Buscar

Apol 7 novas tecnologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Considere o texto a seguir:
“Os discursos acerca das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação refletem concepções da tecnologia geralmente posicionadas em um de dois extremos identificados por Rüdiger (2011): por um lado, visões ditas prometeicas, exageradamente otimistas, que elevam a tecnologia ao status de caminho para a redenção do humano; por outro, visões fáusticas, que nos alertam sobre os perigos da desumanização por ela causada. Assim, na literatura da área das TIC na educação, opõem-se discursos prescritivos, fundamentados em uma espécie de fascínio pelas possibilidades da tecnologia, e discursos denunciatórios da precarização da educação e da desvalorização, em particular, do trabalho docente. ”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CASTIGLIONE, Rafael Guilherme Mourão. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens. Educ. Pesqui., São Paulo ,  v. 44,  e153673, 2018. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100401&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09/10/2019. 
 
A partir do trecho citado e das informações contidas no livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre as especificidades do uso do computador como tecnologia educacional, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	
Os estudiosos da educação defendem, de forma unânime, o uso do computador em sala de aula.
	B	
O computador apresenta uma caraterística específica: com frequência, o aluno domina muito mais essa tecnologia que o professor.
Comentário: A alternativa está correta, porque, “[...]O computador como tecnologia educacional apresenta uma característica específica: com frequência, o aluno domina muito mais essa tecnologia do que o professor e, também, passa a manipulá-la sem medo e sem restrições. ” (livro-base, p. 79).
	C	
No Brasil, as escolas públicas estão se informatizando mais rapidamente que as escolas particulares.
	D	
O uso de tecnologias educacionais, como o computador, independe da presença do professor na sala de aula.
	E	
Para motivar os alunos, basta que o professor utilize os computadores para que os estudantes repitam atividades já realizadas em sala.
 
Questão 2/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma, para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro de pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes (Coord.) et al. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 13.
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, as tecnologias podem ser classificadas, segundo Thiagarajam e Pasigna, em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de tecnologias dependentes.
Nota: 10.0
	A	Mural, álbum seriado e telefone.
	B	Flanelógrafo, quadro de giz e cartaz.
	C	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
Você acertou!
“As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como midiáticas, pois são mais do que simples suporte de difusão de informações, mas também como transformadoras culturais. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos” (livro-base, p. 56).
	D	Quadro de giz, cartaz e computador.
	E	Cartaz, mural e álbum seriado.
Questão 3/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a afirmativa a seguir:
“Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos tecnológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 32. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, as tecnologias podem ser classificadas em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	O rádio é considerado uma tecnologia independente, pois sua utilização é de fácil acesso à população das diferentes camadas sociais.
	B	A televisão é uma tecnologia independente, pois necessita de elementos eletrônicos para funcionar.
	C	Televisão, computador e quadro de giz são tecnologias dependentes, pois precisam do professor para poder funcionar.
	D	Como exemplo de tecnologia dependente, temos o mural.
	E	O flanelógrafo é um exemplo de tecnologia independente.
Você acertou!
"Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos" (livro-base, p. 56).
 
Questão 4/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
 Leia o fragmento de uma entrevista com Léa Fagundes sobre inclusão digital:
“Nova Escola - O que a senhora diria a um professor que nunca usou um computador e precisa incorporar essa ferramenta em sua rotina de trabalho? Léa Fagundes - Que não tenha medo de errar nem vergonha de dizer ‘não sei’ quando estiver em frente a um micro. O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos. O professor só vai descobrir isso quando se deixar conduzir pela curiosidade, pelo prazer de inventar e de explorar as novidades, como fazem as crianças”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, M. Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/987/entrevista-com-lea-fagundes-sobre-a-inclusao-digital>. Acesso em 26 abr. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a necessidade de o professor inserir-se no universo da inclusão digital, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
Ligar e desligar um equipamento para utilizá-lo em sala de aula já é uma verdadeira inclusão digital do professor.
	B	
O professor precisa entender que o uso das tecnologias apresenta grandes possibilidades, que estão diretamente relacionados à presença das tecnologias digitais na escola.
	C	
É necessário que o professor compreenda que a boa utilização das tecnologias na educação pode oportunizar novas formas de pensar o currículo.
Você acertou!
