1.3	SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA	6
1.4	PROBLEMATIZAÇÃO	7
1.5	OBJETIVOS	7
2	REVISÃO DE LITERATURA	8
3	DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)	10
4	TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA	12
5	CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
6	REFERÊNCIAS	13
1 INTRODUÇÃO 
 
 
Como organizar a pratica esportiva para que todos os alunos participem?
Trazer matérias novos e deixar a aula mais interessante para incentivar os alunos a participar das aulas. É preciso que as pautas metodológicas sejam discutidas a fim de levar em conta cada período escolar, buscando alternativas diversas que aproveitem as particularidades de cada fase do desenvolvimento do aluno. O estímulo à prática esportiva não deve se restringir somente às horas de aula, mas também pode existir por meio da promoção de eventos regulares, como torneios internos e gincanas. Não é necessário focar apenas na competitividade: procure investir também em palestras, simpósios e rodas de conversa que tenham saúde e esporte como assuntos principais. A criação de um ambiente escolar preocupado com essas questões também estimula o envolvimento dos alunos com o tema. Cabe ao professor aproveitar o potencial dos alunos que se encaixam no primeiro caso e implantar propostas pedagógicas que procurem alterar o quadro dos alunos com o segundo perfil. O gosto pela prática desportiva pode ser ensinado através dos esforços conjuntos de educadores e coordenação.
Como você pode avaliar o nível de maturação dos alunos? Descreva um método e seus característica.
a avaliação é processual e não deve privilegiar somente a questão física, motora ou técnica. Ela deve abranger pelo menos três dimensões: os conceitos trabalhados em aula e se esses foram assimilados pelos estudantes; o procedimental \u2013 ou seja, averiguar se o aluno sabe fazer, jogar e se orientar no espaço e tempo \u2013 e, por fim, considerar as atitudes, valores e comportamentos, que costumam ser deixados de lado, orienta. levar em conta a presença, pontualidade e produção intelectual realizada pelas turmas. É mais comum a \u201cprova\u201d prática ou teórica ser utilizada para avaliar todos os alunos. Marinho lembra que as opções de instrumentos são variadas, como seminários, pesquisas ou dinâmicas, e devem ser utilizadas de acordo com o que o docente deseja avaliar. 
Como a maturação está associada ao desempenho esportivo?
Para uma criança atingir nível de excelência no esporte deve possuir algumas características que o distingue das demais. No entanto, altos níveis de treinamento são o requerimento mínimo para alcançar níveis de excelência. No entanto, é preciso levar em consideração a individualidade biológica das crianças e as especificidades de cada modalidade esportiva, pois cada indivíduo tem um \u201climiar\u201d para executar determinado tipo de exercício físico e atingirá determinado nível e isto dependerá da natureza e do grau de dificuldade da tarefa e da interação de múltiplos fatores ambientais e genéticos.
Como você explicaria esta situação ao técnico?
 Quando se inicia um esporte o praticante iniciante não pode fazer as mesma atividades que um veterano, pós conforme nos tornamos mais avançados, nosso nível de adaptação a um estimulo diminui, e a necessidade para uma complexidade de treino aumenta junto com nossa força, resistência e velocidade isso quer dizer quanto mais avançado o atleta se torna, mais variações precisam ser feitas no treino para quebrar a homeostase e manifestar ganhos de força, resistência e velocidade.
Considerando o tópico de Especialização Esportiva Precoce, qual o problema de colocar atletas de diferentes faixas etárias e experiências para realizar as mesmas atividades durante todo o treinamento? 
A prática intensa de um esporte competitivo ocasiona uma especialização precoce e traz possíveis riscos em quatro grandes áreas que são riscos de tipo físico, psicológicos, motrizes e riscos de tipo esportivo. Cada criança te uma estrutura corporal diferente por faixa etária isso já e um indicador de diferente rendimento no treino e diferentes experiências de tempo de treinamento pode ocasionar em lesões pós o treino pode ser puxado demais pra aqueles alunos que tem menor tempo de experiência.
 Quais os problemas decorrentes da Especialização Esportiva Precoce?
 Na atualidade as crianças que iniciam em um esporte estão tendo certos problemas com a questão de especialização precoce no mesmo, ela pode ocorrer quando a criança começa muito cedo no esporte e seus treinamentos ficam muito focados em uma só posição ou função dentro do esporte escolhido, podendo ocasionar sérios malefícios um desses prejuízos e a iniciação precoce na infância, alguns deles são: estresse de competição, saturação esportiva, lesões, formação escolar deficiente, unilateralização de desenvolvimento, reduzida participação em jogos e brincadeiras infantis, desistência do esporte, entre outros. A desistência do esporte é algo comum quando tratamos de especialização precoce e alguns fatores são determinantes para isto como, sobrecarga exagerada nos treinos tornando-os árduos e maçantes trazendo assim a falta de motivação, ausência de maturidade para trabalhar com cobranças e consciência corporal limitada para executar gestos mais técnicos.
Elabore um texto sobre o método tradicional de ensino, apontando seus pontos fortes e fragilidades, para apresentar ao técnico o que irá fundamentar seu trabalho.
 Em função disso, o mercado para professores de Educação Física que trabalham na iniciação ao Futsal se expandiu, e na maioria das vezes os mesmos não estão preparados pedagogicamente para desenvolver seu trabalho de modo a utilizar metodologias que respeitem as necessidades, interesses e as particularidades da dinâmica dos Jogos Desportivos Coletivos. Ainda em função da necessidade alguns locais ainda tinham como treinadores pessoas no qual não possuíam estudo e sim devoção ao esporte (SANTANA, 2004). Na realidade se faz necessário professores qualificados, preparados não só para meramente ensinar futsal e sim ensinar valores e atitudes. As escolas de Futsal têm como objetivo desenvolver as habilidades do esporte em si, como os seus princípios técnicos e táticos e por se tratar de uma área do ensino deve-se ter como uns de seus princípios a integração, socialização e auto-estima. E para alcançar esses objetivos, cada professor deve possuir um método eficaz em suas aulas. 
O futsal é um esporte que traz certa facilidade para ser executado visto que precisa apenas de uma bola, de um espaço e de jogadores para que haja um jogo. Entre os esportes praticados o futsal é muito popular e ganhou a preferência de muitos. Mais um ponto fraco disso e que acaba sendo banalizada as técnicas e se torna repetitiva e cansativa para os alunos.
Apresente um planejamento de duas (2) semanas de trabalho, com dois (2) encontros semanais, pensando seu grupo de alunos: meninos de 10 a 12 anos de idade: Não esqueça de selecionar alguns fundamentos do futsal e planejar as atividades a partir do método tradicional de ensino
1 Aula 
Os alunos devem ser divididos em 4 grupos para
Bruno
Bruno fez um comentário
Melhor material
1 aprovações
marcia
marcia fez um comentário
Como baixar??
0 aprovações
Fabio
Fabio fez um comentário
.
0 aprovações
Educação
Educação fez um comentário
me passa tbm
0 aprovações
michelly
michelly fez um comentário
Gostaria de ver esse trabalho como faço?
2 aprovações
Carregar mais