A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
a relação entre o surgimento da sociedade industrial e o surgimento da sociologia, o que é o positivismo e explique sua principal influência no Brasil, a inovação que Émile Durkheim ofereceu à sociolo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
 Aula : Cecíllya Machado
 Matricula: 2020.01.565116
 Turno: Manhã
 Área: Direito 
 Professora: Rodrigo Garcia
QUESTÕES DO TRABALHO 2
1) Explique a relação entre o surgimento da sociedade industrial e o surgimento da sociologia.
A sociologia é o estudo da sociedade, que se teve origem através da tentativa de explica as mudanças que estavam ocorrendo na sociedade e sua dinâmicas, a sociologia foi criada por Augusto Comte que deu como a visão principal o positivismo. Assim a revolução industrial que causou na sociedade uma grande mudança principalmente na vivencia social ,como a divisão do trabalho, o processo de urbanização e o acontecimento que chamamos de novo mundo, de certa forma se criou uma nova sociedade e a sociologia como tem o objeto de estudo a sociedade vem para explicar todo esse processo de socialização. 
2) Explique o que é o positivismo e explique sua principal influência no Brasil.
Positivismo e uma corrente ideológica, que veio derivado do pensamento iluminista e provindo também da burguesia na seção capitalista na revolução industrial, o destaque do positivismo é a valorização da razão e exaltação do homem. A influencia no Brasil, foi devido o fato do Brasil ter abraçado a ideia, pois o objetivo principal era adotar uma republica abolicionista, mas no entanto não se deu muito certo essa aplicação, mas aconteceu o emprego distorcido da ideia, como a republica velha.
 
3) Explique a inovação que Émile Durkheim ofereceu à sociologia.
Emile Durkheim um dos fundador da sociologia, pregava a objetividade na análise dos fatos sociais. Para ele, ao analisar uma sociedade, o pesquisador deve manter certa distância de seu objeto, para que não aja qualquer tipo de interferência nos estudos e não seja colocado a opinião, e sim apenas analise, ocorrendo com isso um certa imparcialidade no fato social tem como característica exterior, geral e coercitivo. Durkheim combinou a pesquisa empírica a experiencia com a teoria sociológica, assim inaugurando assim com uma atividade acadêmica. Um ponto importante quando se fala de Durkheim é o fato de considera o suicídio como fato social presente em todas as sociedades e ter uma opinião bem marcante sobre a desigualdade.
Nova Friburgo-RJ
2020

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.