Comentário: “apenas saber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdadeira inclusão digital. Para ser considerado incluído, é necessário que o professor compreenda que: uma boa utilização das tecnologias na educação pode propiciar a criação de novas formas de relação pedagógica, de novas formas de pensar o currículo e, portanto, pode também conduzir a mudanças no ambiente escolar” (livro-base, p. 49). Além disso, “o uso das tecnologias na educação tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado à presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando, assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem” (livro-base, p. 49,50). Ressalta-se ainda que “é necessário que o professor entenda a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, que se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, à coisificação do saber e do ser humano” (livro-base, p. 50).
	D	
É importante que o professor perceba a tecnologia como fundamental para o desenvolvimento de toda e qualquer aula.
	E	
O ensino de língua portuguesa, atualmente, está condicionado ao uso das novas tecnologias, sem elas, o ensino torna-se inviável.
Questão 5/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vivenciar novas formas de ensinar e aprender incorporando as tecnologias requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor. Nesse sentido, trabalhamos com base no conceito de alfabetização tecnológica do professor, desenvolvido a partir da ideia de que é necessário o professor dominar a utilização pedagógica das tecnologias, de forma que elas facilitem a aprendizagem, sejam objeto de conhecimento a ser democratizado e instrumento para construção de conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes et al. (Coord.) Tecnologia educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 14.
As tecnologias podem ser classificadas em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos dois tipos de tecnologias educacionais listas a seguir aos seus respectivos exemplos. 
Tecnologias educacionais dependentes
Tecnologias educacionais independentes
      (....) Quadro-de-giz
      (....) Computador
      (....) Televisão
      (....) Álbum seriado
      (....) Rádio
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	B	2 – 1 – 1 – 2 – 1
Você acertou!
"Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como midiáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos" (livro-base, p. 56).
	C	1 – 2 – 2 – 1 – 2
	D	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	E	2 – 2 – 1 – 2 – 1
Questão 6/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte afirmativa:
“O grande salto na popularização da informática [...] veio com o microcomputador, computador pessoal ou PC, que surge em 1978, pouco mais de três décadas depois do ENIAC. Os primeiros e mais famosos eram o Apple II, o Commodore e o TRS-80. O IBM PC só chega em 1981”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: Globo, 2008. p. 79. 
Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando mais acessíveis à população. Dentre essas invenções, temos os microcomputadores. A esse respeito, de acordo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o que causou a popularidade do microcomputador foi:
Nota: 0.0
	A	A utilização dos dispositivos magnéticos, chamados relés.
	B	O surgimento do transistor que era menor e mais rápido que a válvula até então utilizada.
	C	A criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas e à comunicação.
A popularidade veio com a criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas, à comunicação, além de muitas outras aplicaçoes desse instrumento (livro-base, p. 62-63).
	D	A válvula usada para seu funcionamento.
	E	A possibilidade de serem operados apenas por seus projetistas.
Questão 7/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Considere o texto a seguir:
“É preciso ter ciência de que um instrumento ou um programa, software, não é educativo por si, só. Segundo Fino (1998), boa parte dos produtos existentes são apenas perfeitos em termos de engenharia informática e na sua adequação a ideia que estava por trás da sua construção, o que pode não denotar seu funcionamento de acordo com as verdadeiras necessidades dos utilizadores, que são os aprendizes.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETA, Lormina Barreto; SILVA, Fabrício Oliveira da. O que vem a ser um software "educativo"?. Constr. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 22, n. 23, p. 72-80, 2014. <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09/10/2019.
A partir do trecho citado e das informações contidas no livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre o software educacional, assinale  a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Software educacional é qualquer programa que seja utilizado em ambiente escolar.
	B	
Os jogos de maior valor pedagógico são os que promovem habilidades cognitivas simples e pouco desafiadoras.
	C	
A escolha do software educacional deve ficar a cargo dos técnicos governamentais, uma vez que o professor não é capaz de fazer essa escolha.
	D	
A internet teve pouco impacto nos paradigmas educacionais, sobretudo por causa da sua linearidade.
	E	
Um software é considerado educacional quando é desenvolvido para atender a objetivos educacionais preestabelecidos.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, porque, “Um software é considerado educacional quando é desenvolvido para atender a objetivos educacionais preestabelecidos, sendo que a qualidade técnica se subordina á determinações de ordem pedagógica que orientam seu desenvolvimento. ” (livro-base, p. 87-88).
