A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
analise e demonstrações contabeis I

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Pelas demonstrações contábeis, é possível conhecer os índices de liquidez. Para o analista, traz uma visão do desempenho e o que representam as mais diversas contas no balanço patrimonial e demonstrativo do resultado do exercício, quando de uma auditoria interna ou independente. Sobre os índices de liquidez, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Índices de liquidez são índices que trazem a capacidade do Fluxo de Caixa.
(    ) Capital circulante líquido (CCL) é a somatória entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
(    ) São índices de liquidez: corrente, geral, seca e imediata.
(    ) Índice de liquidez corrente indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada R$ 1,00 que a empresa possui no Passivo Circulante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	O índice de liquidez corrente, também chamado de current ratio indica quanto a empresa possui em dinheiro mais bens e direitos realizáveis até o término do exercício seguinte, para pagar as dívidas que vencerão no mesmo prazo. O índice de liquidez indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada R$ 1,00 que a empresa possui no Passivo Circulante. Considerando os dados a seguir, efetue o cálculo do índice de liquidez corrente e assinale a alternativa CORRETA:
Ativo Circulante (AC) = 1.820,00
Passivo Circulante (PC)= 1.650,00
	 a)
	0,98.
	 b)
	1,50.
	 c)
	1,10.
	 d)
	1,00.
	3.
	O índice de liquidez corrente, também chamado de current ratio, indica quanto a empresa possui em dinheiro, mais bens e direitos realizáveis até o término do exercício seguinte, para:
	 a)
	Pagar as dívidas vencidas.
	 b)
	Pagar as dívidas que se vencerão a partir do término do ano seguinte.
	 c)
	Pagar as dívidas que se vencerão no mesmo prazo.
	 d)
	Adquirir novos bens para o ativo imobilizado.
	4.
	Os índices de liquidez não são índices de fluxo de caixa que têm por objetivo comparar as entradas com as saídas de dinheiro, mas, sim, são índices que, a partir do confronto entre os ativos circulantes com as dívidas, procuram medir quão sólida é a base financeira da empresa. Com relação aos índices de liquidez, analise as seguintes sentenças:
I- Uma empresa que apresenta bons índices de liquidez tem condições de ter boa capacidade de pagar suas dívidas, e garante que ela estará, obrigatoriamente, pagando suas dívidas em dia.
II- São índices utilizados para avaliar se a empresa tem capacidade de saldar seus compromissos. Essa capacidade pode ser avaliada a longo e curto prazo ou, ainda, a prazo imediato.
III- A liquidez decorre da capacidade de uma empresa ser lucrativa, da administração do seu ciclo financeiro e de suas decisões estratégicas de investimento e financiamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Vários métodos de cálculo podem ser utilizados para verificar a saúde financeira de uma empresa. Um dos mais importantes é o índice de endividamento, relevante não só para gerenciamento de dados internos, mas também em casos de concorrência pública e licitações. Quando analisado em série histórica, ele revela a quantidade de recursos externos que a empresa tem utilizado para conduzir seu negócio e fornece dados importantes para a tomada de decisão. Sobre os conceitos de participação de capitais de terceiros, analise as seguintes sentenças:
I- Conhecido por debt to equity ratio, este índice representa o percentual de capital próprio em relação ao valor do capital de terceiros, demonstrando a dependência da empresa com relação aos recursos oriundos dos sócios.
II- O ativo apresenta a aplicação de recursos que é decorrente do capital de terceiros, assim compreendido o passivo circulante mais o exigível a longo prazo, e do capital próprio, representado pelo patrimônio líquido.
III- A participação exagerada do capital de terceiros com relação ao capital investido pelos sócios deixa a empresa vulnerável a qualquer intempérie.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Com base nas demonstrações contábeis elaboradas pelas empresas, pode-se retirar alguns dados para proceder com os cálculos de diversos índices. Tais índices servem para estabelecer parâmetros para realizar análises mais completas do que somente considerando os montantes das contas contábeis. Sobre os Índices de Estrutura de Capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Composição do Endividamento se faz com as participações das dívidas de curto prazo e longo prazo sobre o endividamento total.
(    ) A imobilização de recursos não correntes indica o percentual aplicado no Imobilizado.
(    ) O endividamento indica a relação de dependência da empresa com relação ao capital de terceiros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	7.
	A rentabilidade é o resultado das operações da empresa em um determinado período com relação aos investimentos realizados. Ela envolve todos os elementos econômicos, operacionais e financeiros do empreendimento. Como a rentabilidade está diretamente relacionada ao resultado da empresa, inicia-se apurando as margens (lucratividade) obtidas com a realização das atividades da empresa. Sobre a rentabilidade, analise as seguintes sentenças:
I- Os índices deste grupo mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos, isto é, quanto renderam os investimentos e qual o grau de êxito econômico da empresa.
II- Os indicadores de rentabilidade abrangem os aspectos financeiros na análise empresarial, o potencial de vendas e por final, a evolução dos investimentos. 
III- A atenção do gestor deverá estar concentrada na habilidade da empresa de gerar resultados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O fato de haver participação de terceiros na empresa em si não é algo negativo, pois é com esse montante que muitas vezes a empresa consegue investir e trabalhar como capital de giro, dentre outras formas de utilização. No entanto, como a participação exagerada do capital de terceiros com relação ao capital investido pelos sócios deixa a empresa?
	 a)
	Mais flexível para a tomada de decisões.
	 b)
	Vulnerável a qualquer intempérie.
	 c)
	Menos participativa no mercado.
	 d)
	Mais susceptível a fraudes.
	9.
	Para fins de análise, os indicadores de liquidez mostram a situação financeira de uma empresa e não a sua capacidade de pagamento, que está relacionado ao fluxo de caixa. Quando queremos saber a liquidez seca, um item é fundamental. Que item é este?
	 a)
	É o saldo de caixa, excluído do disponível.
	 b)
	É o imobilizado, adicionado ao disponível.
	 c)
	É o estoque, excluído do ativo circulante.
	 d)
	É a conta bancos, excluído do ativo circulante.
	10.
	A liquidez imediata é um indicador que se caracteriza como de liquidez porque trabalha com os elementos patrimoniais do ativo circulante que podem ser disponibilizados imediatamente, ou quase, assim denominados de disponibilidades. A teoria clássica de finanças, aborda que o excesso de liquidez prejudica a rentabilidade da empresa, pois não é normal a manutenção constante de elevados indicadores de liquidez imediata. Acerca do exposto, identifique a fórmula para o cálculo de liquidez imediata e assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Liquidez Imediata = Disponibilidade/Patrimônio Líquido.
	 b)
	Liquidez Imediata = Disponibilidade/Passivo Circulante.
	 c)
	Liquidez Imediata =