Questão 8/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Não basta ter apenas um ensino informático e mesmo a informática como ferramenta de ensino. Ao nosso ver, para se ter um ensino democrático, é preciso fazer com que a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada por ela, apropriando os conteúdos de forma crítica e criativa”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, R. A. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 116.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a história da informática na educação brasileira, percebe-se a utilização da informática em duas perspectivas: institucional e construcionista. A perspectiva construcionista é baseada na teoria de qual autor?
Nota: 10.0
	A	
Vygotski.
	B	
Paulo Freire.
	C	
Wallon.
	D	
Piaget.
Você acertou!
“O
termo CONSTRUCIONISTA está diretamente relacionado à denominação CONSTRUTIVISTA. Papert [...], que trabalhou com Jean Piaget, denominou de CONSTRUCIONISTA a utilização da informática embasada na teoria piagetiana de construção do conhecimento” (livro-base, p. 79,80).
	E	
Skinner.
Questão 9/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a excerto de texto a seguir:
“A Internet permite algumas potencialidades importantes [...] que foram identificadas e, atualmente, já estão contextualizadas aos seus usuários. Entre elas pode-se apontar a possibilidade de trocar informações mundialmente; estar em contato com milhares de pessoas no mundo; formar equipes em locais, geograficamente, diferentes; trocar dados e informações; permitir o acesso a acervos culturais de todo o planeta entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTEL SOBRINHO, Álvaro Caetano. Limites e possibilidades da utilização de sites e softwares educativos na rede pública de ensino. <http://www.estacio.br/mestrado/educacao/dissertacoes/Dissert_TICPE_alvaro_caetano.pdf>. Acesso em 03 jan. 2015. 
No momento atual, nos deparamos com alguns termos que envolvem o mundo virtual da Internet. World Wide Web, ciberespaço, hipermídia e hipertexto são alguns desses termos. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, relacione os termos listados a seguir às suas respectivas características. 
(1) World Wide Web
(2) Ciberespaço
(3) Hipermídia
(4) Hipertexto
(....) Diz respeito à maneira como a linguagem do universo virtual é trabalhada.
(....) Compõe o universo virtual da internet.
(....) Linguagem do ciberespaço.
(....) É o universo virtual da internet.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	3 – 2 – 1 – 4
	B	4 – 3 – 1 – 2
	C	2 – 3 – 4 – 1
	D	4 – 1 – 3 – 2
Você acertou!
"O website e o seu conjunto de páginas, que formam a world wide web (www), compõem o universo virtual da internet, chamado de CIBERESPAÇO. Para Gatti, no ciberespaço está a hipermídia, que é a sua linguagem por definição, sendo o HIPERTEXTO o modo como essa linguagem é trabalhada" (livro-base, p. 102).
	E	1 – 2 – 3 – 4
Questão 10/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na nossa concepção de ensino e de aprendizagem. Primeiro, os computadores podem ser usados para ensinar. A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades de uso do computador mostram que esta tecnologia pode ser bastante útil no processo de ensino-aprendizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0022.html>. Acesso em 11 jan. 2015. 
Segundo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre os softwares educativos, pode-se constatar que, em geral, os softwares utilizados na educação são classificados nas seguintes categorias: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educativos. Sobre a categoria exercício e prática, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	Por estarem em um meio eletrônico, as atividades desses softwares podem se tornar mais atraentes aos alunos.
Você acertou!
"Normalmente privilegiam a memorização, automatizando habilidades de baixo nível necessárias à aprendizagem das habilidades de alto nível. Por estarem num meio eletrônico, as atividades desses softwares podem se tornar mais atraentes aos alunos, mesmo se forem somente produções de atividades corriqueiras da sala de aula. Caracterizam-se, mais comumente, por uma série de exercícios dentro de uma lógica linear em relação aos conteúdos" (livro-base, p. 88,89).
	B	Trabalham basicamente em torno da noção de modelo e de processo. Os conteúdos abordados são facilitadores de retenção e transferência das habilidades apreendidas para outras situações em comparação com os livros.
	C	Com essa modalidade de software, pode-se trabalhar exclusivamente um único tema.
	D	Apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.
	E	A principal característica seria a exploração do sentido lúdico. Para a resolução dos problemas apresentados, faz-se necessário o uso de regras lógicas pelos alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais